Fórmula 1
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
27 dias
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
41 dias
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
83 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
90 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
104 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
111 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
125 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
139 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
146 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
160 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
174 dias
Série Pensamento dos líderes
Assunto

Série Pensamento dos líderes

CEO da McLaren diz que F1 está pronta para começar, mas falhas podem acontecer

compartilhar
comentários
CEO da McLaren diz que F1 está pronta para começar, mas falhas podem acontecer
Por:
Co-autor: Jonathan Noble
4 de mai de 2020 19:11

Dirigente da McLaren aposta em calendário de 14 ou 15 corridas e vê bom trabalho realizado durante crise entre FIA e Liberty Media

O diretor da McLaren, Zak Brown, acredita que o campeonato com 14 ou 15 corridas em 10 lugares diferentes é realista para começar a temporada de 2020, mas argumenta que o esporte precisa fazer um trabalho melhor no planejamento de contingências.

Falando exclusivamente ao Motorsport.com para a série #thinkingforward com entrevistas com os líderes do esporte, Brown disse que iniciar o campeonato no início de julho, com duas corridas na Áustria e duas em Silverstone, em ambientes controlados, ajudará a criar confiança e impulso para levar ter um calendário significativo de corridas até meados de dezembro.

Leia também:

"Oito GPs é suficiente para termos um campeonato mundial e estou otimista de que chegaremos a mais de oito", disse ele. “A Fórmula 1 está analisando uma programação de 16 a e 18 corridas. Sou um pouco mais pessimista do que isso, apostaria em 14 a 15 corridas em 10 circuitos.”

“Acho que faremos algumas corridas na Áustria, algumas em Silverstone. Se começarmos a ter problemas com viagens, acho que você poderá ver mais locais com duas corridas. Não acho que seja essa a intenção, mas vou assumir que vamos ter uma falha, em algum lugar ao longo do caminho.”

“Embora a Áustria esteja pronta e talvez Silverstone esteja pronta de portas fechadas, não sabemos se a segunda onda virá. Se queremos ir para a Ásia ou América, acho que será quando pegarmos aviões e tivermos que voar para o exterior, onde acho que o risco começará a aumentar potencialmente.”

"Há uma conversa sobre mais corridas na Europa. O cronograma foi de apenas 16 corridas por um longo tempo. Então, para mim, de 14 a 15 corridas, será um campeonato muito completo."

Brown acredita que as circunstâncias isoladas do Red Bull Ring na Áustria o tornam o local ideal para retomar as corridas, pois possui uma base da Força Aérea próxima ao circuito onde os aviões podem pousar e um ambiente controlado e de baixa densidade populacional nas proximidades.

A Áustria já relaxou muitos aspectos de suas restrições, com as lojas abrindo novamente no país na semana passada.

"Eu pude ver como essas quatro primeiras corridas podem ocorrer de maneira muito firme", disse ele. "E então, se conseguirmos realizá-las com sucesso, acho que isso criará algum impulso e confiança, por isso estou bastante otimista de que é um bom plano hoje."”

 

Brown é, sem dúvida, o chefe que mais gerenciou as crises, já que a McLaren se retirou da primeira etapa em Melbourne, depois que um membro da equipe deu positivo para Covid-19.

Ele admite que aprendeu muito com isso, ter a equipe certa e tomar decisões claras são os elementos mais importantes. No entanto, as cenas caóticas de quinta e sexta-feira mostraram que o esporte não havia pensado completamente nos possíveis cenários.

"As pessoas estão assustadas e estão procurando liderança", disse ele. "Eles querem saber o que fazer. Acho que nossa equipe fez um bom trabalho com isso. Então, quando decidimos nos retirar da Austrália, tomamos essa decisão quase no final de semana, então não era um cenário para o qual não estávamos preparados.”

“No geral, parecia que as principais partes interessadas não estavam muito alinhadas com o plano, era tipo 'Oh McLaren se retirou, o que fazemos?' As equipes passaram a noite de quinta-feira até as três da manhã, dividindo o que deveriam fazer. É o que acontece se você descobrir algo não bem preparado com todas as principais partes interessadas ao seu redor.”

Apesar disso, Brown acredita que a maneira como a FIA e a Liberty Media estão gerenciando a crise globalmente, ao levantar um fundo de US$ 1,4 bilhão em caso de um período prolongado sem corridas ou outros riscos econômicos e prestou apoio às equipes.

“Eles continuam nos pagando. Eles ajudaram algumas equipes, não sei exatamente quais são, mas acho que isso é bom porque todas as equipes podem precisar de ajuda. Eu acho que eles estão fazendo todo o possível para voltar às corridas, o que nos protege economicamente.”

“Estou muito impressionado com Jean (Todt, presidente da FIA). Eles estão tomando boas decisões, boas recomendações e Jean, em particular, está pressionando muito com o limite do orçamento. É necessário.”

“Enquanto todos nós lidamos bem com isso (a crise) e não fugimos do problema, acho que há oportunidades. Eu acho que é perigoso se colocarmos a cabeça na areia, se assumirmos que tudo vai se resolver. Isso é perigoso."

GALERIA: Relembre todos os carros da história da McLaren na Fórmula 1

Galeria
Lista

1966: McLaren-Ford M2B

1966: McLaren-Ford M2B
1/63

Foto de: LAT Images

Piloto: Bruce McLaren

1967: McLaren-BRM M4B

1967: McLaren-BRM M4B
2/63

Foto de: LAT Images

Piloto: Bruce McLaren

1967-1968: McLaren-BRM M5A

1967-1968: McLaren-BRM M5A
3/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme

1968-1970: McLaren-Ford M7A

1968-1970: McLaren-Ford M7A
4/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Dan Gurney, Denis Hulme

1969-1971: McLaren-Ford M7C

1969-1971: McLaren-Ford M7C
5/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme

1969: McLaren-Ford M9A

1969: McLaren-Ford M9A
6/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Derek Bell

1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D

1970: McLaren-Alfa-Romeo M7D
7/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Dan Gurney, Andrea de Adamich

1970: McLaren-Ford M14D

1970: McLaren-Ford M14D
8/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Bruce McLaren, Denis Hulme, Peter Gethin, Dan Gurney, Andrea de Adamich

1970-1971: McLaren-Ford M14A

1970-1971: McLaren-Ford M14A
9/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Denis Hulme, Peter Gethin, Jackie Oliver

1972-1973: McLaren-Ford M19C

1972-1973: McLaren-Ford M19C
10/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Denis Hulme, Peter Revson, Brian Redman, Jody Scheckter

1973-1978: McLaren-Ford M23

1973-1978: McLaren-Ford M23
11/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Denis Hulme, Emerson Fittipaldi, Mike Hailwood, David Hobbs, Jochen Mass, James Hunt, Gilles Villeneuve

1976-1979: McLaren-Ford M26

1976-1979: McLaren-Ford M26
12/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: James Hunt, Patrick Tambay, Bruno Giacomelli

1979: McLaren-Ford M28

1979: McLaren-Ford M28
13/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Patrick Tambay, John Watson

1979-1981: McLaren-Ford M29F

1979-1981: McLaren-Ford M29F
14/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Andre de Cesaris

1980: McLaren M30

1980: McLaren M30
15/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Alain Prost

1981-1982: McLaren-Ford MP4/1

1981-1982: McLaren-Ford MP4/1
16/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Andrea de Cesaris

1982: McLaren-Ford MP4/1B

1982: McLaren-Ford MP4/1B
17/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Niki Lauda

1983: McLaren-Porsche MP4/1E

1983: McLaren-Porsche MP4/1E
18/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: John Watson, Niki Lauda

1984: McLaren-Porsche MP4/2

1984: McLaren-Porsche MP4/2
19/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Niki Lauda, Alain Prost

1985: McLaren-Porsche MP4/2B

1985: McLaren-Porsche MP4/2B
20/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Niki Lauda, Alain Prost

1986: McLaren-Porsche MP4/2C

1986: McLaren-Porsche MP4/2C
21/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Alain Prost, Keke Rosberg

1987: McLaren-Porsche MP4/3

1987: McLaren-Porsche MP4/3
22/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Alain Prost, Stefan Johansson

1988: McLaren-Honda MP4/4

1988: McLaren-Honda MP4/4
23/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna

1989: McLaren-Honda MP4/5

1989: McLaren-Honda MP4/5
24/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Alain Prost, Ayrton Senna

1990: McLaren-Honda MP4/5B

1990: McLaren-Honda MP4/5B
25/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger

1991: McLaren-Honda MP4/6

1991: McLaren-Honda MP4/6
26/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger

1992: McLaren-Honda MP4/6B

1992: McLaren-Honda MP4/6B
27/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger

1992: McLaren MP4/7A

1992: McLaren MP4/7A
28/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Ayrton Senna, Gerhard Berger

1993: McLaren-Ford MP4/8

1993: McLaren-Ford MP4/8
29/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Ayrton Senna, Michael Andretti, Mika Häkkinen

1994: McLaren-Peugeot MP4/9

1994: McLaren-Peugeot MP4/9
30/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Mika Häkkinen, Martin Brundle, Philippe Alliot

1995: McLaren-Mercedes MP4/10

1995: McLaren-Mercedes MP4/10
31/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell

1995: McLaren-Mercedes MP4/10B

1995: McLaren-Mercedes MP4/10B
32/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell, Nigel Mansell, Jan Magnussen

1995: McLaren-Mercedes MP4/10C

1995: McLaren-Mercedes MP4/10C
33/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, Mark Blundell

1996: McLaren-Mercedes MP4/11

1996: McLaren-Mercedes MP4/11
34/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

1996: McLaren-Mercedes MP4/11B

1996: McLaren-Mercedes MP4/11B
35/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

1997: McLaren-Mercedes MP4/12

1997: McLaren-Mercedes MP4/12
36/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

1998: McLaren-Mercedes MP4/13

1998: McLaren-Mercedes MP4/13
37/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

1999: McLaren-Mercedes MP4/14

1999: McLaren-Mercedes MP4/14
38/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

2000: McLaren-Mercedes MP4/15

2000: McLaren-Mercedes MP4/15
39/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

2001: McLaren-Mercedes MP4-16

2001: McLaren-Mercedes MP4-16
40/63

Foto de: LAT Images

Pilotos: Mika Häkkinen, David Coulthard

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17
41/63

Foto de: DaimlerChrysler

Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D

2002-2003: McLaren-Mercedes MP4-17D
42/63

Foto de: Michael Kim

Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen

2004: McLaren-Mercedes MP4-19

2004: McLaren-Mercedes MP4-19
43/63

Foto de: DaimlerChrysler

Pilotos: David Coulthard, Kimi Räikkönen

2005: McLaren-Mercedes MP4-20

2005: McLaren-Mercedes MP4-20
44/63

Foto de: McLaren

Pilotos: Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Alexander Wurz

2006: McLaren-Mercedes MP4-21

2006: McLaren-Mercedes MP4-21
45/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Juan Pablo Montoya, Pedro de la Rosa

2007: McLaren-Mercedes MP4-22

2007: McLaren-Mercedes MP4-22
46/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Fernando Alonso

2008: McLaren-Mercedes MP4-23

2008: McLaren-Mercedes MP4-23
47/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen

2009: McLaren-Mercedes MP4-24

2009: McLaren-Mercedes MP4-24
48/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Heikki Kovalainen

2010: McLaren-Mercedes MP4-25

2010: McLaren-Mercedes MP4-25
49/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button

2011: McLaren-Mercedes MP4-26

2011: McLaren-Mercedes MP4-26
50/63

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button

2012: McLaren-Mercedes MP4-27

2012: McLaren-Mercedes MP4-27
51/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Lewis Hamilton, Jenson Button

2013: McLaren-Mercedes MP4-28

2013: McLaren-Mercedes MP4-28
52/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Jenson Button, Sergio Perez

2014: McLaren-Mercedes MP4-29

2014: McLaren-Mercedes MP4-29
53/63

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Jenson Button, Kevin Magnussen

2015: McLaren-Honda MP4-30

2015: McLaren-Honda MP4-30
54/63

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Jenson Button, Fernando Alonso, Kevin Magnussen

2016: McLaren-Honda MP4-31

2016: McLaren-Honda MP4-31
55/63

Foto de: McLaren

Pilotos: Jenson Button, Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne

2017: McLaren-Honda MCL32

2017: McLaren-Honda MCL32
56/63

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne, Jenson Button

2018: McLaren-Renault MCL33

2018: McLaren-Renault MCL33
57/63

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne

2019: McLaren-Renault MCL34

2019: McLaren-Renault MCL34
58/63

Foto de: McLaren

Pilotos: Carlos Sainz Jr, Lando Norris

2020: McLaren MCL35

2020: McLaren MCL35
59/63

Foto de: McLaren

Pilotos: Carlos Sainz Jr. e Lando Norris

2020: McLaren MCL35

2020: McLaren MCL35
60/63

Foto de: McLaren

2020: McLaren MCL35

2020: McLaren MCL35
61/63

Foto de: McLaren

Detalhes da frente do carro

2020: McLaren MCL35

2020: McLaren MCL35
62/63

Foto de: McLaren

Detalhe da lateral

2020: McLaren MCL35

2020: McLaren MCL35
63/63

Foto de: McLaren

Detalhe da traseira do carro

VÍDEO: Barrichello abre o jogo e conta histórias e curiosidades da carreira

 

 

Próximo artigo
VÍDEO: Barrichello abre o jogo e conta histórias e curiosidades da carreira

Artigo anterior

VÍDEO: Barrichello abre o jogo e conta histórias e curiosidades da carreira

Próximo artigo

Reprise de GP do Japão de 1988 faz Globo se aproximar de audiência de corrida 'inédita'

Reprise de GP do Japão de 1988 faz Globo se aproximar de audiência de corrida 'inédita'
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor James Allen