Recomendado para você

F1: Brawn exibe confiança em Hamilton e coloca pressão na Ferrari para 2026

F1: Brawn exibe confiança em Hamilton e coloca pressão na Ferrari para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Brawn exibe confiança em Hamilton e coloca pressão na Ferrari para 2026
Matheus Comparatto enaltece participação no Porsche Junior Programme Shoot-out

Matheus Comparatto enaltece participação no Porsche Junior Programme Shoot-out

Porsche Cup
Porsche Cup
Matheus Comparatto enaltece participação no Porsche Junior Programme Shoot-out
Porsche Cup: Após a final em Interlagos, confira todos os campeões da temporada 2025

Porsche Cup: Após a final em Interlagos, confira todos os campeões da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Após a final em Interlagos, confira todos os campeões da temporada 2025
Mitsubishi Cup: Com cinco Eclipses e nove duplas, Accert assina o maior grid da equipe em 2025

Mitsubishi Cup: Com cinco Eclipses e nove duplas, Accert assina o maior grid da equipe em 2025

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup: Com cinco Eclipses e nove duplas, Accert assina o maior grid da equipe em 2025
Accert Competições / Atvos Bioracing anuncia nova dupla para a última etapa da Mitsubishi Cup 2025

Accert Competições / Atvos Bioracing anuncia nova dupla para a última etapa da Mitsubishi Cup 2025

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Accert Competições / Atvos Bioracing anuncia nova dupla para a última etapa da Mitsubishi Cup 2025
Accert Competições vai para o tudo ou nada atrás da taça da Mitsubishi Cup 2025

Accert Competições vai para o tudo ou nada atrás da taça da Mitsubishi Cup 2025

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Accert Competições vai para o tudo ou nada atrás da taça da Mitsubishi Cup 2025
F1: Newey será o quarto chefe de equipe da Aston Martin em cinco anos; relembre histórico

F1: Newey será o quarto chefe de equipe da Aston Martin em cinco anos; relembre histórico

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Newey será o quarto chefe de equipe da Aston Martin em cinco anos; relembre histórico
Pirelli revela planos para entrada na MotoGP em 2027; saiba mais

Pirelli revela planos para entrada na MotoGP em 2027; saiba mais

MotoGP
MotoGP
Pirelli revela planos para entrada na MotoGP em 2027; saiba mais
Últimas notícias

Chefe da AlphaTauri afirma que conceito de construtor da F1 é "ultrapassado" e defende maior liberdade de compra de peças

Para Franz Tost, essa liberdade representaria uma redução nos gastos das equipes e ajudaria a nivelar o grid

Pierre Gasly, AlphaTauri AT01

A Fórmula 1 vive em um momento determinante para seu futuro, com a FIA prometendo um regulamento mais rígido para impedir novos casos como o da Racing Point. Mas, para o chefe da AlphaTauri, Franz Tost, a visão que a categoria tem de um construtor é "ultrapassada", defendendo que a categoria deveria permitir maior liberdade na compra de peças, como forma de redução de gastos.

A visão do austríaco vai de encontro à que domina o paddock, em meio ao caso de cópia da Racing Point, com a FIA confirmando que pretende garantir que as equipes sigam a risca o regulamento que existe que certas peças sejam projetadas por cada uma.

Leia também:

Tost acredita que sua equipe deveria aproveitar ainda mais da vantagem que o relacionamento ocm a Red Bull traz, com as duas dividindo recursos através da Red Bull Technology.

"A minha opinião pessoal, olhando para o nosso caso, é que as equipes deveriam ser capazes de comprar muito mais peças das outras", disse. "Por que? Para mim, essa filosofia de que toda equipe é uma construtora é ultrapassada".

"Eu sei que os puristas da F1 defendem que todos devem ser construtores. Todas as equipes deveriam projetar as partes sozinhas. A questão é, e vocês sabem que os engenheiros também se questionam isso: como você financia tudo isso?".

"Porque atingimos um nível técnico tão alto, com as equipes de ponta tendo uma infraestrutura fantástica. Se alguém quiser entrar na F1, ou mesmo as equipes que já estão no grid e querem alcançá-las, isso se torna muito difícil, quase impossível".

"E você gasta milhões nisso. E eu me pergunto: pra que? Eu me pergunto, por que todas as equipes precisam ter um túnel de vento próprio e 500, 600 funcionários? Ok, agora vamos ter o teto orçamentário. Mas, mesmo assim, minha opinião é que gastamos demais, especialmente agora em um momento econômico difícil".

"Mas é assim que o regulamento está. Pessoalmente, ainda penso nos dias quando chegamos à F1 e a Toro Rosso pegava o carro da Red Bull do ano anterior, e corríamos com um terço do orçamento".

Tost também questionou o plano da FIA para proibir cópias de carros através de fotografia ou de técnicas de "engenharia reversa".

"Você não pode proibir que as equipes tirem fotos dos outros carros. Isso é tão velho quanto a própria F1. A questão agora, voltando novamente aos dutos de freios, é que, obviamente você não pode fotografar a parte de dentro, das partes pequenas".

"Isso significa que precisamos ter as peças para tirar as fotos e é aí que mora a questão da possível ilegalidade, se você quebra direitos de propriedade intelectual ou não. Mas isso não cabe a mim decidir. Acho que é isso que o Tribunal Internacional de Recursos terá que responder".

Com Senna na ‘pole’, lista dos mais rápidos da F1 tem Prost só em 20º e ‘zebras’ polêmicas

PODCAST: O que resta para Massa no automobilismo após sair se sua equipe na F-E?

 

Artigo anterior McLaren e Mercedes defendem proibição de testes da F1 nas novas pistas do calendário 2020
Próximo artigo Hamilton defende melhores pneus da Pirelli: "Estamos gerenciando demais e não é isso que os fãs querem"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros