Chefe da Ferrari diz que equipe já está trabalhando em novos conceitos para o carro


Após cinco derrotas para a Mercedes, equipe italiana corre contra o tempo para trazer novo carro às pistas e voltar a briga pelo campeonato
A temporada 2019 da Ferrari começou pior do que o esperado. Tanto que Mattia Binnoto disse que a escuderia de Maranello “já está avaliando novos conceitos” para o carro deste ano. Segundo o chefe da equipe, a dificuldade do time tem sido extrair o máximo desempenho dos pneus. A Ferrari pretende trazer algumas mudanças já para este fim de semana em Mônaco.
Leia também:
“Os testes de Barcelona na semana passada e nossas análises feitas em Maranello confirmaram o quanto os pneus desse ano, que são bastante diferentes dos que tínhamos em 2018, exigem configurações mecânicas e aerodinâmicas diferentes para funcionar corretamente”
“Nós já estamos trabalhando na análise de novos conceitos em Maranello, também estamos trazendo algumas mudanças iniciais para o GP de Mônaco”.
O italiano, que assumiu a liderança da equipe em 2019, disse ainda que as características do circuito monegasco podem trazer surpresas para o fim de semana e que, mais do que nunca, o importante será largar na frente.
“É um tipo bem diferente de corrida, onde as características do asfalto podem agitar a ordem e podem deixar as coisas confusas ao longo do fim de semana. Como de costume, o treino classificatório será muito importante porque é quase impossível ultrapassar”.
HOMENAGEM PARA NIKI LAUDA
Às vésperas do GP de Mônaco, a Fórmula 1 sente o luto da morte de Niki Lauda, tricampeão da categoria. Dois dos três títulos do austríaco foram obtidos com o macacão vermelho da escuderia italiana, que prestou as devidas homenagens em mídias sociais e declarações de seus integrantes.
Veja na galeria com fotos exclusivas do Motorsport.com todos os carros de Lauda enquanto competiu na F1.
1971, March 711

Foto de: Divulgacao
Foi com esse carro que Lauda estreou na Fórmula 1 no GP de seu país em 1971
1971, March 711

Foto de: Divulgacao
Lauda disputou apenas a corrida da Áustria em 1971
1972, March 721

Foto de: LAT Images
Na temporada seguinte, Lauda (à frente) fez sua primeira temporada completa a bordo do March 721
1973, BRM P160

Foto de: LAT Images
Em sua segunda temporada completa na Fórmula 1, Lauda correu pela BRM e impressionou a ponto de chamar a atenção de Enzo Ferrari
1974, Ferrari 312B3

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Tanto que, em 1974, o austríaco foi contratado pelo time de Maranello
1974, Ferrari 312B3

Foto de: LAT Images
Em seu primeiro ano em uma equipe de ponta, Lauda teve o suiço Clay Regazzoni como companheiro
1974, Ferrari 312B3

Foto de: LAT Images
Aquele ano marcou a primeira vitória do austríaco, no GP da Espanha
1974, Ferrari 312B3

Foto de: LAT Images
Lauda terminou a temporada em quarto. O brasileiro Emerson Fittipaldi foi o campeão, conquistando, com a McLaren, seu segundo título
1975, Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
Em 1975, porém, Lauda "destronaria" Fittipaldi. A bordo do novo carro da Ferrari, o austríaco brilhou
1975, Ferrari 312T

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Com mais um ano de muita consistência e velocidade, Lauda voou para conquistar o primeiro de seus três títulos mundiais
1975, Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
Lauda foi campeão com 64,5 pontos. Fittipaldi foi vice com 45
1976, Ferrari 312 T2

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Depois de conquistar seu primeiro título, o austríaco chegou à temporada seguinte com vontade de defender sua posição
1976, Ferrari 312 T2

Foto de: LAT Images
O ano de 1976 começou bem, com grande confiabilidade do carro da Ferrari, melhor que a concorrente McLaren
1976, Ferrari 312 T2

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Ao longo da temporada, porém, o carro da equipe britânica melhorou e James Hunt se colocou como rival de Lauda na busca pelo título
Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images
Os dois construíram uma grande rivalidade, mas eram amigos. A relação de ambos é retratada no filme "Rush"
Niki Lauda, Ferrari, e James Hunt, McLaren

Foto de: Sutton Motorsport Images
No fim das contas, Hunt aproveitou a ausência de Lauda em algumas etapas por conta do acidente do austríaco em Nurburgring para somar pontos importantes e chegar à etapa final, em Fuji, com condições de vencer. Lauda acabou desistindo da corrida chuvosa em função das condições perigosas e Hunt chegou em terceiro para faturar seu primeiro e único título
1977, Ferrari 312T2

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Na temporada seguinte, Lauda veio com fome para retomar o título
Niki Lauda, Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
Dito e feito: o austríaco retomou a coroa em sua segunda, superando de vez as sequelas psicológicas do grave acidente do ano anterior
1978, Brabham BT45C

Foto de: Sutton Motorsport Images
Em 1978, Lauda foi para a Brabham
1978, Brabham BT46

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
A equipe era comandada por Bernie Ecclestone
1978, Brabham BT46B Alfa Romeo

Foto de: LAT Images
O motivo da saída para a Ferrari foi a procura da equipe italiana pelo argentino Carlos Reutemann após o acidente de Lauda em 1976
1978, Brabham BT46B

Foto de: Sutton Motorsport Images
Um dos carros da Brabham em 78 chamava a atenção por sua traseira
1979, Brabahm BT48

Foto de: Sutton Motorsport Images
No ano seguinte, a equipe seguiu sem condições de levar Lauda à disputa pelo título
1979, Brabham BT48

Foto de: Sutton Motorsport Images
Foi nessa época que o austríaco começou a intensificar seus empreendimentos em sua companhia aérea
1979, Brabham BT48 Alfa Romeo

Foto de: LAT Images
No fim daquela temporada, Lauda deixaria a F1 para tocar seus negócios
1982, McLaren MP4

Foto de: Jean-Philippe Legrand
Após dois anos afastado da categoria, Lauda foi persuadido por Ron Dennis a retornar, desta vez pela McLaren. Lauda foi quinto em sua primeira temporada após o retorno à F1
1983, McLaren MP4B

Foto de: Sutton Motorsport Images
O terceiro título acabou não vindo no ano seguinte, em 1983, mas estava próximo
1984, McLaren MP4\2

Foto de: LAT Images
Na temporada 1984, Lauda finalmente conquistou seu terceiro e último título mundial
1984, McLaren MP4/2

Foto de: LAT Images
Em batalha com o novo companheiro Alain Prost, o veterano de 35 anos levou a melhor por apenas meio ponto: 72 a 71,5
1985, McLaren MP4/2B

Foto de: LAT Images
1985 começou com uma série de abandonos de Lauda, o que complicou a temporada do tricampeão - e a relação com Ron Dennis
Alain Prost e Niki Lauda, McLaren MP4/2B

Foto de: LAT Images
O austríaco ainda conquistou sua 25ª e última vitória na F1, no GP da Holanda, em Zandvoort. Prost (à frente) chegaria ao primeiro de seus quatro títulos naquele ano

Artigo anterior
COLUNA: o dia em que menti para ter uma exclusiva e pagar mico com Lauda
Próximo artigo
Conselheiro da Red Bull, Marko lamenta morte de Lauda: 'Lutou até o fim

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Equipes | Ferrari Compre Agora |
Autor | Scott Mitchell |
Chefe da Ferrari diz que equipe já está trabalhando em novos conceitos para o carro
Corrida
Sessão | Data | Horário local Seu horário | Conteúdo |
Treino Livre 1 | sex 29 nov sex 29 nov | 06:00 13:00 | |
Treino Livre 2 | sex 29 nov sex 29 nov | 10:00 17:00 | |
Treino Livre 3 | sáb 30 nov sáb 30 nov | 07:00 14:00 | |
Treino Classificatório | sáb 30 nov sáb 30 nov | 10:00 17:00 | |
Corrida | dom 1 dez dom 1 dez | 10:10 17:10 | |