Fórmula 1
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

Chefe da Ferrari explica polêmico acordo com Vettel e Leclerc na Rússia

compartilhar
comentários
Chefe da Ferrari explica polêmico acordo com Vettel e Leclerc na Rússia
Por:
29 de set de 2019 17:13

Mattia Binotto detalhou os bastidores das ordens para os pilotos inverterem as posições após a largada em Sochi

Depois de três vitórias consecutivas na Fórmula 1, a Ferrari voltou a ter uma corrida ruim neste fim de semana e viu a Mercedes faturar dobradinha liderada pelo britânico Lewis Hamilton no GP da Rússia. Além do revés para o time germânico, a escuderia italiana ainda retornou ao centro das atenções por causa de controversas ordens de equipe para seus pilotos na largada deste domingo na etapa de Sochi.

O monegasco Charles Leclerc saltou na pole e, conforme o combinado, deu vácuo para o companheiro alemão Sebastian Vettel a fim de evitar que a Mercedes de Hamilton assumisse a ponta. O tetracampeão acabou ultrapassando o parceiro e recebeu rádio da equipe para ceder a liderança. Entretanto, ele acabou não atendendo aos pedidos e a troca de posições só foi acontecer após os pit stops.

Leia também:

Depois das paradas, o alemão teve problema no motor e abandonou, promovendo a introdução do safety car virtual. Assim, Hamilton e seu companheiro finlandês Valtteri Bottas ultrapassaram Leclerc 'nos boxes' e confirmaram a dobradinha. Depois da corrida, o Motorsport.com questionou o chefe de equipe da Ferrari sobre a estratégia adotada pela escuderia no começo do certame. Mattia Binotto, então, deu detalhes do 'acordo' com Vettel e Leclerc.

O dirigente italiano confirmou que, com base no que aconteceu nas etapas anteriores em Sochi, o time de Maranello procurou garantir que os carros vermelhos fossem primeiro e segundo no final da primeira volta. A equipe sabia que a melhor opção era permitir que Vettel pegasse o vácuo de Leclerc, garantindo que Hamilton não se beneficiasse. Com isso, o alemão acabou ultrapassando seu companheiro monegasco, o que seria revertido ao longo da corrida.

"Olhando para as corridas passadas na Rússia, sabemos que é importante estar à frente na primeira volta", afirmou Binotto. “Como equipe, decidimos que o mais importante para nós era ser primeiro e segundo. E foi o que aconteceu, porque estávamos controlando a corrida e, sem problemas de confiabilidade, certamente teríamos mantido as posições após o pit stop de Sebastian".

Quer assistir F2, F3 e Indy de graça? Se inscreva no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

"E sabíamos que seria muito difícil ultrapassar. Isso foi visto com Charles no final da corrida: tenho certeza de que ele teve um ritmo melhor que Bottas, mas novamente foi duro passar", ponderou o chefe da Ferrari, citando mais um elemento em favor da estratégia da equipe, que acabou fracassada em virtude da quebra de Vettel.

Binotto também disse que Leclerc concordou em não defender a liderança. “Ser primeiro e segundo foi o primeiro objetivo. Concordamos que a melhor maneira era não dar chance a Hamilton. Foi o que discutimos e optamos por dar o vácuo ao Seb. Mais tarde na corrida, retribuiríamos trocando os carros. Então esse era o acordo. Acho que o que aconteceu foi exatamente o que foi explicado", explicou o dirigente.

Depois, porém, Vettel acabou adiando a cessão da liderança. Leclerc deixou claro no rádio que queria passar, mas Binotto afirma que o time de Maranello não necessariamente faria a troca no começo da prova. “Pedimos a Seb que devolvesse a posição, mas é justo dizer que, naquela fase da corrida, talvez Charles não estivesse perto o suficiente e teríamos perdido algum tempo na pista. Mais tarde, Seb foi bastante rápido e ganhou alguma vantagem", ponderou.

Paradas de Leclerc e Vettel

Na sequência, Leclerc fez sua parada antes de Vettel e acabou ultrapassando o companheiro. Binotto, porém, garante que o fato de o pit stop do monegasco ter sido anterior ao do alemão não se deveu à troca de posições: “Poderíamos ter decidido fazer a parada mais tarde. A antecipação da parada não foi para devolver a posição a Charles, e sim porque ele estava com desgaste alto de pneus, então era o momento certo".

O Motorsport.com perguntou ainda se Vettel teria permissão para tentar a ultrapassagem sobre Leclerc caso alcançasse o companheiro após as paradas. Binotto, então, respondeu com um mero "acho que sim".

Ferrari completa 90 anos e passa por jejum

A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:

Galeria
Lista

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
1/72

Foto de: Ferrari

1950: Ferrari 125

1950: Ferrari 125
2/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead

1950-1951: Ferrari 375

1950-1951: Ferrari 375
3/72

Foto de: Ferrari Media Center

Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi

1952-1953: Ferrari 500

1952-1953: Ferrari 500
4/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi

1953-1954: Ferrari 553 Squalo

1953-1954: Ferrari 553 Squalo
5/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon

1954-1955: Ferrari 625

1954-1955: Ferrari 625
6/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
7/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1956-1957: Lancia-Ferrari D50

1956-1957: Lancia-Ferrari D50
8/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips

1957: Lancia-Ferrari 801

1957: Lancia-Ferrari 801
9/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips

1958-1960: Ferrari 246

1958-1960: Ferrari 246
10/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips

1960: Ferrari 246P

1960: Ferrari 246P
11/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Ritchie Ginther

1961-1962: Ferrari 156

1961-1962: Ferrari 156
12/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips

1963: Ferrari 156/63

1963: Ferrari 156/63
13/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1964-1965: Ferrari 158

1964-1965: Ferrari 158
14/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella

1964-1965: Ferrari 1512

1964-1965: Ferrari 1512
15/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1966: Ferrari 246/66

1966: Ferrari 246/66
16/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti

1966-1967: Ferrari 312

1966-1967: Ferrari 312
17/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1967-1968: Ferrari 312/67

1967-1968: Ferrari 312/67
18/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams

1968-1969: Ferrari 312/68

1968-1969: Ferrari 312/68
19/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez

1969: Ferrari 312/69

1969: Ferrari 312/69
20/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez

1969-1971: Ferrari 312B

1969-1971: Ferrari 312B
21/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni

1971-1973: Ferrari 312B/2

1971-1973: Ferrari 312B/2
22/72

Foto de: Lucien Harmegnies

Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni

1973: Ferrari 312B3-73

1973: Ferrari 312B3-73
23/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario

1974-1975: Ferrari 312B3-74

1974-1975: Ferrari 312B3-74
24/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1975-1976: Ferrari 312T

1975-1976: Ferrari 312T
25/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1976-1978: Ferrari 312T2

1976-1978: Ferrari 312T2
26/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve

1978-1979: Ferrari 312T3

1978-1979: Ferrari 312T3
27/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1979: Ferrari 312T4

1979: Ferrari 312T4
28/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1980: Ferrari 312T5

1980: Ferrari 312T5
29/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1981: Ferrari 126CK

1981: Ferrari 126CK
30/72

Foto de: Ercole Colombo

Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve

1982: Ferrari 126C2

1982: Ferrari 126C2
31/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve

1983: Ferrari 126C2B

1983: Ferrari 126C2B
32/72

Foto de: Ercole Colombo

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1983: Ferrari 126C3

1983: Ferrari 126C3
33/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1984: Ferrari 126C4

1984: Ferrari 126C4
34/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux

1985: Ferrari 156/85

1985: Ferrari 156/85
35/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson

1986: Ferrari 156/85

1986: Ferrari 156/85
36/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson

1987: Ferrari F1-87

1987: Ferrari F1-87
37/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1988: Ferrari F1-87/88C

1988: Ferrari F1-87/88C
38/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1989: Ferrari 640

1989: Ferrari 640
39/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell

1990: Ferrari 641

1990: Ferrari 641
40/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost

1991: Ferrari 642

1991: Ferrari 642
41/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost

1991: Ferrari 643

1991: Ferrari 643
42/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost

1992: Ferrari F92A

1992: Ferrari F92A
43/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini

1992: Ferrari F92AT

1992: Ferrari F92AT
44/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli

1993: Ferrari F93A

1993: Ferrari F93A
45/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1994: Ferrari 412T1

1994: Ferrari 412T1
46/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini

1994: Ferrari 412T1B

1994: Ferrari 412T1B
47/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1995: Ferrari 412T2

1995: Ferrari 412T2
48/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1996: Ferrari F310

1996: Ferrari F310
49/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1997: Ferrari F310B

1997: Ferrari F310B
50/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1998: Ferrari F300

1998: Ferrari F300
51/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1999: Ferrari F399

1999: Ferrari F399
52/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher

2000: Ferrari F1-2000

2000: Ferrari F1-2000
53/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2001-2002: Ferrari F2001

2001-2002: Ferrari F2001
54/72

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2002-2003: Ferrari F2002

2002-2003: Ferrari F2002
55/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2003: Ferrari F2003-GA

2003: Ferrari F2003-GA
56/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2004: Ferrari F2004

2004: Ferrari F2004
57/72

Foto de: Bridgestone Corporation

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2005: Ferrari F2005

2005: Ferrari F2005
58/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2006: Ferrari 248F1

2006: Ferrari 248F1
59/72

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher

2007: Ferrari F2007

2007: Ferrari F2007
60/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2008: Ferrari F2008

2008: Ferrari F2008
61/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2009: Ferrari F60

2009: Ferrari F60
62/72

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2010: Ferrari F10

2010: Ferrari F10
63/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2011: Ferrari F150

2011: Ferrari F150
64/72

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2012: Ferrari F2012

2012: Ferrari F2012
65/72

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2013: Ferrari F138

2013: Ferrari F138
66/72

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2014: Ferrari F14 T

2014: Ferrari F14 T
67/72

Foto de: Rainier Ehrhardt

Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen

2015: Ferrari SF-15T

2015: Ferrari SF-15T
68/72

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2016: Ferrari SF16-H

2016: Ferrari SF16-H
69/72

Foto de: Pirelli

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2017: Ferrari SF70H

2017: Ferrari SF70H
70/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2018: Ferrari SF71H

2018: Ferrari SF71H
71/72

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2019: Ferrari SF90

2019: Ferrari SF90
72/72

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel

Próximo artigo
Vettel diz que honrou acordo pré-corrida da Ferrari

Artigo anterior

Vettel diz que honrou acordo pré-corrida da Ferrari

Próximo artigo

Mercedes: safety car virtual da Ferrari foi "milagre" e "crucial"

Mercedes: safety car virtual da Ferrari foi "milagre" e "crucial"
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Evento GP da Rússia
Autor Adam Cooper