Chefe da Force India diz que poderia ter deixado time em julho
Otmar Szafnauer diz que teve perseverança e que sempre confiou no futuro do time dentro da Fórmula 1

O chefe da equipe Racing Point, Otmar Szafnauer, recusou a chance de sair do time no verão, quando a Force India entrou em administração.
Szafnauer era diretor de operações da Force India, que entrou em colapso no começo do ano e foi reencarnada como uma nova empresa e entrada na F1, conhecida como Racing Point Force India.
A equipe "nova", pertencente a um consórcio liderado por Lawrence Stroll, nomeou Szafnauer como diretor e diretor executivo. No entanto, ele teve a oportunidade de sair durante o período de incerteza em que o futuro da equipe era desconhecido.
"Eu tive outras oportunidades, mas é difícil para mim dizer 'fiquem juntos' e aí eu sair", disse Szafnauer ao Motorsport.com.
"Seria muito hipócrita fazer isso. Nunca pensei em ir a outro lugar a menos que isso, com certeza, não fosse avançar. Eu prefiro ser conhecido como o Capitão Sully [Chesley Sullenberger] no vôo que pousou no rio Hudson, em vez do cara [Francesco Schettino] que estava no Costa Concordia que virou e ele foi o primeiro a sair do navio.”
"Eu não gosto disso, foi melhor ficar com eles. No final, foi a decisão certa."
A Force India entrou em administração no final de julho, com a salvação da equipe vindo por um consórcio liderado por Stroll confirmado pouco mais de uma semana depois.
Szafnauer disse que o desafio de manter a equipe unida "não foi insignificante" durante este tempo, com o diretor técnico Andy Green tendo sido abordado pela concorrência.
"Com a incerteza e as pessoas em jogo, eles precisam decidir o que é melhor para eles", disse ele.
"Não sabendo e com boas ofertas na mesa de outras equipes, foi difícil, com certeza.”
"Mas se as pessoas acreditam em você como um líder e você foi honesto com elas durante todo o período em que trabalhou com elas, elas tendem a acreditar em você mesmo em situações difíceis.”
"Eu vi o futuro sendo melhor do que o passado. Eu disse: 'fique conosco durante este período de incerteza, período de administração, será melhor do outro lado'.”
"Todos levaram isso a sério e disseram: 'é isso que vamos fazer'. Acho que não perdemos ninguém. Perdemos um ou dois, mas isso foi antes da administração. Eles agora voltaram. Isso foi um resultado."

Lance Stroll, Racing Point Force India VJM11
Photo by: Zak Mauger / LAT Images
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.