Claire Williams 'alfineta' chefes de equipe da F1: "Somente Wolff e Horner conseguiram mais pódios do que eu"
Ex-chefe da Williams, acredita que os três últimos anos de gestão dela na equipe apagaram bons resultados do passado

Claire Williams assumiu as rédeas da equipe Williams de Fórmula 1 para a temporada de 2013, quando seu pai e fundador da equipe, Frank Williams, deixou a direção da organização após 35 anos no comando.
Após a primeira campanha em que a Williams terminou em nono lugar no campeonato de construtores sob o comando dela, a equipe sediada em Grove terminou em terceiro lugar em 2014 e 2015 - seu melhor resultado em dez anos - e depois em quinto nos dois campeonatos seguintes, antes de cair na classificação de 2017 a 2020, quando foi vendida para a Dorilton Capital e deixou a família Williams.
Refletindo sobre seu tempo no comando da Williams em uma entrevista para a Black Book Motorsport, Claire disse: "Consegui 15 pódios durante meu tempo, não acho que nenhum chefe de equipe além de Toto (Wolff) e Christian (Horner) nos últimos 14 anos tenha conseguido 15 pódios."
No entanto, Claire Williams acha que a falta de bons resultados em suas últimas temporadas como diretora de equipe manchou suas conquistas.
"Da somatória total de pontos da Williams em toda a história da equipe, marcamos um quarto. São muitos pontos. Mas as pessoas se esquecem disso por causa dos meus últimos três anos", disse ela.

Christian Horner, diretor da equipe Red Bull Racing, conversa com Claire Williams, vice-diretora da equipe Williams Racing.
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
A Dorilton Capital adquiriu a Williams em agosto de 2020 e Claire deixou o cargo de chefe da equipe no mês seguinte, sendo o GP da Itália a última corrida que ela comandou. Hoje, ela revela que sente falta de fazer parte do paddock da F1.
"45 anos na Fórmula 1 é um período muito longo e molda sua vida, define seu caráter e quem você é. Eu vivi e respirei a Williams durante toda a minha vida. Eu vivi e respirei a Williams durante toda a minha existência, portanto, quatro anos fora do esporte ainda é algo surreal, para ser sincera, e triste."
"Sinto falta. Sinto falta da Fórmula 1. É um mundo incrível de se fazer parte e que consome tudo, especialmente quando você dirige uma equipe."
"É muito difícil deixá-lo e encontrar significado e propósito em outro lugar, mas tenho um filho pequeno cujos anos de formação eu perdi porque estava ocupada dirigindo a Williams. Posso ser mãe, posso ser esposa. Nós mudamos de casa, eu trabalho aqui e ali, e é uma maneira muito agradável de viver", disse ela.
Pouco depois da saída de Claire Williams, Jost Capito assumiu o cargo de diretor, até ser substituído em janeiro de 2023 por James Vowles, que desde então tem procurado liderar a reconstrução da equipe.
"Estou muito feliz por ter alguém como James liderando a equipe", disse Claire Williams. "Não há muitas pessoas que tenham a experiência necessária para dirigir uma equipe, muito menos para levar adiante uma equipe que estava em péssimo estado, se é que posso dizer isso porque eu a dirigi"
"Os novos proprietários, Dorilton, deram um golpe brilhante quando conseguiram tirá-la da Mercedes. Sou muito territorialista em relação à Williams, a quem a dirige e a quem a representa, mesmo que ela não seja mais nossa", concluiu.
HAMILTON É DETONADO, Alonso CAUSA, Verstappen reage e SAINZ atira pra todos os lados; Williams SOFRE
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Pódio Cast #4 debate compra da MotoGP / Dorna pela Liberty, dona da F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.