Com direito a drama, nanica Marussia pontua pela primeira vez
Jules Bianchi largou no fim do pelotão e teve punição bizarra, mas conseguiu assegurar o nono lugar
[publicidade]“Estamos esperando por isso há muito tempo. Estou orgulhoso pela equipe, eles mereceram. Foi uma corrida muito estressante para mim no carro, assim como para a equipe. Tivemos algumas punições mas, mesmo assim, conseguimos chegar nesses pontos”, comemorou Bianchi.
De fato, não foi uma prova fácil para o francês, que sofreu duas punições. Primeiro, foi induzido ao erro por uma falha de Gutierrez na hora de posicionar seu carro no grid. Como Pastor Maldonado não chegou a alinhar, o mexicano se confundiu e parou no lugar errado. Como resultado, ele, Chilton e Bianchi foram punidos.
“O primeiro é porque o Gutierrez parou uma posição à frente e então paramos todos nos lugares errados. Isso foi um erro, mas a segunda punição não sei por que a recebi. Estou nos pontos, então não é um problema.”
A segunda pena, de cinco segundos adicionados ao tempo total do piloto, que fez com que o oitavo lugar na pista se tornasse o nono na classificação final, foi em decorrência de Bianchi ter servido a primeira pena durante o Safety Car.
De acordo com o chefe da equipe, John Booth, o Safety Car apareceu bem na hora em que eles se preparavam para cumprir a primeira punição e não tiveram tempo de voltar atrás. “As regras não são muito claras a esse respeito”, reclamou.
Porém, com os pontos no bolso, o chefe da equipe destacou a ultrapassagem de Bianchi em Kobayashi, quando o francês se aproveitou da manobra de Raikkonen para colocar por dentro na Rascasse, local em que as ultrapassagens não são comuns. “Quando ele tentou fechar a porta, eu já estava lá e não dava para voltar atrás”, explicou o piloto.
Perguntado sobre qual seria o próximo passo após o primeiro ponto, Booth demonstrou confiança: “é o oitavo lugar.” O dirigente destacou a melhoria do carro após os testes de Barcelona, semana passada. “O equilíbrio do carro está mais do jeito que Bianchi gostaria depois dos testes. Isso deu muita confiança a ele.”
Das três equipes que estrearam em 2010, a Hispania encerrou suas atividades e a Caterham ainda não pontuou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.