Coluna
Fórmula 1 GP da Rússia

Com estratégia equivocada da Ferrari, Vettel mostrou seu lado mais "oportunista"

Editor-chefe do Motorsport.com Brasil, Felipe Motta analisa as táticas da escuderia na etapa de Sochi

Sebastian Vettel, Ferrari, and Charles Leclerc, Ferrari
Que fique claro de imediato: o GP da Rússia de Fórmula 1 mostrou, de novo, que a Ferrari derrapa constantemente nas escolhas de suas estratégias. Mas a aposta da escuderia italiana evidenciou outra coisa: Sebastian Vettel sabe ser oportunista quando precisa. Ele e, talvez, qualquer grande piloto. 
 
A discussão sobre o alemão ter demorado a devolver a posição para Charles Leclerc não existiria se o carro de Vettel não tivesse quebrado. Ali, com Leclerc em primeiro e ele em segundo, ficaria a sensação de que as conversas no rádio no começo da prova foram apenas ruídos inofensivos.  
 

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Mas sabemos que a Ferrari, além de incompetente em algumas estratégias, é zicada. A quebra de Vettel foi em momento que deu a vitória de presente para Lewis Hamilton. E com isso ficou a sensação amarga de que os italianos perderam uma prova que estava no colo. Talvez nada mudasse no resultado mesmo com Vettel abrindo para Leclerc na volta 2. Mas, com a derrota, cabe olha para o episódio com atenção.
 
Ninguém estava na reunião em que a estratégia de Leclerc puxar Vettel pelo vácuo foi estabelecida. Mas a conversa dos rádios foi reveladora. Leclerc pede a posição e a Ferrari manda um recado claro ao alemão, que começa a dar argumentos de que ela seja feita mais para frente. Este é o momento em que Vettel foi oportunista (esperto, diriam alguns). Antes que torcedores do alemão esbravejem, eu explico o ponto.
 
Se houve um combinado que Leclerc puxaria Vettel e que o alemão devolveria a posição, a troca deveria ser imediata. Os pontos de Vettel não se justificam, até porque quando Leclerc acordou o auxílio não haveria condições especiais. "Leclerc, puxe Vettel e ele te devolve se a) Hamilton não estiver perto b) se chover c) se o Flamengo não perder para o São Paulo no sábado". Era uma troca justa e direta. 
 
E onde estava o oportunismo de Vettel? A cada volta o alemão abria brecha para que algo quebrasse o combinado sem que fosse ele. Era como se torcesse para que a vida desse elementos em que a troca fosse inviável. Enumero alguns:
 
1) Puxar a fila é sempre mais fácil. E na Rússia seguir o carro da frente é pior que em outros circuitos. Ou seja, enquanto ele andava na boa, de cara para o vento, Leclerc exigia mais de pneus e freios (o equipamento como o todo). Acompanhar o alemão de perto era desnecessário e contraproducente.
 
2) O passo seguinte era Leclerc ter dificuldades, sozinho ou com adversários. Sozinho porque estaria sujeito a erros, já que guiar atrás de Vettel é mais difícil do que sem ninguém. Com adversários, porque enquanto detonava seu equipamento poderia estar sujeito a um Hamilton cada vez mais próximo. Trocar posições não seria mais uma opção 
 
A prova disso está nas declarações pós-corrida. "Eu acho que cumpri o que estava acordado", disse Vettel. "Não sei. Eu preciso falar com a equipe para entender a situação", afirmou Leclerc. “Pedimos a Seb que devolvesse a posição, mas é justo dizer que, naquela fase da corrida, talvez Charles não estivesse perto o suficiente e teríamos perdido algum tempo na pista. Mais tarde, Seb foi bastante rápido e ganhou alguma vantagem", ponderou Binotto, chefe do time de Maranello.
 
Foram hábeis em contornar o caso, mas a tensão está nas entrelinhas. E a informação que o Motorsport.com apurou é que nos bastidores o barril de pólvora está até a tampa e faíscas circulam no ar. A primeira que cair lá dentro será irreversível.
 
Seja como for, não acho que Vettel tenha sido culpado por nada. Apenas acredito que a Ferrari erra ao tentar prever tudo que acontece. E numa relação que tende a virar guerra, criar combinados entre pilotos é apenas acelerar o grito para que a batalha pública comece.
 

Ferrari completa 90 anos e passa por jejum

A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. Por isso, vitórias de Vettel e Leclerc têm sabor ainda mais especial. No entanto, a equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen em 2007, o único da era pós Schumacher. Relembre todos os carros da lendária equipe na F1:

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
1950: Ferrari 125
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375
Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500
Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625
Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246
Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P
Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63
Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158
Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512
Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312
Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67
Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68
Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69
Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B
Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2
Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73
Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3
Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK
Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2
Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4
Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640
Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641
Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642
Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643
Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399
Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1
Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60
Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T
Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90
Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
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