Últimas notícias

Comissão da F1 e Grupo de Estratégia devem acabar em 2021

Novo sistema que será implantado vai tirar obrigatoriedade de se mudar regras apenas com unanimidade entre equipes

Charles Leclerc, Ferrari SF90 leads at the start

Charles Leclerc, Ferrari SF90 leads at the start

Alessio Morgese / Luca Rossini

O Grupo de Estratégia da Fórmula 1 e a Comissão da F1 - bem como a necessidade de unanimidade para algumas mudanças de regras - devem ser abolidas em 2021, com a chegada de um processo totalmente novo.

Sob a atual estrutura, apenas mudanças de regras e outras ideias acordadas pelo Grupo de Estratégia podem seguir para a Comissão da F1 e, em seguida, ter a chancela da FIA.

Leia também:

O Grupo de Estratégia é composto por representantes da FIA e F1, além de Ferrari, Red Bull, McLaren, Mercedes, Williams e a outra equipe que melhor terminou no campeonato de construtores do ano anterior, atualmente a Renault.

Cada uma dessas equipes tem um voto cada, com a FIA e a F1 com seis.

As equipes restantes podem participar das reuniões do Grupo de Estratégia, mas não têm voto e apenas têm voz na Comissão da F1, onde outras partes, como promotores de corrida, também estão representados.

Como parte das amplas mudanças da F1 para 2021, o processo de governança está prestes a ser alterado.

Embora ainda esteja para ser ratificado, o plano é que um único grupo de 30 membros seja responsável por fazer as regras na F1, para simplificar o processo.

A associação será composta por 10 representantes da FIA e F1 e mais das 10 equipes.

Ao contrário da estrutura atual, a unanimidade não será exigida nas votações das mudanças de regra 'de última hora'.

Em vez disso, uma grande maioria, de 28 dos 30 votos, precisaria ser a favor da proposta.

Uma maioria menor de 25 existirá para decisões sobre a temporada seguinte ou o campeonato atual, se a votação ocorrer antes de 1º de maio.

Veja como está definido o grid de largada do GP do México

1 - Max Verstappen

1 - Max Verstappen

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

2 - Charles Leclerc

2 - Charles Leclerc

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

3 - Sebastian Vettel

3 - Sebastian Vettel

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

4 - Lewis Hamilton

4 - Lewis Hamilton

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

5 - Alex Albon

5 - Alex Albon

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

6 - Valtteri Bottas

6 - Valtteri Bottas

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

7 - Carlos Sainz Jr.

7 - Carlos Sainz Jr.

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

8 - Lando Norris

8 - Lando Norris

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

9 - Daniil Kvyat

9 - Daniil Kvyat

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

10 - Pierre Gasly

10 - Pierre Gasly

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

11 - Sergio Perez

11 - Sergio Perez

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

12 - Nico Hulkenberg

12 - Nico Hulkenberg

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

13 - Daniel Ricciardo

13 - Daniel Ricciardo

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

14 - Kimi Raikkonen

14 - Kimi Raikkonen

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

15 - Antonio Giovinazzi

15 - Antonio Giovinazzi

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

16 - Lance Stroll

16 - Lance Stroll

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

17 - Kevin Magnussen

17 - Kevin Magnussen

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

18 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

18 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

19 - George Russell

19 - George Russell

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

20 - Robert Kubica

20 - Robert Kubica

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

20

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior FIA planeja abandonar regra de pneus de largada da F1 em 2020
Próximo artigo Leclerc promete ir para cima: "Quero pegar o vácuo de Verstappen"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil