Como o novo cockpit da F1 tentará evitar problemas com calor como no GP do Catar

Equipes poderão se utilizar de furos que podem ajudar pilotos. Entenda como categoria tenta evitar que isso signifique ganho aerodinâmico

Nico Rosberg, Mercedes F1 W05 Hybrid, on the grid

Nico Rosberg, Mercedes F1 W05 Hybrid, on the grid

Glenn Dunbar / Motorsport Images

O último rascunho dos regulamentos técnicos da Fórmula 1 para 2024 apresenta uma alteração que a FIA espera que alivie os problemas de exaustão pelo calor que os pilotos enfrentaram no GP do Catar deste ano.

Leia também:

Vários pilotos precisaram de atenção médica após a corrida devido a graves sintomas de exaustão pelo calor, com Logan Sargeant da Williams até abandonando da corrida.

Embora as condições do Catar fossem extremas, a FIA comprometeu-se a encontrar uma solução rápida para evitar que isso aconteça novamente.

A corrida em si foi adiada no calendário, do início de outubro ao final de novembro para 2024, com condições mais frias diminuindo as preocupações de uma repetição.

No entanto, numa tentativa de melhorar o arrefecimento do cockpit, as equipes podem agora também adicionar um furo adicional no chassi a partir da próxima temporada.

Esta nova entrada de resfriamento, assim como a entrada que pode ser usada na ponta do bico, terá suas dimensões restritas para descartar quaisquer benefícios aerodinâmicos.

Dado que é outra opção para as equipes e não obrigatória apenas para condições extremas, eles poderiam até optar por usar a concha em vez da entrada da ponta do bico, caso inferisse menos sensibilidade aerodinâmica ou reduzisse o peso de uma forma significativa para compensar o avanço.

Claro, eles também poderiam usar uma combinação de ambos ou escolher quais opções fornecem o melhor resfriamento do piloto versus desempenho aerodinâmico para um determinado circuito.

A última equipe na memória recente a usar uma concha de refrigeração do piloto no topo do chassi foi a Mercedes em 2014, quando ocasionalmente seu painel interno apresentava uma pequena concha (foto acima), conforme os regulamentos permitiam na época.

Curiosamente, algumas equipes nem sequer tinham a abertura opcional de refrigeração do condutor na ponta do bico durante o GP do Catar, o que levanta a questão se todas as equipes deveriam ou não ter uma especificação obrigatória em mãos caso fosse necessário.

Red Bull Racing RB19 floor side detail

Photo by: Giorgio Piola

Red Bull Racing RB19 floor side detail

Também existem alterações nos regulamentos para limitar o uso de metal no assoalho do carro, com componentes e inserções não sendo mais permitidos nos limites externos do piso, nas laterais e nas cercas. As exceções óbvias são a utilização de suportes ou fixadores que são permitidos entre o assoalho e a asa lateral e quaisquer componentes metálicos utilizados para proteção contra desgaste, desde que estejam dentro das tolerâncias estabelecidas nos novos critérios.

As mudanças sugerem que as equipes podem ter usado componentes e inserções metálicas como forma de controlar a flexão e oferecer um benefício aerodinâmico, mas também pode haver preocupações sobre como isso pode criar um problema de detritos em caso de acidente.

Outra alteração pequena, mas significativa, exigirá que as equipes adicionem barras físicas para evitar que o flap da asa dianteira seja ajustado além dos 40 mm estabelecidos nos regulamentos. Esse ajuste provavelmente foi introduzido como um mecanismo para evitar que os flaps sejam relaxados excessivamente quando o carro está em movimento e caia além do escopo dos testes estáticos.

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1| Toto tem ultimato na Mercedes em 2024 e investigação dos Wolff pela FIA decorre de 'guerra de poder' com Sulayem, diz jornal
Próximo artigo Hamilton detona FIA pós-investigação dos Wolff por conflito de interesses; Toto e Susie se manifestam depois de desfecho do caso

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil