Fórmula 1
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
34 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
62 dias
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
90 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
97 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
111 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
118 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
132 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
146 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
153 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
167 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
181 dias

Debate sobre teto orçamentário domina reunião entre chefes da F1 e equipes

compartilhar
comentários
Debate sobre teto orçamentário domina reunião entre chefes da F1 e equipes
Por:
7 de abr de 2020 13:15

Os chefes da F1 fizeram mais uma reunião sobre como atacar a crise da Covid-19, com o teto orçamentário de 2021 como ponto principal

Os chefes das equipes da Fórmula 1 se juntaram ao presidente da FIA Jean Todt, o CEO da F1 Chase Carey e o diretor de automobilismo da categoria Ross Brawn para uma teleconferência na segunda (06), que durou a tarde inteira. Fontes dizem que foi uma reunião positiva e produtiva, mas que foram tomadas poucas decisões, apesar de Todt insistir que o novo pacote técnico não será adiado por mais um ano, para 2023.

O teto orçamentário ocupou a maior parte da discussão. As equipes já haviam informalmente concordado que o teto deveria ser reduzido, de 175 milhões de dólares (cerca de 900 milhões de reais), para 150 milhões (cerca de 780 milhões).

Leia também:

Porém, com o agravamento da crise nas últimas semanas - e a possibilidade real da temporada de 2020 ser perdida - várias equipes, principalmente a McLaren, estão defendendo uma redução ainda maior no teto. As três maiores equipes impactadas pelo valor original - Mercedes, Ferrari e Red Bull - ainda tem algumas ressalvas.

Um assunto chave que surgiu na discussão tem a ver com os custos das equipes em Pesquisa e Desenvolvimento, sobre fornecerem componentes a clientes como caixas de câmbio e suspensão, e isso agora será analisando mais a fundo antes da próxima reunião.

O debate girou em torno das equipes maiores, com um subsídio extra, que é efetivamente transferido da equipe cliente para levar em conta o trabalho que foi gasto na criação dessas partes compradas. Por exemplo, se o limite do teto for 100, a equipe do fornecedor teria um teto de 100 + X, enquanto a cliente teria 100 - X.

O argumento é que não seria justo se as equipes parceiras não tiverem que alocar custos de desenvolvimento de componentes relevantes, podendo assim gastar em outras áreas. Esse problema entrou em foco a partir da redução do teto, e, com isso, cada milhão de dólares de redução se torna proporcionalmente mais importante.

O regulamento financeiro de 2021 também diz que "todos os gastos referentes à Pesquisa e Desenvolvimento devem ser incluídos nos gastos relevantes no relatório do período decorrido".

Em outras palavras, qualquer trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento conduzido para o carro de 2022 durante o calendário de 2021 devem fazer parte dos números de 2021. Esse regulamento se tornou ainda mais importante agora, porque quando as novas regras foram aprovadas para 2021, o trabalho de P&D deveria ser conduzido em 2020, sem restrições financeiras.

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Galeria
Lista

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
1/29

Foto de: FIA Formula E

A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.

A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
2/29

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.

Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
3/29

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.

A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
4/29

Foto de: Akhil Puthiyedath

Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento

Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento
5/29

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia. Neste momento, o GP da Alemanha, em 21 de junho, está marcado para abrir a temporada.

No início de abril, a MotoGP confirmou também o adiamento dos GPs da Itália e da Catalunha, dois dos países mais afetados pela pandemia. Neste momento, o GP da Alemanha, em 21 de junho, está marcado para abrir a temporada.
6/29

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.

A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram adiados.
7/29

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.

O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
8/29

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.

Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
9/29

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.

Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
10/29

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.

Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
11/29

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.

Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
12/29

Foto de: FOM

Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.

Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
13/29

Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com

Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho

Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho
14/29

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.

Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
15/29

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial

Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
16/29

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.

Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
17/29

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.

Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
18/29

Foto de: Marc Fleury

As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.

As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
19/29

Foto de: Rainier Ehrhardt

A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021

A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada e o WEC revisou seu calendário, jogando o final da temporada para novembro de 2020, com a próxima temporada iniciando apenas a partir de março de 2021
20/29

Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images

O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.

O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
21/29

Foto de: Dave Kneen

A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.

A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
22/29

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data

Na teoria, o campeonato começa no dia 6 de junho, no Texas. O circuito misto do Indianápolis Motor Speedway abrigará duas corridas, a primeira no dia 4 de julho e a segunda em 3 de outubro. Laguna Seca também ganhou uma rodada dupla e St. Pete deve fechar a temporada, ainda sem data
23/29

Foto de: IndyCar Series

As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.

As 500 Milhas de Indianápolis será no dia 23 de agosto.
24/29

Foto de: IndyCar Series

Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.

Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
25/29

Foto de: NASCAR Media

No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.

No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
26/29

Foto de: Duda Bairros

A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.

A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
27/29

Foto de: Duda Bairros

A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.

A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
28/29

Foto de: Luca Bassani

Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.

Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
29/29

Foto de: Duda Bairros

VÍDEO: Por que a Aston Martin voltará para a Fórmula 1 em 2021

PODCAST: Quem são os maiores comunicadores do automobilismo na TV brasileira?

 

 

 

Próximo artigo
F1: Mercedes dedica fábrica para produzir respiradores contra o coronavírus

Artigo anterior

F1: Mercedes dedica fábrica para produzir respiradores contra o coronavírus

Próximo artigo

F1: Renault ainda tem dúvidas sobre Mercedes rosa da Racing Point

F1: Renault ainda tem dúvidas sobre Mercedes rosa da Racing Point
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Adam Cooper