Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Domenicali e chefes de equipe alegam que F1 deve respeitar regras da superlicença em relação a Herta

Há um entendimento geral de que as normas existem para serem cumpridas e que o fato do piloto da Indy ser norte-americano não pode lhe atribuir exceções

Colton Herta, Andretti Autosport w/ Curb-Agajanian Honda
O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, e os chefes de equipe da categoria, acreditam que o esporte deve respeitar o sistema de pontos da superlicença e não conceder uma exceção ao piloto da Indy, Colton Herta.

Herta está sendo ligado a Red Bull como possível substituto para Pierre Gasly, caso a ida do francês à Alpine realmente aconteça. No entanto, o piloto da Indy só possuí 32 dos 40 ponto necessários para obter a superlicença, a menos que a FIA use de forças maiores para lhe garantir uma. O corpo diretivo está olhando o caso.

Leia também:

Falando ao Motorsport.com, Helmut Marko disse que a empresa está confiante que Herta irá conseguir a licença se um acordo para que pilote for adiante.

"Eu acho que podemos provar que ele é elegível para isso", ele disse. "Vamos ver. Ainda não está feito, o acordo, mas nós vamos tentar. Nós somos a Red Bull e somos corajosos e acreditamos que teremos sucesso com ele."

No entanto, as outras equipes estão cautelosas em relação as regras serem dispensadas para ajudar Herta, com Fred Vasseur, da Alfa Romeo e Gunther Steiner, das Haas, entre os que deixaram suas posições sobre isso bem claras.

"Do meu ponto de vista, não tem nada a ver com força maior", disse o chefe da Alfa Romeo. "Você tem que ter em mente que quando tomamos a decisão sobre a superlicença e os pontos, foi para proteger a F1 e os pilotos, para evitar ter 10 pilotos chegando na F1 com grandes orçamentos e sem resultados no passado, e levar 50 % do grid."

"Acho que temos regras e regulamentos que precisamos respeitar. Se não respeitarmos nossas próprias regras e tentarmos encontrar maneiras de contornar isso, não acho que seja correto", analisou Steiner.

O dhefe da Mercedes, Toto Wolff, também apoiou Vasseur e Steiner ao enfatizar que as regras devem ser respeitadas.

“Seria ótimo ter um americano na F1”, disse ele quando perguntado pelo Motorsport.com sobre o caso Herta. “E obviamente nos daria um bom impulso nos EUA. Mas acho que o sistema de pontos existe por um motivo.

“Não queremos criar um sistema onde você tente escolher séries que tenham a menor resistência, onde a capacidade de pontuação seja a maior. Acho que o escalão F4/F3/F2 é algo que funciona para a Europa.

“Talvez você precise olhar para a IndyCar, o que isso pode significar, ou a Super Fórmula, que marca os pontos certos. 

“Mas os regulamentos são os regulamentos, e eu realmente espero que os americanos possam de alguma forma marcar pontos suficientes para chegar à F1.”

Mais significativamente, Domenicali apoiou o lado deles, embora a organização da Fórmula 1 não tenha voz no processo de superlicença.

"O esporte precisa respeitar as regras", disse ele ao Motorsport.com. "E, claro, pilotos americanos ou outros pilotos são muito importantes. Se ele é elegível para entrar na F1 porque tem pontos, é uma notícia fantástica. 

"Mas há uma escada a seguir, há um protocolo a respeitar e essa é a situação. Então é realmente o que eu acredito que é certo fazer.”

Colton Herta, Andretti Autosport w/ Curb-Agajanian Honda

Colton Herta, Andretti Autosport w/ Curb-Agajanian Honda

Photo by: Gavin Baker / Motorsport Images

Em relação aos pedidos de mudança na ponderação de pontos para a Indy, Domenicali disse: “Não acho certo mudar algo retrospectivamente, acho que é a coisa certa a fazer para aplicar as regras.

“E se houver algum ponto a ser discutido, se houver necessidade de atualização das regras, existe o fórum certo para que todos possam trazer ideias ou pontos para discussão. 

"Mas hoje, a regra é que se deve ser respeitada. Essa é a minha opinião".

MARI BECKER disseca Hamilton e Alonso, responde sobre HATERS, fala de DRUGO na F1 e avalia LECLERC

PODCAST #193: 'Estilo Briatore' faz com que Piastri chegue à F1 queimado?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior F1: Hamilton revela atraso em configuração do motor que colaborou para relargada ruim na Holanda
Próximo artigo F1 - Caminhão da Ferrari pega fogo rumo a Monza e Sainz detona punição na Holanda: "Achei que tinha salvado a vida de alguém"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros