Últimas notícias

Ecclestone: "a Mercedes me ferrou com os bônus"

Chefão da F1 permanece no desejo de ter uma nova estrutura de divisão do dinheiro da F1, que seria baseada no desempenho e meritocracia

(L to R): Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director with Paddy Lowe, Mercedes A

Foto de: XPB Images

Race winner and World Champion Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 celebrates with the team
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W06
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, Bernie Ecclestone, Toto Wolff, Mercedes AMG F1 Shareholder and Executive Director and Jean Todt, FIA President
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Kimi Raikkonen, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H, leads Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid, leads Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H

Atualmente na divisão do orçamento da F1, a Ferrari recebe um pagamento "histórico", enquanto a Red Bull, Mercedes, Williams e McLaren também têm garantias extras anuais que as outras equipes não têm.

Isso significa que esses times podem ganhar mais em uma temporada do que outras, mesmo que terminem vários lugares abaixo no campeonato de construtores.

"Nós meio que cuidamos, essa é a palavra certa, de quatro ou cinco equipes, porque eles têm um compromisso a longo prazo conosco", disse Ecclestone nesta quinta-feira.

"Eles assinaram quatro ou cinco anos atrás, para ficar até 2020, então eles precisavam de algo a mais. As outras equipes não fizeram isso, o que podemos fazer?"

A Mercedes ganhou um bônus extra, mediante o cumprimento de uma meta acordada de títulos e Ecclestone vê isso como um exemplo de uma grande equipe ganhando extras pelo seu mérito.

"Seria realmente o mesmo tipo de sistema porque quando eles entraram, eles estavam com um pagamento básico. Eles tinham o compromisso de ficar até 2020 e nós sabíamos que eles iriam ficar."

"Então nós dissemos, que se você faz o que a Red Bull fez, ganhar um campeonato, você vai conseguir o bônus. Se você ganhar dois... e eu disse para o nosso conselho: 'eles nunca vão ganhar um campeonato, muito menos dois.'"

"Então eles me ferraram ganhando dois campeonatos."

Em relação aos benefícios para as equipes menores no futuro, Ecclestone disse: "no momento eles não têm nenhuma chance de conseguir esse dinheiro que estamos falando. Eles não têm qualquer chance."

"Mas vamos assegurar de que estejam em uma posição que, se eles fizerem por onde, estarão nas mesmas condições do que todos os outros."

"Acho que eles ficarão felizes com esta nova ideia, até porque eles não gostam da atual."

Ferrari com status especial

Inevitavelmente, Ecclestone minimizou qualquer oposição provável da Ferrari e sugeriu que a equipe italiana poderia manter a sua posição especial como concorrente mais antiga do esporte.

"Ferrari está conosco desde que a F1 começou, então eles devem ter algo por conta disso."

Ele também minimizou a ameaça da Ferrari deixar o esporte, se não conseguisse o negócio que gostaria: "acho que eles são genuínos quando dizem essas coisas. Eles simplesmente esquecem depois."

Ecclestone também falou se há algum calendário para negociações.

"Acho que temos que tentar e conseguir algo este ano. Isso é algo que nós teríamos que começar com a Ferrari e com as outras concordando. Mas, depois disso, não precisamos deles para concordar com alguma outra coisa."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso: “pressionar a Honda? Só falta eu lhes dar uns socos”
Próximo artigo Haas muda foco para carro de 2017

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil