Emerson Fittipaldi vê Pietro na F1 em “dois ou três anos”
Bicampeão mundial da F1 pede que empresas brasileiras apoiem mais o esporte
Assim que Felipe Massa anunciou aposentadoria da Fórmula 1, foi constatado que o ano de 2018 será o primeiro em que o grid da categoria teria a ausência de um piloto brasileiro, desde 1970. O primeiro a fazer parte da sequência com presença brasileira foi Emerson Fittipaldi, que esteve presente na despedida de Massa de Interlagos.
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com Brasil, Fittipaldi lamentou o fato do país não ter conseguido manter ao menos um nome para o próximo campeonato, além de fazer um apelo.
“É muito triste não ter um brasileiro, depois de quarenta e tantos anos”, afirmou Emerson. “Acho que não há um culpado, tem a falta de incentivo ao automobilismo nacional.”
“Vou te dar um exemplo que é um fato: a Petrobras patrocinou a Williams por 10 anos sem colocar um piloto brasileiro na F1. Não fez uma escada, de pegar um garoto do kart e levar para a F1, então agora estamos pagando o preço, não tem milagre.”
“Na vida você tem que trabalhar para conseguir. Quero aproveitar a oportunidade para pedir aos empresários e até o governo, que ajudem mais o automobilismo para termos um representante.”
Pietro Fittipaldi
Quem vem seguindo as categorias de base do automobilismo e tem como objetivo principal estar na F1, é Pietro Fittipaldi, neto de Emerson. O jovem de 21 anos terá a oportunidade de conquistar o título da Fórmula V8 3.5 no próximo fim de semana, no Bahrein, chegando à rodada dupla final 10 pontos à frente de Matevos Isaakyan.
Com a conquista ou não, Emerson deu uma pista de quando poderemos ver seu neto no paddock da Fórmula 1 como piloto.
“É difícil dizer, mas acho que em dois ou três anos, ele terá grandes chances. Ele está muito bem preparado. Se ele vencer a Fórmula V8 3.5 serão quatro títulos em cinco anos em campeonatos difíceis.”
“Ele entrega campeonato, o que é muito importante, sob pressão ele pilota muito bem. No México ele conseguiu duas poles e duas vitórias. Toda a imprensa mexicana, todo mundo estava em cima, então ele é um piloto que entrega campeonato, o que é muito importante para nós.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.