Fórmula 1
07 ago
Corrida em
10 Horas
:
01 Minutos
:
08 Segundos
04 set
Próximo evento em
25 dias
R
GP da Toscana
11 set
Próximo evento em
32 dias
R
GP de Singapura
17 set
Canceled
R
GP da Rússia
25 set
Próximo evento em
46 dias
R
GP do Japão
08 out
Canceled
R
GP dos Estados Unidos
23 out
Canceled
R
GP do México
30 out
Canceled
R
GP do Brasil
13 nov
Canceled
R
GP de Abu Dhabi
27 nov
Próximo evento em
109 dias

Entenda as penalizações do grid em Montreal

compartilhar
comentários
Entenda as penalizações do grid em Montreal
Por:
7 de jun de 2015 12:51

Button, Verstappen e Vettel são atingidos por punições e implicações diferentes após as sessões de treinos; veja.

Jenson Button, McLaren MP4-30
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Max Verstappen, Scuderia Toro Rosso STR10
Sebastian Vettel, Ferrari

O GP do Canadá ficará marcado como o primeiro de 2015 no qual pilotos – dois, para ser preciso – perdem posições no grid pela quinta troca de componentes da unidade de potência. Parando nos últimos minutos da última sessão de treinos livres, Button não participou da classificação e largaria na última posição.

No entanto, o britânico twittou isso:

(Dia difícil hoje, mas vamos continuar fortes mesmo que eu vá largar de último com um drive through a fazer).

O campeão de 2009 já estava no quarto turbo e no quarto MGU-H. A McLaren confirmou nesta manhã que ele trocou os dois. Com isso, Button sairá do box (pedido feito pela McLaren) e terá um drive-through para pagar durante a corrida deste domingo. Isso é o que manda o artigo 28.4 no regulamento esportivo da Fórmula 1.

Quando um piloto troca pela quinta vez o um dos componentes da unidade de potência (que são seis: Turbo – TC / motor a combustão – ICE / MGU-K / MGU-H / bateria de energia – ES / controle eletrônico - CE) recebe 10 posições no grid. Se não conseguir cumprir a punição por estar no fim do grid, o piloto terá de pagar uma punição na corrida.

-Se sobrar entre 1 e 5 lugares, uma punição de 5 segundos antes da primeira parada;
-Se sobrar entre 6 e 10 lugares, uma punição de 10 segundos antes da primeira parada;
-Se sobrar entre 11 e 20 lugares, um drive-through;
-Se sobrar entre mais de 20 lugares um stop and go de 10 segundos.

Button, que sairia de 20º, foi enquadrado no terceiro item, porque não pôde cumprir 15 posições no grid (confira por que no próximo parágrafo). Verstappen, que foi o 12º no treino, no segundo item. O holandês cumpriu primeiro as cinco posições que lhe foram impostas pelo incidente com Grosjean em Mônaco e as apenas duas que conseguiu cumprir pela troca de seu motor a combustão interno. Portanto, sobraram oito.

A partir de agora, a cada quinto elemento dos cinco restantes que Button e Verstappen decidirem trocar, ambos receberão uma punição de apenas cinco posições no grid. Button já recebeu a sua, por isso os 15 lugares. A partir do sexto elemento, dez posições novamente e cinco a cada sexto elemento trocado.

Já Vettel tomou punição de cinco lugares no grid por ter ultrapassado Roberto Merhi durante a última bandeira vermelha  (causada por Button) do último treino livre. Por ser uma punição esportiva, o piloto não carregou nada para a prova.

Frustrado, Ricciardo revela que evoluções da Red Bull não funcionam

Artigo anterior

Frustrado, Ricciardo revela que evoluções da Red Bull não funcionam

Próximo artigo

“Não me senti ameaçado”, confessa Hamilton após 37º triunfo

“Não me senti ameaçado”, confessa Hamilton após 37º triunfo
Carregar comentários