Recomendado para você

F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido

F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Red Bull quebra parque fechado e faz mudanças no carro de Verstappen; piloto deve ser punido
F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos

F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite 'susto' com ritmo da Mercedes em Interlagos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida no GP de São Paulo, em Interlagos
WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein

WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein

WEC
WEC
Bahrein
WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein
F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"

F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc confia no acerto da Ferrari para primeiro pódio no Brasil: "Estamos fortes"
F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"

F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton classifica GP de São Paulo como "mais um fim de semana para esquecer"
F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?

F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto pode largar mesmo sem marcar tempo na classificação em Interlagos?
F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen 'joga toalha' na disputa pelo título de 2025 após quali do GP de São Paulo
Últimas notícias

Equipes de F1 pensam em rever regras de bandeira azul

Motorsport.com revela que times se reuniram nas últimas provas com a finalidade de discutir tema polêmico

Roberto Merhi, Manor F1 Team
Felipe Nasr, Sauber C34 e Roberto Merhi, Manor F1 Team
Roberto Merhi, Manor F1 Team
Roberto Merhi, Manor F1 Team
Roberto Merhi, Manor F1 Team

A FIA realizou várias reuniões com representantes das equipes de F1 nas últimas semanas para tentar enquadrar uma série de ajustes e novas regras para melhorar o espetáculo da categoria de 2016 em diante.

A volta do reabastecimento foi rejeitada, com isso se pensa em outras áreas das regras que podem deixar as provas mais emocionantes, como dar às equipes liberdade de escolher os compostos de pneus para cada corrida.

Uma ideia de regra que também foi discutida no Canadá e na Áustria foi uma revisão nos regulamentos de bandeira azul, com a finalidade de dar aos retardatários mais tempo para deixar que os líderes passem.

A teoria é a seguinte: se os retardatários não forem forçados a sair imediatamente da frente dos líderes, o trabalho dos primeiros colocados pode ser dificultado, o que potencialmente tornaria as coisas mais emocionantes.

Regras rígidas

A FIA age duro com retardatários há vários anos, com regras explícitas sobre a rapidez com a qual um carro deve sair do caminho dos líderes.

Artigo 20.6 do Regulamento Desportivo da F1 afirma: "Assim que um carro chega em outro para a dar uma volta durante a corrida, o piloto da frente deve permitir que o piloto mais rápido passe na primeira oportunidade disponível.”

"Se o piloto na frente não permitir que o piloto mais rápido passe, serão agitadas bandeiras azuis para indicar que ele deve permitir a ultrapassagem do piloto de trás."

Pilotos que levam muito tempo para dar passagem são punidos com tempo acrescido em suas corridas.

Projeto rejeitado

Uma fonte da FIA confirmou que a ideia de aliviar as regras de bandeira azul voltou a ser discutida, mas encontrou resistência de certos setores.

Em particular, foi sugerido por algumas equipes que, se uma alteração foi introduzida - tais como retardatários terem uma volta completa ou mesmo mais tempo para dar passagem – poderiam ocorrer acidentes na ponta do pelotão.

Sem consenso para a mudança, o assunto não avançou. Isso significa que é improvável que isso faça parte de qualquer mudança iminente.

Um porta-voz da FIA disse: "Tem sido discutido, mas nada foi decidido. Por isso, não há mudanças que serão implementadas no curto prazo."

Artigo anterior Massa é o piloto brasileiro com mais pontos na história da F1
Próximo artigo Maldonado: incidente com Verstappen foi assustador

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros