Equipes discutem ideia de realizar GP da China no sábado
Previsão de chuva para domingo e impossibilidade de adiar atividades para segunda podem provocar mudança na programação do GP
As equipes da F1 deverão discutir com a FIA a ideia de antecipar o GP da China para o sábado como tentativa de evitar que a corrida seja cancelada no domingo devido ao mau tempo.
As ações em pista em Xangai na sexta-feira foram extremamente limitadas pelo fato de que o helicóptero médico não possuía condições de pousar no hospital designado pela FIA na cidade chinesa.
A entidade estabelece que uma sessão não pode continuar caso o helicóptero médico ou ambulância terrestre não consiga transportar um ferido ao hospital dentro de um prazo de 20 minutos.
O centro médico de Xangai fica a 38 km da pista, o que é bastante longe para a ambulância. Há uma outra alternativa a 5 km do circuito, mas, mesmo assim, não haveria tempo hábil para o transporte devido ao trânsito pesado na região. Assim, a FIA não teve escolha a não ser cancelar de vez as atividades de sexta-feira.
Espera-se que o tempo seja mais favorável no sábado, o que deverá permitir que as atividades em pista sejam realizadas normalmente. Contudo, a expectativa é de que as condições ruins estejam de volta no domingo.
Com a possibilidade de ser impossível haver atividade em pista no domingo, uma ideia considerada é de que tanto a classificação quanto a corrida aconteçam no sábado.
O assunto será discutido na reunião de pilotos na sexta-feira à noite, que também terá a participação dos chefes de equipe. Uma mudança precisaria de apoio unânime das equipes.
O que complica a situação na China é o fato de que o evento acontecerá em “dobradinha” com o Bahrein, o que significa que a prova não poderá ser adiada para a segunda-feira já que a carga das equipes deverá ser enviada com rapidez.
Contudo, a FIA minimizou a possibilidade, insistindo que não há planos de mudar a programação.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.