Equipes se unem por classificação de 2015 e pressionam FIA

Em carta, todas as equipes do grid dizem ser a favor da volta do formato de treino utilizado até o último ano, o que vai contra os interesses da FIA e de Bernie Ecclestone

Equipes se unem por classificação de 2015 e pressionam FIA

As equipes de Fórmula 1 se uniram e exigiram que o esporte retorne para o formato de 2015 de classificação, com efeito imediato.

Em uma carta assinada por todos os 11 times e enviada para a FIA, Bernie Ecclestone e CVC, as equipes deixaram claro que concordam no desejo de ver a qualificação revertida para o sistema do ano passado.

As equipes dizem que não gostam do formato de eliminação atual e são contra a ideia mais recente de um sistema agregado.

A carta, que é uma das raras ocasiões em que as equipes atuam por unanimidade, é divulgada no dia definido para a F1 decidir o formato de qualificação para o GP da China.

Era esperado que as equipes avaliassem um novo sistema agregado, mas no final o conceito não agradou.

Além disso, o descontentamento com a ideia ficou maior quando se tornou claro que os fãs eram contra a solução.

Uma série de enquetes nesta semana mostrou que a grande maioria dos fãs queria voltar para o formato de qualificação de antes.

Opção para a mudança

A rejeição das equipes em relação ao formato agregado e a insistência no formato de 2015 deixam o presidente da FIA, Jean Todt, e Ecclestone diante de um dilema.

A dupla tem sido resistente a voltar para o formato do ano passado - e até agora se recusou a dar às equipes a opção formal de fazer.

Mas sabendo que as equipes são totalmente contra as mais recentes ideias, eles sabem que os esforços para tentar qualquer outra coisa agora será inútil - o que poderia forçar a F1 a permanecer com o sistema de eliminação.

A situação corre o risco de virar uma batalha pelo poder político entre os dirigentes e as equipes.

Fim da temporada de ensaios

Apesar da insistência em voltar para o formato do ano passado agora, as equipes deixam claro na carta que estão abertas a ajustes no futuro.

Na verdade, elas disseram que estão abertos a ideias experimentais - incluindo conceitos radicais - no final da temporada se os campeonatos mundiais estiverem decididos.

Isso permitiria uma avaliação adequada de novas ideias à frente de uma introdução adequada e bem considerada em 2017.

compartilhar
comentários
Delatada por rival, Ferrari é inocentada por mensagem a Vettel
Artigo anterior

Delatada por rival, Ferrari é inocentada por mensagem a Vettel

Próximo artigo

Massa mostra simulador em casa e "leva" Felipinho ao pódio

Massa mostra simulador em casa e "leva" Felipinho ao pódio
Carregar comentários