Últimas notícias

Ex-presidente da Ferrari: Lauda foi mais impactante que Schumacher

Luca di Montezemolo disse ao podcast oficial da Fórmula 1 há um mês que achava que o austríaco havia sido mais importante para sua equipe

Luca di Montezemolo, Clay Regazzoni, Niki Lauda, Ferrari

Foto de: Ercole Colombo

Ex-presidente da Ferrari e diretor esportivo da escuderia, Luca di Montezemolo disse no último mês, em entrevista ao podcast oficial da Fórmula 1, que o impacto de Niki Lauda havia sido maior para o time italiano do que o de Michael Schumacher.

Leia também:

Montezemolo trabalhou diretamente com Lauda nos títulos de 1975 e 1977 do austríaco, que morreu na segunda-feira aos 70 anos. Com Schumacher, o italiano já era presidente da escuderia nas cinco conquistas do alemão, deixando o cargo em 2014.

"Tenho de dizer uma coisa. Niki foi particularmente importante. Claro que Michael também foi, mas na época de Michael havia muita ajuda de computadores para controlar e melhorar os carros. Não há dúvida que o impacto de Michael foi enorme. Mas Lauda foi ainda mais impactante. A sua capacidade e sensibilidade era absurda", disse Montezemolo.

"Um dia, em Fiorano, eu fiz uma brincadeira com a equipe. Mudamos algo na frente do carro, não me lembro o quê. Acho que a suspensão. Ele saiu dos pits e a tarefa era dar três voltas sem parar. Ele voltou imediatamente dizendo que havia algo diferente no carro. A sua sensibilidade era muito grande", completou.

Niki Lauda, Ferrari
Niki Lauda, Ferrari 312T2
Niki Lauda, Ferrari 312T2
Niki Lauda, Ferrari 312T2, Guy Edwards, Hesketh 308D-Ford, Brett Lunger, Surtees TS19-Ford, y Harald Ertl, Hesketh-Ford 308D
Niki Lauda, Ferrari 312T2 en llamas tras estrellarse cerca de la curva de Bergwerk
Accidente de Niki Lauda, Ferrari 312T2
El casco quemado de Niki Lauda, ​​Ferrari
7

Gafe em Maranello

"Eu me lembro que Niki chegou em um Ford. Eu falei pra ele: "escuta, você é louco? O velho (Enzo Ferrari) dá muita atenção aos carros'. Anos mais tarde o mesmo aconteceu com Jean Todt, que chegou em minha casa em uma Mercedes. Desde o começo Ferrari gostou desse silencioso e inteligente piloto austríaco".

Acidente em 1976

"Eu me lembro de falar com o médico. Ele me disse: 'não é um problema do fogo, o problema é interno'. Porque o corpo dele ingeriu muita coisa ruim, nos pulmões. Como ele pode reagir sem dormir e continuar vivo? Ele voltou após 2 meses em Monza e ele não ficou feliz em saber que nós tínhamos o substituído por Carlos Reutemann. A gente não sabia se ele ia sobreviver. Eu lembro quando Niki estava colocando o capacete, tinha sangue saindo. O rosto dele não estava pronto para colocar um capacete".

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FOTOS: Relembre acidente que quase vitimou Lauda em Nurburgring
Próximo artigo Pizzonia lembra relação com Lauda, que até demitiu piloto para contratá-lo na F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil