F1 2017 é 30 km/h mais rápida em curvas mais velozes do ano
Estudo feito pela Pirelli dá dimensão do quanto o mundial ganhou em velocidade após mudanças no regulamento


As curvas mais rápidas da Fórmula 1 estão mais de 30 km/h mais velozes nesta temporada graças ao aumento do downforce e da aderência mecânica nos carros de 2017.
A Pirelli, após o GP de Cingapura, revelou um grande aumento no desempenho em algumas das mais famosas curvas de alta velocidade da F1, como a Pouhon em Spa-Francorchamps e a curva 3 em Barcelona.
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A Copse, em Silverstone, continua a ser a curva mais rápida da F1, com a maior velocidade registrada neste ano: 290 km/h - exatamente 30 km/h mais rápida do que as velocidades no ano passado.
Tivemos ainda saltos similares na curva 3 (36 km/h) e na curva 9 de Barcelona (30 km/h) e na Pouhon em Spa-Francorchamps, que saltou em 36 km/h.
Ganho de velocidade:
| | |
Barcelona Curva 3 | 212 Km/h | 248 Km/h |
Barcelona Curva 9 | 215 Km/h | 245 Km/h |
Silverstone Copse | 260 Km/h | 290 Km/h |
Spa-Francorchamps Pouhon | 253 km/h | 289 km/h |
Diferentes ganhos
O objetivo dos novos carros mais largos e rápidos deste ano era entregar tempos de volta cinco segundos mais velozes do que em 2015 em Barcelona.
Esse alvo foi alcançado, e a análise dos tempos de volta mostra que houve alguns bons avanços em relação ao ritmo de 2016 em certos locais em que o aumento do downforce e da aderência vieram de outros meios.
O maior ganho em classificação em referência ao ano passado foi no GP da Bélgica, onde a pole de Lewis Hamilton foi 4s191 mais rápida que a de Nico Rosberg em 2016.
No entanto, se a comparação do tempo de volta for feita em um quilômetro, a vitoriosa é a pista da Hungria, que mostrou melhora de 0s831 por quilômetro do circuito.
Excluindo Monza, que foi afetada pela chuva, o menor ganho da temporada veio no Bahrein - onde o alto arraso dos carros de 2017 aliados às condições climáticas, fizeram a nova F1 melhorar apenas 0s724 em comparação com 2016.
Comparação classificação:
| | | | |
Austrália | HAMILTON 1:23.837 SS | HAMILTON 1:22.188 USN | -1.649s | -0.311 |
Bahrein | HAMILTON 1:29.493 SS | BOTTAS 1:28.769 SSN | -0.724s | -0,134 |
China | ROSBERG 1:35.402 SS | HAMILTON 1:31.678 SSN | -3.724s | -0.683 |
Rússia | ROSBERG 1:35.337 SS | VETTEL 1:33.194 USN | -2.143s | -0.366 |
Espanha | HAMILTON 1:22.000 S | HAMILTON 1:19.149 SN | -2.851s | -0.612 |
Mõnaco | RICCIARDO 1:13.622 US | RAIKKONEN 1:12.178 USN | -1.444s | -0.433 |
Canadá | HAMILTON 1:12.812 US | HAMILTON 1:11.459 USN | -1.353s | -0.310 |
Azerbaijão | ROSBERG 1:42.520 SS | HAMILTON 1:40.593 SSN | -1.927s | -0.321 |
Áustria | HAMILTON 1:06.228 US | BOTTAS 1:04.251 USN | -1.977s | -0.458 |
Grã-Bretanha | HAMILTON 1:29.243 S | HAMILTON 1:26.600 SSN | -2.643s | -0.449 |
Hungria | ROSBERG 1:19.965 SS | VETTEL 1:16.276 SSN | -3.689s | -0.831 |
Bélgica | ROSBERG 1:46.744 SS | HAMILTON 1:42:553 US | -4.191s | -0.598 |
Itália | HAMILTON 1:21.135 SS | HAMILTON 1:34.660 W** | +13.525s (**) | +2.335 (**) |
Cingapura | ROSBERG 1:42.584 US | VETTEL 1:39.491 | -3.093 | -0.611 |
(**) A classificação do GP da Itália foi disputada na chuva
Corridas mais rápidas
Em termos de corridas inteiras, tivemos ganhos ainda maiores.
A volta de corrida mais rápida na Bélgica foi mais de cinco segundos mais veloz do que a de 2016, enquanto que em um quilômetro Mônaco teve a vantagem.
Comparação de voltas mais rápidas:
| | | | |
Austrália | RICCIARDO 1:28.997 SS | RAIKKONEN 1:26.538 S | -2.459s | -0.464 |
Bahrein | ROSBERG 1:34.482 S | HAMILTON 1:32.798 S | -1.684s | -0.311 |
China | HULKENBERG 1:39.824 SS | HAMILTON 1:35.378 S | -4.446s | -0.816 |
Rússia | ROSBERG 1:39.094 S | RAIKKONEN 1:36.844 SS | -2.250s | -0.385 |
Espanha | KVYAT 1:26.948 S | HAMILTON 1:23.593 S | -3.355s | -0.721 |
Mônaco | HAMILTON 1:17.939 US | PEREZ 1:14.820 US | -3.119s | -0.935 |
Canadá | ROSBERG 1:15.599 S | HAMILTON 1:14.551 SS | -1.048s | -0.240 |
Azerbaijão
| ROSBERG 1:46.485 S | VETTEL 1:43.441 SS | -3.044s | -0.507 |
Áustria | HAMILTON 1:08.411 S | HAMILTON 1:07.411 US | -1.000s | -0.232 |
Grã-Bretanha | ROSBERG 1:35.548 S | HAMILTON 1:30.621 S | -4.927s | -0.836 |
Hungria | RAIKKONEN 1:23.086 SS | ALONSO 1:20.182 S | -2.904s | -0.654 |
Bélgica | HAMILTON 1:51.583 M | VETTEL 1:46.577 US | -5.006s | -0.715 |
Itália | ALONSO 1:25.340 SS | RICCIARDO 1:23.361 SS | -1.709s | -0.295 |
Cingapura | RICCIARDO 1:47.187 SS | HAMILTON 1m45.008 | -2.179s | -0.430 |
Agora, pilotos e equipes se preparam para potenciais grandes ganhos no GP do Japão da próxima semana, onde a natureza de alta velocidade de Suzuka pode levar a um grande salto nos tempos de volta.

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