F1: Acordo com Madri não exclui futuro de Barcelona do calendário, diz Domenicali

CEO da F1 ainda falou sobre o status atual dos acordos da categoria: "Agora nossos contratos são duradouros. Se eles são curtos, há uma razão para isso"

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, Lance Stroll, Aston Martin AMR23, Lando Norris, McLaren MCL60, the rest of the field at the start

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, Lance Stroll, Aston Martin AMR23, Lando Norris, McLaren MCL60, the rest of the field at the start

Mark Sutton / Motorsport Images

Segundo o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, o circuito de Barcelona ainda pode ter lugar no calendário no futuro, apesar do anúncio desta terça-feira (23) de que o GP da Espanha vai para Madri em 2026.

O Circuito de Barcelona é a casa da etapa desde 1991 mas, nos últimos anos, as insatisfações com a organização foram crescendo, enquanto Madri foi construindo um caso forte para assumir o GP.

Leia também:

Mas, mesmo com a confirmação, Barcelona ainda pode sediar uma segunda prova em solo espanhol. Isso já aconteceu no passado, quando o GP da Europa aconteceu em Jerez de la Frontera, em 1994 e 1997, e em Valência, entre 2008 e 2012.

O desafio é a concorrência atual do calendário, com as pistas assinando acordos de longo prazo.

"Para evitar dúvidas, o fato de estarmos em Madri não exclui a possibilidade de seguirmos em Barcelona no futuro", disse Domenicali ao site da F1. "Olhando adiante, há discussões em jogo para ver se podemos estender nossa colaboração com Barcelona, com a qual temos uma ótima relação, para o futuro".

Domenicali reforçou que ainda há um interesse saudável pela F1 na Espanha, que conta atualmente com dois pilotos no grid: Fernando Alonso e Carlos Sainz.

"A Espanha era um mercado que, há poucos anos, não estava no centro de nossa visão. Agora é muito importante. Assinamos um novo acordo com a DAZN até pelo menos o fim de 2026. É um bom problema a se ter, o interesse de múltiplas cidades - algumas no mesmo país - querendo sediar um GP".

"Isso mostra o valor de nossa proposta. Mas precisamos manter o foco em nossa razão pelo sucesso, e garantir que não seremos condescendentes".

O italiano reforçou que a busca pela corrida em Madri reflete a saúde geral da categoria, com muitas cidades-sede em potencial mostrando interesse em integrar o esporte. Ele reconhece que um novo palco em uma cidade importante na Europa freia a tendência recente de expansão nos EUA e no Oriente Médio.

Madrid track layout

Madrid track layout

"É uma ótima notícia para a F1, já que mostra novamente que há um grande apetite ao redor do mundo por nosso esporte. Isso mostra que, em um momento na qual a Europa era vista como um lugar que não estava pronta para investir mais em nosso esporte, Madri e outras mostram sua força".

"Eles apresentaram um projeto fascinante, um que será construído nos próximos anos e que considera os fãs e toda a experiência, da viagem ao evento como um todo. A proposta que recebemos foi ótima. Desde o primeiro dia, foi uma discussão aberta sobre o que o evento pode ser".

Domenicali também destacou a duração do acordo com Madri, válido até 2035. Dos existentes no momento, apenas o Bahrein tem um contrato mais longo, até 2036.

"Estou feliz por ser um acordo que vai até 2035 - um longo tempo. Esse é o objetivo da F1, seja com promotores novos ou estabelecidos. Isso permite a todos planejarem o futuro, investirem no futuro, já que é uma garantia para o promotor, parceiros, equipes e o esporte. Isso dá a todos visibilidade a longo prazo".

"Se você olhar para o passado, as renovações eram de dois anos, três anos ou, no máximo, cinco. Agora nossos acordos são duradouros. Se eles são curtos, há uma razão para isso".

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Norris na RBR? Sainz? Albon e franceses no centro dos rumores da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Por que a BMW 'vetou' a contratação de Hamilton pela Williams após briga de Lewis com a McLaren
Próximo artigo F1: Os principais detalhes a serem observados nos lançamentos das equipes

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil