Recomendado para você

MotoGP: Bezzecchi lidera sexta-feira na Indonésia; Márquez encara Q1 pela primeira vez em 2025

MotoGP: Bezzecchi lidera sexta-feira na Indonésia; Márquez encara Q1 pela primeira vez em 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Bezzecchi lidera sexta-feira na Indonésia; Márquez encara Q1 pela primeira vez em 2025
F1 AO VIVO: Acompanhe o primeiro treino livre do GP de Singapura em tempo real

F1 AO VIVO: Acompanhe o primeiro treino livre do GP de Singapura em tempo real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 AO VIVO: Acompanhe o primeiro treino livre do GP de Singapura em tempo real
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Singapura, em Marina Bay

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Singapura, em Marina Bay

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Singapura, em Marina Bay
F1 2026: Globo confirma 15 corridas e novo programa em TV aberta, além da escala de repórteres nos GPs mundo afora; veja

F1 2026: Globo confirma 15 corridas e novo programa em TV aberta, além da escala de repórteres nos GPs mundo afora; veja

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 2026: Globo confirma 15 corridas e novo programa em TV aberta, além da escala de repórteres nos GPs mundo afora; veja
Stock Car: Thiago Camilo dá a volta por cima e vai ao Velocitta com boa expectativa

Stock Car: Thiago Camilo dá a volta por cima e vai ao Velocitta com boa expectativa

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car: Thiago Camilo dá a volta por cima e vai ao Velocitta com boa expectativa
Vibra e Instituto Stock Car se unem no combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Vibra e Instituto Stock Car se unem no combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Vibra e Instituto Stock Car se unem no combate à violência sexual de crianças e adolescentes
Stock Car: Rubens Barrichello retorna ao Velocitta após ficar de fora da última etapa

Stock Car: Rubens Barrichello retorna ao Velocitta após ficar de fora da última etapa

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car: Rubens Barrichello retorna ao Velocitta após ficar de fora da última etapa
Morre Ricardo Di Loreto aos 81 anos; Stock Car lamenta falecimento

Morre Ricardo Di Loreto aos 81 anos; Stock Car lamenta falecimento

Stock Car
Stock Car
Morre Ricardo Di Loreto aos 81 anos; Stock Car lamenta falecimento

F1 - Alonso minimiza progresso da Ferrari: "Não estou muito preocupado"

De acordo com o espanhol, a equipe de Maranello também apresentou bons desempenhos em outras ocasiões, mas essa foi a primeira vez que conseguiu fazer um fim de semana limpo

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

No topo da classificação da Fórmula 1, as posições no grid variam de corrida para corrida, dependendo de como os carros se adaptam às características da pista e da rapidez com que uma equipe consegue entender completamente as atualizações trazidas de fim de semana para fim de semana.

Leia também:

Depois de mostrar um bom nível em termos de desempenho, não é nenhum mistério que se esperava algo mais da Aston Martin, cujo desempenho nos últimos GPs tem sido bastante irregular, quase o oposto da primeira parte do campeonato, onde a consistência foi seu ponto forte. O GP da Espanha representou o primeiro compromisso "vazio" para a equipe, que identificou a configuração errada no início do fim de semana como um dos motivos pelos quais não conseguiu se expressar como de costume.

A Áustria provavelmente decepcionou as expectativas, pois tanto na sprint quanto na corrida de domingo, a equipe britânica nunca pareceu capaz de acompanhar o ritmo da Ferrari, tendo que se contentar em vencer uma Mercedes ainda mais esforçada. Também pesou o azar na estratégia de corrida, já que Alonso tentou algo diferente taticamente, colocando pneus duros no início da corrida: a Aston Martin foi a única equipe de ponta a ter dois jogos de pneus duros e a intenção era estender o primeiro stint.

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

No entanto, a entrada do Safety Car Virtual mudou os cenários em jogo, levando o espanhol a entrar novamente, cancelando assim a vantagem inicial dos pneus: "Tentamos algo diferente. A estratégia alternativa era começar com o pneu duro, mas, obviamente, o Virtual Safety Car não ajudou e não nos permitiu estender o primeiro stint."

"Então, sim, a corrida foi neutralizada mais ou menos a partir daquele momento, e todos nós tínhamos os mesmos pneus até o final. E sim, terminamos mais ou menos no lugar que merecíamos. Fomos o sexto mais rápido e mantivemos o sexto lugar", explicou Alonso após a corrida, enfatizando o quão bem ou mal o AMR23 terminou a corrida em uma posição que refletia o potencial do carro nesse evento específico. O sexto lugar se transformou em quinto graças à penalidade imposta pelos comissários de bordo a Carlos Sainz após a corrida, culpado por exceder os limites da pista em seis ocasiões.

O asturiano se disse surpreso com a queda de desempenho em relação ao Canadá, que, do seu ponto de vista, poderia estar ligada às características da pista, fazendo uma comparação com o ano passado: "Seria bom entender [o motivo dessa queda]. Mesmo no ano passado, a Aston Martin foi a décima mais rápida na Áustria e a Haas foi muito rápida, largando em sexto e sétimo no ano passado. E a Haas tem sido muito boa novamente este ano."

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, Lando Norris, McLaren MCL60, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, Lando Norris, McLaren MCL60, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

"Portanto, há algumas semelhanças de uma temporada para a outra que parecem estar presentes em alguns circuitos. Portanto, acho que o fato de não termos nos saído bem aqui é um pouco específico da pista. Isso não significa que temos de aceitar o fato, porque não podemos chegar no próximo ano e ser lentos novamente. Mas acho que, entre as características da pista e as atualizações feitas pela Ferrari e pela McLaren, talvez tenhamos perdido um pouco de ritmo. Mas, sim, acho que cabe a nós entender por que temos mais dificuldades em alguns circuitos do que em outros", disse o espanhol.

Apesar do bom desempenho apresentado pela Ferrari, que tanto no Canadá quanto na Áustria mostrou sinais positivos, Alonso não estava muito preocupado. Ao longo da temporada, a equipe de Maranello sempre conseguiu ter um bom desempenho na classificação, mas falhou na corrida, ou não conseguiu maximizar o potencial em determinadas circunstâncias devido a vários problemas ou erros.

"Acho que a Ferrari foi muito rápida no Bahrein, estava no pódio até Leclerc ter um problema de bateria. Em Jeddah, eles se classificaram na primeira fila e tiveram uma penalidade de 10 posições. Desde então, mais ou menos, eles tiveram acidentes ou problemas no FP3 ou na classificação, ou bandeira vermelha em Miami, com Charles tentando a volta do Q3. Por isso, acho que eles foram muito rápidos durante toda a temporada, mas acho que é a primeira vez que eles têm um fim de semana juntos e foram um ou dois décimos mais rápidos do que nós, então não estou muito preocupado", explicou o piloto da Aston Martin.

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Hamilton detona fiasco com limites de pista na Áustria e cobra mudanças: "Isso não é automobilismo"
Próximo artigo F1: Mercedes e Red Bull disputam engenheiros de motor da Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros