F1: AlphaTauri terá novo nome em 2024 como parte de reformulação

Helmut Marko confirmou à imprensa austríaca que equipe terá laços mais estreitos com Red Bull Racing

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Nyck de Vries, AlphaTauri AT04

A AlphaTauri deve ter novo nome para a temporada de 2024 da Fórmula 1, como parte da reestruturação contínua da equipe sob a nova gestão da Red Bull, de acordo com Helmut Marko.

O futuro da equipe Faenza foi alvo de muita especulação no início do ano.

Leia também:

Isso se seguiu à morte do cofundador da Red Bull, Dietrich Mateschitz, no final de 2022, e à instalação de uma nova estrutura de liderança da empresa, enquanto a AlphaTauri lutava para se adaptar às regras do efeito solo.

No mês passado, no entanto, o consultor de automobilismo da Red Bull, Marko, confirmou que foi tomada a decisão de manter a AlphaTauri - que está em último lugar na classificação dos construtores - mas que o principal centro da operação se mudaria para o Reino Unido.

Isso permitirá que a equipe incremente sua sede de aerodinâmica em Bicester e permita uma maior colaboração com a atual campeã de construtores, a Red Bull, para melhorar a performance e economizar dinheiro.

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Marko disse sobre a equipe que venceu os GPs da Itália de 2008 e 2020: "A decisão foi tomada. A AlphaTauri permanecerá totalmente de propriedade da Red Bull e continuará a ser administrada como uma equipe júnior.

"A cooperação com a Red Bull Racing será mais próxima, também em termos de limite de custos e sinergias."

A AlphaTauri também está na fila para uma reestruturação administrativa, já que o chefe da equipe de longa data, Franz Tost, se afastará no final da campanha para ser substituído pelo respeitado diretor de corridas da Ferrari, Laurent Mekies.

Marko disse agora que esta extensa revisão se estenderá ao nome AlphaTauri. Falando ao Kleine Zeitung da Áustria, o dirigente de 80 anos explicou: “A AlphaTauri terá dois novos líderes em Laurent Mekies e Peter Bayer [secretário-geral da FIA] a partir de 2024.

“Haverá novos patrocinadores e também um novo nome. A orientação é clara: baseado na Red Bull Racing, até onde o regulamento permitir. Construções do tipo ‘faça-você-mesmo’ são o caminho errado.”

AlphaTauri anteriormente funcionou sob o nome de Toro Rosso entre 2006 e 2019. Sua reformulação da marca foi vista como uma forma de aumentar a conscientização da divisão de moda da Red Bull AlphaTauri.

Mas questões foram levantadas internamente pelo novo CEO da Red Bull, Oliver Mintzlaff, sobre o impacto limitado que a operação da F1 teve no aumento da exposição da marca.

Antes de uma mudança de nome, ainda há incerteza em torno do futuro imediato da formação de pilotos. O novato Nyck de Vries está sob pressão para manter seu lugar na etapa europeia do calendário após uma série de acidentes.

O campeão da Fórmula E e FIA F2 terminou atrás do companheiro de equipe Yuki Tsunoda em seis dos oito GPs disputados até agora nesta temporada.

VÍDEO: Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #236: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Influência de Newey na Red Bull vai (muito) além do design do carro; entenda
Próximo artigo F1 | "Verstappen seria o vencedor" se dividisse equipe com Hamilton, diz Windsor

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil