Fórmula 1 GP da Hungria

F1: Alpine anuncia saída de Laurent Rossi do cargo de CEO; ex-Ferrari será o sucessor

Segundo o comunicado da montadora, Rossi focará em projetos especiais da Alpine

Laurent Rossi, Alpine F1 Team CEO

O Grupo Renault anunciou nesta quinta-feira (20) a saída de Laurent Rossi do cargo de CEO da Alpine, coordenando as operações de carros de rua e do ramo desportivo da marca francesa, incluindo a equipe de Fórmula 1.

Rossi foi apontado para o cargo maior da marca de carros esportivos em janeiro de 2021. Sua função também incluía o gerenciamento geral da equipe de F1 e todo o braço desportivo da Alpine, que é parte do Grupo Renault.

Leia também:

Ele substituiu Cyril Abiteboul, que estava à frente da equipe Renault desde 2014, em meio a uma adaptação ruim da montadora francesa aos motores turbo híbrido 1,6L, sofrendo fortes críticas da Red Bull, quando o time austríaco era cliente.

Com a mudança no nome da equipe de Renault para Alpine no início da temporada 2021, Rossi delimitou um plano ambicioso de 100 GPs para tornar o time um candidato regular à briga por vitórias e títulos, que vence no próximo ano.

Apesar da vitória improvável de Esteban Ocon no GP da Hungria de 2021, a equipe só obteve mais um pódio desde então, com o próprio Ocon em Mônaco neste ano.

Em 2022, a Alpine foi elogiada por superar a McLaren no desenvolvimento e na briga pela quarta posição no Mundial de Construtores, e parecia a caminho de reduzir a diferença para Ferrari, Mercedes e Red Bull. Porém, o início ruim de temporada, com falta de confiabilidade e penalizações, derrubaram a Alpine para o sexto lugar no Mundial de Construtores.

Mais cedo neste ano, Rossi se tornou o centro das manchetes após uma entrevista com o canal francês Canal+, onde detonou o trabalho da equipe Alpine, chamando de "amadores". Devido às críticas, muitos acreditavam que o chefe Otmar Szafnauer estivesse próximo de perder seu cargo.

As críticas de Rossi destacavam a performance ruim da equipe no começo de 2023, além da perda dupla no mercado de pilotos do ano passado, com Fernando Alonso indo para a Aston Martin e Oscar Piastri assinando com a McLaren.

Mas agora foi revelado que é Rossi quem foi removido do cargo, com a marca afirmando que ele "focará em projetos especiais ligados à transformação do Grupo". O sucessor de Rossi será Philippe Krief, ex-diretor técnico da Alfa Romeo e chefe de engenharia da Ferrari.

Krief, que se uniu à marca francesa em março, seguirá em sua função como vice-presidente de engenharia e performance de produto até segundo aviso, reportando ao CEO do Grupo Renault Luca de Meo.

De Meo disse: "Quero agradecer a Laurent por seu comprometimento ao longo dos últimos dois anos na Alpine. Laurent delimitou uma estratégia clara e ambiciosa para a marca. Ele colocou a Alpine na melhor posição possível para atingir seus objetivos de longo prazo".

"A Alpine está agora pronta para entrar em uma nova fase de seu desenvolvimento, tornando-se uma marca do futuro, que levará a Alpine a novas alturas".

Essa mudança no topo vem logo após a Alpine confirmar uma reestruturação em seu gerenciamento do departamento desportivo, com Bruno Famin, chefe de motores da Renault para a F1, sendo promovido à vice-presidência da Alpine Motorsports. Ele respondia diretamente para Rossi, enquanto Szafnauer trabalharia abaixo de Famin.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #239 – O que esperar de Ricciardo em retorno à F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Hamilton: “Pobre” De Vries demitido mostra “como a Red Bull funciona”
Próximo artigo F1 - Ricciardo acredita em 'volta por cima' de De Vries, mas pondera: "Ele é maduro o suficiente para entender"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil