Fórmula 1 GP da Hungria

Verstappen "nem está forçando" e seria imbatível mesmo com Hamilton ou Alonso no mesmo carro, diz ex-F1

Espanhol Jaime Alguersuari analisou o papel da criação de Verstappen para a criação do piloto

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, 2nd position, Adrian Newey, Chief Technology Officer, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Lewis Hamilton, Mercedes-AMG, 3rd position, on the podium

Max Verstappen vive o auge de seu domínio na Fórmula 1. Com apenas 10 das 22 corridas da temporada 2023, o holandês já encaminha a passos largos seu tricampeonato, consolidando a nova era Red Bull na modalidade.

E para o ex-F1 Jaime Alguersuari, o holandês vive um momento tão positivo que ele sequer força com o carro, e que seria imbatível sob qualquer condição, mesmo se corresse ao lado de Lewis Hamilton ou de Fernando Alonso.

Leia também:

Participando do podcast oficial da Sky Sports F1, Alguersuari, que correu pela Toro Rosso entre 2009 e 2011, falou sobre a evolução de Verstappen ao longo dos anos.

"Para entender sua performance, seu status atual, temos que voltar aos dias de kart. Porque tudo acontece por um motivo. E Max tem um talento especial. Ele nasceu com isso. Mas só o talento não basta. Para ser o melhor piloto do mundo o talento não é suficiente, você precisa lapidá-lo, você precisa trabalhar, bastante".

"E Max tem algo que ninguém mais tem. Ele teve uma preparação e uma educação que ninguém mais teve. Uma preparação rígida desde os dias do kart. Ele estava em Genk [kartódromo] testando mais que qualquer um com pneus slick, de chuva, correndo e correndo".

O ex-piloto ainda falou sobre o papel de Jos Verstappen nesse processo e como isso se compara à realidade na Red Bull, situando sua passagem pela Toro Rosso.

"Seu pai estava muito envolvido em seu programa no kart, ajustando os motores, indo com tudo com uma mentalidade muito rígida e de altíssimo nível. Vencer não era suficiente. E, se você parar para olhar, é uma mentalidade similar à da Red Bull, de sua academia".

"O que aconteceu quando eu estava na Toro Rosso, pontuando e batendo Michael Schumacher, fazendo seis pontos por corrida ao terminar em sétimo, oitavo... Isso era como uma vitória para nós. Não era suficiente para eles. Todos ao meu redor estavam felizes, a imprensa também, mesmo outras equipes estavam nos parabenizando, mas Helmut não..."

"Era apenas ok, 'é isso que esperamos de você'. Então essa é a mentalidade de Jos e Max. E eu corri apenas uma vez contra Max, na Copa do Mundo de Kart no Bahrein, onde ele venceu e eu terminei em nono. Era meu retorno às pistas, eu fiz aquilo apenas para treinar, então não era um profissional, mas senti que fui bem porque o top 10 era uma conquista para mim".

Para Alguersuari, tudo que Verstappen viveu nessa fase corresponde ao que o holandês vive hoje, inclusive com o espanhol acreditando que o bicampeão seja imbatível no momento.

"Então, se você quer analisar o que Max está fazendo agora, é algo que vem de muitos e muitos anos. Era um programa que não acabava nunca... Estava ali em sua cabeça, com teste em cima de teste, corrida em cima de corrida, sem parar".

"Isso funcionou. Ninguém bate ele. Ele está em um estado incrível. Tudo parece fácil. Ele nem está forçando. Claro, o carro é rápido, mas tenho certeza de que, se você colocar Lewis ou Fernando no carro, quem quer que seja, não vão batê-lo".

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #239 – O que esperar de Ricciardo em retorno à F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Verstappen declara torcida por Ricciardo na Red Bull: "Nunca quis que ele saísse"
Próximo artigo F1 - Hamilton: “Pobre” De Vries demitido mostra “como a Red Bull funciona”

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil