Recomendado para você

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro
F1: Organizadores do GP em Madri negam rumores de cancelamento da etapa

F1: Organizadores do GP em Madri negam rumores de cancelamento da etapa

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Organizadores do GP em Madri negam rumores de cancelamento da etapa
F1: Verstappen pode manter o #1 mesmo se não for campeão em 2025?

F1: Verstappen pode manter o #1 mesmo se não for campeão em 2025?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Verstappen pode manter o #1 mesmo se não for campeão em 2025?

F1: Após protesto da Haas, Alonso é punido e perde pontos conquistados em Austin; Alpine entra com recurso

Equipe francesa questiona fato de comissários terem acatado protesto que foi protocolado após o prazo determinado pelo regulamento

Fernando Alonso, Alpine A522

Fernando Alonso recebeu uma punição de tempo e saiu fora da zona de pontos no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 após os comissários acatarem um protesto da Haas sobre a Alpine danificada do bicampeão.

O espanhol terminou a prova em sétimo, mesmo se envolvendo em um grande acidente com Lance Stroll da Aston Martin, que fez seu carro sair do chão. Alonso voltou aos boxes mas conseguiu retornar à corrida com uma nova asa dianteira.

Leia também:

O problema é que seu espelho direito estava visivelmente solto, antes de se separar do carro nas voltas finais. No documento oficializando o protesto, a Haas argumentou que o carro de Alonso não era seguro por conta da peça solta, algo que foi acatado pelos comissários e a direção técnica da FIA.

Jo Bauer, delegado técnico da FIA, disse que "um espelho solto é perigoso, e poderia acertar outro piloto, causando danos", tornando-o inseguro. Essa visão foi corroborada por Nikolas Tombazis, chefe da área técnica da FIA.

Com isso, Alonso foi punido com um stop and go de 10 segundos após a corrida, que foi convertida em uma penalização de 30 segundos, derrubando o espanhol para 15º.

Com isso, Sebastian Vettel, Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon subiram posições dentro da zona de pontos.

Fernando Alonso, Alpine A522

Fernando Alonso, Alpine A522

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Posteriormente, surgiu a informação de que a Haas havia entrado em contato com a direção de prova duas vezes durante a corrida para questionar o caso de Alonso, mas sem resposta de Niels Wittich.

No documento, os comissários disseram ter ficado "profundamente preocupados com o fato do carro 14 não ter recebido a bandeira preta e laranja, ou pelo menos uma chamada para retificar a situação, apesar de dois contatos da parte da Haas com a direção de prova".

Eles ainda rejeitaram o argumento da Alpine com exemplos como Suzuka 2019, quando dois carros estavam na pista com espelhos soltos, dizendo que era responsabilidade da equipe garantir a segurança dos veículos.

A Haas também protestou a asa dianteira de Sergio Pérez, mas esse caso foi deixado de lado, garantindo o P4 do mexicano. Segundo a Haas, o carro de Checo não era seguro pela parte solta da asa, mas a Red Bull enviou uma foto da asa para Bauer, que julgou satisfatório.

A Alpine não deve deixar a história morrer, confirmando que entrará oficialmente com um protesto contra a penalidade. Em comunicado, a equipe disse que "agiu de forma justa, julgando que o carro seguia estruturalmente seguro" após a batida de Alonso.

"A FIA tem o direito de dar a bandeira preta e laranja para um carro durante a corrida caso consideram inseguro e, nesta ocasião, eles analisaram o carro e decidiram não tomar tal ação. Além disso, após a corrida, o delegado técnico considerou o carro legal".

A Alpine também disse em seu comunicado que, "devido ao protesto ter sido protocolado 24 minutos após o prazo, não deveria ter sido aceito e, portanto, a penalidade deveria ser considerada inválida".

"Como resultado disso, a equipe protestou a admissibilidade do protesto original da Haas".

Artigo anterior F1: Por incidente com Alonso, Stroll é punido com três posições no grid para GP do México
Próximo artigo F1: Pérez confirma que danos na asa custaram rendimento em Austin

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros