F1: Aposentadoria de Raikkonen aquece mercado de pilotos; entenda

Saída do finlandês abre vaga na Alfa Romeo, que especula nomes como Bottas, Albon e de Vries e espera, junto a Williams, definição da Mercedes sobre Russell

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C41, and Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21, practice their race start procedures at the end of FP3

Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C41, and Sebastian Vettel, Aston Martin AMR21, practice their race start procedures at the end of FP3

Glenn Dunbar / Motorsport Images

A Fórmula 1 está em época de movimentação no mercado de pilotos e ficou mais quente com o anúncio de aposentadoria de Kimi Raikkonen, que abre uma vaga na Alfa Romeo. Desde a pausa de agosto, há rumores de mudanças na equipe suíça e em mais duas: MercedesWilliams. A primeira é peça fundamental, pois a disputa pelo segundo assento entre Valtteri Bottas e George Russell influencia nas outras, que especulam o finlandês e outros nomes como Alexander Albon e Nyck de Vries.

O atual companheiro de Lewis Hamilton não faz uma temporada satisfatória, ou ao menos suficiente para a escuderia alemã no duelo com a Red Bull. Após anos de domínio, com destaque para 2019 e 2020, a rival austríaca apareceu forte em 2021 e, com isso, a necessidade de uma dupla constante é clara.

Leia também:

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, já declarou que fizeram a decisão sobre a formação do próximo ano, tempo depois de ter afirmado que a disputa era entre Bottas e Russell. O britânico conquistou recentemente um segundo lugar com a Williams, é piloto júnior do time e a expectativa é de um anúncio durante o fim de semana do GP da Holanda. Caso seja concretizado, o provável destino do finlandês é a Alfa Romeo.

Frederic Vasseur, mandatário da equipe suíça, já trabalhou com Valtteri na Fórmula 3, pela ART. Segundo informações do site Racefans, o contrato entre as partes já teria sido assinado e a confirmação seria divulgada no GP da Itália, que começa no dia 10 de setembro. Essa movimentação é fundamental no mercado, pois mexe com o futuro de Albon e De Vries.

O tailandês, ex-piloto da Red Bull e atual reserva, foi oferecido pela equipe austríaca à Alfa Romeo e Williams, em uma tentativa de Christian Horner e Helmut Marko de acharem uma vaga. A primeira parece improvável, devido à recente aproximação entre Sauber e Mercedes. A marca, que gerencia o time, negocia um contrato de motores com a montadora alemã e, com isso, os pilotos que fazem parte de algum projeto da fabricante devem ganhar terreno. É o caso de de Vries, campeão da Fórmula E pela escuderia.

Raikkonen anunciou aposentadoria ao final da atual temporada e Antonio Giovinazzi tem poucas chances de renovar, ainda mais caso a mudança das unidades de potência se confirme, pois mudaria a influência da Ferrari na Alfa, a qual o italiano já fez testes e foi piloto reserva. Com isso, a equipe ficaria com duas vagas disponíveis e com boas chances de serem ocupadas por Bottas e de Vries. Se optar por seguir recrutando os talentos de Maranello, Robert Shwartzman e Callum Ilott, da academia de pilotos, surgem no radar.

Restaria apenas a Williams definir sua dupla. Nicholas Latifi ainda não renovou seu contrato, mas como o patrocínio do canadense é importante fator financeiro e ele apresentou bons resultados nas últimas corridas, não seria simples para a escuderia dispensá-lo. Albon é o candidato mais provável, mas Stoffel Vandoorne, também piloto da Mercedes na Fórmula E, Guanyu Zhou, dono do maior aporte financeiro (cerca de US$ 40 milhões) segundo o Motorsport.com, e nomes experientes como Nico Hulkenberg e Daniil Kvyat correm por fora.

EXCLUSIVO: Engenheiro BRASILEIRO de RAIKKONEN revela SEGREDOS e diz que é o MAIS LIMPO que já viu

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: GP da Bélgica foi o maior fiasco da história da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: Engenheiro brasileiro de Raikkonen revela segredos e diz que é o piloto mais limpo que já viu
Próximo artigo F1 - Verstappen: Russell tornaria as coisas " muito difíceis" para Hamilton na Mercedes

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil