F1 aprova redução do teto de gastos e regras para GPs com portões fechados
Categoria máxima do automobilismo mundial tem novas regras aprovadas para 2020 e além

O Conselho Mundial de Automobilismo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou formalmente uma série de mudanças nos regulamentos da Fórmula 1 para a temporada 2020 e além.
Como esperado, a mudança mais significativa é a confirmação do novo teto de gastos, que começará em 2021. Ele será fixado em US $ 145 milhões no primeiro ano (cerca de 765 milhões de reais), US $ 140 milhões em 2022 (aproximadamente 738 milhões de reais) e depois cairá para US $ 130 milhões (por volta de 686 milhões de reais) nos próximos três anos, com base em um temporada de 21 corridas.
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Outro aspecto importante diz respeito às corridas com portões fechados. As equipes estarão autorizadas a levar apenas 80 pessoas para cada prova, das quais 60 podem estar em funções operacionais.
Os seguintes regulamentos técnicos também foram confirmados:
- Congelamento de uma grande lista de componentes entre 2020 e 2021. A lista inclui chassi, câmbio, vários componentes mecânicos e estruturas de impacto. Um sistema de token foi desenvolvido para permitir um número muito limitado de modificações, de acordo com as necessidades específicas dos concorrentes.
- Para 2020, limitações às atualizações da unidade de potência.
- Para 2021, simplificação do assoalho à frente dos pneus traseiros, a fim de moderar o aumento do downforce entre 2020 e 2021.
- Para 2021, aumento mínimo de massa para 749 kg.
Os seguintes regulamentos esportivos também foram confirmados:
- Para 2020, protocolos para eventos com portões "fechados" e "abertos" e a estrutura regulatória relevante para cada um (por exemplo, pessoal no paddock).
- Para 2020, várias atualizações relacionadas aos regulamentos de pneus, com disposições para permitir o teste de pneus durante o Treino Livre 2, caso seja necessário aprovar uma nova especificação de pneu da Pirelli e o uso prolongado de pneus P140 no caso de um Treino Livre molhado na 1ª sessão prática.
- Para 2020, uma redução nos testes aerodinâmicos e de unidade de potência por razões de custo.
- Para 2021, uma redução adicional nos testes aerodinâmicos e a introdução de uma ponderação entre a posição do campeonato e as limitações dos testes. A ponderação será linear nas dez primeiras posições.
- Para 2022, foram estabelecidos vários aspectos específicos dos regulamentos, incluindo toque de recolher, componentes de número restrito, fiscalização e prescrições de parque fechado. Esses regulamentos funcionam como um pacote juntamente com os Regulamentos Técnicos de 2022 que foram aprovados pelo Conselho Mundial em 30 de março de 2020 e farão parte de um processo contínuo de revisão e aprimoramento ao longo de 2020 e 2021.
Além do teto de gastos, foram feitas as seguintes alterações nos regulamentos financeiros de 2021:
- Aumento do limite de exclusão de bônus de final de ano para resultados esportivos excepcionais de US $ 10 milhões para US $ 12 milhões e encargos sociais por bônus de final de ano.
- O limite para o cálculo da exclusão de encargos sociais sobre o salário pago ao pessoal caiu de 15% para 13,8%.
- Custos para entretenimento da equipe limitados a US $ 1 milhão.
- Bem-estar dos funcionários: exclusão dos custos de programas médicos (por exemplo, vacinação, exames oftalmológicos, exames auditivos) disponibilizados a todos os funcionários relevantes.
- Custos de sustentabilidade em iniciativas ambientais.
- Maternidade / paternidade / licença parental compartilhada / adoção, exclusão por custos salariais.
- Licença por doença e licença médica de longa duração: exclusão de custos salariais.
- Projetos realizados para auxiliar a FIA.
Além disso, a FIA abordou a questão controversa das equipes que fornecem componentes aos parceiros.
A FIA observa: simultaneamente com essas alterações na regulamentação, os Valores Nocionais para Componentes Transferíveis foram definidos pela FIA para 2021, o que é de importância crescente, considerando o nível reduzido do teto orçamentário. Reafirmou-se que o conceito de Valores Nocionais (sujeito à sua configuração correta e justa) diz respeito ao seguinte:
- Permite que equipes menores evitem a necessidade de estabelecer e manter a capacidade de projetar, desenvolver e fabricar as peças que foram designadas como componentes transferíveis.
- Impedimento da inversão (uma equipe pequena fornecendo uma equipe grande para contornar as restrições do limite orçamentário).
- Permite que pequenas equipes façam economias genuínas.
Novo regulamento técnico da Fórmula 1 impacta o design dos carros
Além da questão financeira, a categoria máxima do automobilismo terá mudanças nos regulamentos técnicos, o que impacta na aerodinâmica - e no design - dos carros. Estes ficarão mais simples e terão o retorno do efeito solo, que 'gruda' o monoposto ao chão e facilita as ultrapassagens. Tendo isso em vista, a própria F1, além de McLaren, Williams e Renault, lançaram esboços das versões de suas máquinas futuras. Confira na galeria abaixo:
McLaren

Foto de: McLaren
McLaren

Foto de: McLaren
McLaren

Foto de: McLaren
McLaren

Foto de: McLaren
Williams

Foto de: Williams
Williams

Foto de: Williams
Williams

Foto de: Williams
Renault

Foto de: Renault F1
Renault

Foto de: Renault F1
Renault

Foto de: Renault F1
F1

Foto de: Formula 1
F1

Foto de: Formula 1
F1

Foto de: Formula 1
F1

Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
F1

Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
F1

Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
F1

Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
F1

Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
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Foto de: Formula 1
F1

Foto de: Formula 1
F1

Foto de: Giorgio Piola
F1

Foto de: Scott Mitchell

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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Adam Cooper |