F1: Bahrein concreta bueiros problemáticos antes do fim de semana

Além de obra, foram reiteradas quais curvas terão atenção especial com limites de pista

Drainage and kerb modification detail, to rectify problems from pre-season testing

Mark Sutton / Motorsport Images

O circuito do Bahrein deu continuidade ao plano proposto para encher os bueiros com concreto após os carros da Fórmula 1 atingirem os drenos durante os testes de pré-temporada.

Conforme relatado pelo Motorsport.com, o plano para vedar os ralos foi proposto pelas partes interessadas da F1 no último dia dos testes de três dias na semana passada.

Leia também:

Os testes foram fortemente interrompidos quando uma tampa de drenagem perto da curva 11 do Bahrein foi forçada a se soltar.

Em um comunicado, a FIA revelou agora que “após os incidentes nas sessões de testes de pré-temporada da semana passada, foram realizadas obras de reparação, incluindo o preenchimento de drenos com concreto”.

Isso significa que os pilotos não serão obrigados a alterar suas linhas na curva 11, onde eles estão derrapando para a direita para começar a virar para a longa, extensa e ascendente curva para a esquerda.

Seguir esta linha mantém os pilotos dentro dos limites da pista, uma vez que as suas rodas permanecem dentro da linha branca que define a borda da pista, mas permite-lhes manter uma velocidade mais elevada e proteger os seus pneus graças ao aumento do ângulo de curva.

As obras de concretagem também ocorreram em “uma área adicional em torno da Curva 7”, de acordo com o comunicado da FIA.

Trabalhos extras de soldagem também foram realizados em outras tampas de bueiros ao redor da pista, onde os carros e seus poderosos pisos com efeito de solo, que podem forçar o metal a se soltar, atravessam os respectivos drenos e zebras com menos frequência.

O trabalho na curva 7 no Bahrein diz respeito ao traçado que sai da curva rápida para a esquerda, onde os carros muitas vezes vão de lado onde há uma linha com tampas de bueiros que podem ser impactadas pela exposição repetida a as forças de efeito solo dos carros.

Marshalls and Race control work to fix a loose drain cover

Marshalls and Race control work to fix a loose drain cover

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

O plano de enchimento de concreto foi possível porque não há previsão de chuva que possa impactar o fim de semana de corrida da F1, como ocorreu dramaticamente durante os testes de pré-temporada do Bahrein para os campeonatos de Fórmula 2 e Fórmula 3, no início de fevereiro.

Nas notas do evento do diretor de corridas da F1, Niels Wittich, lembram às equipes e pilotos que “de acordo com as disposições do Artigo 33.3, as linhas brancas definem as bordas da pista” e “durante a classificação e a corrida, cada vez que um piloto não conseguir permanecer dentro dos limites da pista, isso resultará na invalidação do tempo da volta pelos comissários”.

Para a corrida do Bahrein, isso significa que a linha na curva 4 da pista mudará em comparação aos testes, já que a instrução acima proíbe o traçado tomado durante os testes, quando os pilotos passavam além da linha branca na saída da curva.

Especificamente para o Bahrein, a nota de Wittich acrescenta ainda, “cada vez que um piloto não respeitar os limites da pista na entrada ou saída da curva 15 [a curva final], resultará na invalidação desse tempo de volta e do tempo de volta imediatamente seguinte pelos comissários”.

RICO PENTEADO analisa PRÉ-TEMPORADA no Bahrein e diz se teremos novo PASSEIO da Red Bull na F1 2024

O que a F1 pode fazer para que o domínio de Max não seja desinteressante?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horner está a caminho do Bahrein em meio à expectativa sobre resultado da investigação
Próximo artigo F1: Mercedes deu a Hamilton contrato curto para não correr risco de perder Kimi Antonelli

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil