Recomendado para você

F1: Verstappen ficou "impressionado" com novo motor da Red Bull, afirma diretor técnico

F1: Verstappen ficou "impressionado" com novo motor da Red Bull, afirma diretor técnico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Verstappen ficou "impressionado" com novo motor da Red Bull, afirma diretor técnico
F1 - Binotto: "O mais rápido não vencerá imediatamente" em 2026

F1 - Binotto: "O mais rápido não vencerá imediatamente" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Binotto: "O mais rápido não vencerá imediatamente" em 2026
F1: Button defende vitória de Verstappen em Las Vegas, mas minimiza chances ao título

F1: Button defende vitória de Verstappen em Las Vegas, mas minimiza chances ao título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Button defende vitória de Verstappen em Las Vegas, mas minimiza chances ao título
F1: Verstappen promete ir para o 'tudo ou nada' em Las Vegas

F1: Verstappen promete ir para o 'tudo ou nada' em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Verstappen promete ir para o 'tudo ou nada' em Las Vegas
F1 - Vettel: Conversas sobre cargo de chefia na Red Bull "não deram em nada"

F1 - Vettel: Conversas sobre cargo de chefia na Red Bull "não deram em nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Vettel: Conversas sobre cargo de chefia na Red Bull "não deram em nada"
Audi, Ferrari, Red Bull: Veja quando os carros da F1 2026 serão revelados

Audi, Ferrari, Red Bull: Veja quando os carros da F1 2026 serão revelados

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi, Ferrari, Red Bull: Veja quando os carros da F1 2026 serão revelados
VÍDEO: Las Vegas fica em alerta após enchentes na semana da corrida de F1

VÍDEO: Las Vegas fica em alerta após enchentes na semana da corrida de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
VÍDEO: Las Vegas fica em alerta após enchentes na semana da corrida de F1
Stock Car: Barrichello correrá pela Scuderia Bandeiras em 2026

Stock Car: Barrichello correrá pela Scuderia Bandeiras em 2026

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Barrichello correrá pela Scuderia Bandeiras em 2026

F1: Batida de Sainz em Ímola revela "segredos" do assoalho da Ferrari; entenda

Na nova era técnica da F1, o assoalho se torna uma das áreas mais importantes do carro, devido ao retorno do efeito solo

Marshals load the car of Carlos Sainz Jr., Ferrari F1-75, onto a truck

O acidente de Carlos Sainz na classificação para o GP da Emilia Romagna de Fórmula 1 permitiu ao fotógrafo Mark Sutton revelar os segredos da Ferrari F1-75 enquanto estava sendo carregada pelo guincho.

As imagens mostram alguns detalhes que a equipe tentava manter escondida da competição. É interessante notas o desenho inferior do bico, que simula a presença de palhetas giratórias, proibidas pelo regulamento deste ano.

Leia também:

É interessante notar que essa proibição sob o bico e o interior do corpo aguçou a imaginação do time de aerodinâmica em Maranello, que acharam adequado projetar a parte inferior do bico com uma quilha que fica próximo às câmaras, justamente para "simular" a função dos desviadores de fluxo que estavam presentes até o ano passado.

Ferrari F1-75: ecco la rossa vista dal di sotto che mostra i suoi segreti gelosamente tenuti nascosti

Ferrari F1-75: ecco la rossa vista dal di sotto che mostra i suoi segreti gelosamente tenuti nascosti

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

O desenho inferior do quadro usa uma forma de lágrima na lateral, na qual é possível observar a tendência do assoalho com dois túneis Venturi, que servem para produzir quase 60% do downforce do carro. 

A imagem mostra qual foi a filosofia adotada pela Ferrari ao dispor os quatro transportadores de fluxo permitidos pelo regulamento inseridos sobre a borda dos túneis, para maximizar a vazão, garantindo um bom enchimento de ar.

Ferrari F1-75: il flap sopra lo splitter anteriore e la forma del telaio a ogiva visto da sotto

Ferrari F1-75: il flap sopra lo splitter anteriore e la forma del telaio a ogiva visto da sotto

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Em detalhe, a aba adicional acima do divisor dianteiro também não é algo único, sendo uma solução copiada pela Aston Martin em Ímola, algo que também foi adotado pela Red Bull.

A expansão do fluxo graças ao extrator é marcante na traseira: ter uma caixa de câmbio muito estreita permitir que o carro tivesse túneis muito largos perto do "cotovelo", depois que o túnel se transforma no difusor.

Ferrari F1-75: ecco l'estrattore visto dal basso

Ferrari F1-75: ecco l'estrattore visto dal basso

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

No fim da placa de madeira, é possível ver três pequenos geradores de vórtices de cada lado, que são usados para a turbulência do ar na área central.

VÍDEO: Como definir a 'draga' de Hamilton no começo da F1 2022?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast debate GP da Emilia Romagna, com vitória dominante de Verstappen

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Russell revela que porpoising extremo causa dores nas costas e no peito: "Não é sustentável"
Próximo artigo F1: Rosberg acredita que Wolff é o "homem certo" para lidar com crise na Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros