F1: Batida de Sainz em Ímola revela "segredos" do assoalho da Ferrari; entenda
Na nova era técnica da F1, o assoalho se torna uma das áreas mais importantes do carro, devido ao retorno do efeito solo
O acidente de Carlos Sainz na classificação para o GP da Emilia Romagna de Fórmula 1 permitiu ao fotógrafo Mark Sutton revelar os segredos da Ferrari F1-75 enquanto estava sendo carregada pelo guincho.
As imagens mostram alguns detalhes que a equipe tentava manter escondida da competição. É interessante notas o desenho inferior do bico, que simula a presença de palhetas giratórias, proibidas pelo regulamento deste ano.
É interessante notar que essa proibição sob o bico e o interior do corpo aguçou a imaginação do time de aerodinâmica em Maranello, que acharam adequado projetar a parte inferior do bico com uma quilha que fica próximo às câmaras, justamente para "simular" a função dos desviadores de fluxo que estavam presentes até o ano passado.
Ferrari F1-75: ecco la rossa vista dal di sotto che mostra i suoi segreti gelosamente tenuti nascosti
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
O desenho inferior do quadro usa uma forma de lágrima na lateral, na qual é possível observar a tendência do assoalho com dois túneis Venturi, que servem para produzir quase 60% do downforce do carro.
A imagem mostra qual foi a filosofia adotada pela Ferrari ao dispor os quatro transportadores de fluxo permitidos pelo regulamento inseridos sobre a borda dos túneis, para maximizar a vazão, garantindo um bom enchimento de ar.
Ferrari F1-75: il flap sopra lo splitter anteriore e la forma del telaio a ogiva visto da sotto
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Em detalhe, a aba adicional acima do divisor dianteiro também não é algo único, sendo uma solução copiada pela Aston Martin em Ímola, algo que também foi adotado pela Red Bull.
A expansão do fluxo graças ao extrator é marcante na traseira: ter uma caixa de câmbio muito estreita permitir que o carro tivesse túneis muito largos perto do "cotovelo", depois que o túnel se transforma no difusor.
Ferrari F1-75: ecco l'estrattore visto dal basso
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
No fim da placa de madeira, é possível ver três pequenos geradores de vórtices de cada lado, que são usados para a turbulência do ar na área central.
VÍDEO: Como definir a 'draga' de Hamilton no começo da F1 2022?
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast debate GP da Emilia Romagna, com vitória dominante de Verstappen
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.