Recomendado para você

F1 - Norris responde às vaias do GP do México: "ignoro tudo isso"

F1 - Norris responde às vaias do GP do México: "ignoro tudo isso"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris responde às vaias do GP do México: "ignoro tudo isso"
F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz

F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz
F1: Piastri fala de corrida de aprendizado e falta de adaptação à nova pilotagem

F1: Piastri fala de corrida de aprendizado e falta de adaptação à nova pilotagem

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri fala de corrida de aprendizado e falta de adaptação à nova pilotagem
F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título

F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título
NASCAR Cup: Byron faz grande prova, vence em Martinsville e se garante na final; Larson também se classifica

NASCAR Cup: Byron faz grande prova, vence em Martinsville e se garante na final; Larson também se classifica

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Martinsville II
NASCAR Cup: Byron faz grande prova, vence em Martinsville e se garante na final; Larson também se classifica
F1: Bortoleto celebra ponto no GP do México após classificação ruim

F1: Bortoleto celebra ponto no GP do México após classificação ruim

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto celebra ponto no GP do México após classificação ruim
F1: Norris reassume liderança e tem um ponto de vantagem sobre Piastri; veja tabela do campeonato após México

F1: Norris reassume liderança e tem um ponto de vantagem sobre Piastri; veja tabela do campeonato após México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris reassume liderança e tem um ponto de vantagem sobre Piastri; veja tabela do campeonato após México
F1: Norris vence, Verstappen termina em 3° e Bortoleto 'belisca' 10° no México; veja resultado final

F1: Norris vence, Verstappen termina em 3° e Bortoleto 'belisca' 10° no México; veja resultado final

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris vence, Verstappen termina em 3° e Bortoleto 'belisca' 10° no México; veja resultado final

F1 - Bortoleto analisa GP de Singapura: "Alguns dias serão bons e outros serão difíceis"

Brasileiro da Sauber terminou em 17º na corrida de rua em Marina Bay

Gabriel Bortoleto sofreu no GP de Singapura de Fórmula 1 e terminou em 17º, depois de ter problemas com pneus e com uma 'panca' de Lance Stroll, da Aston Martin, na asa dianteira durante a largada, além da volta interrompida por bandeira amarela durante o Q1 do treino classificatório. O brasileiro da Sauber avaliou a "difícil" corrida em Marina Bay e destacou o que pode melhorar para o último quarto de temporada.

Leia também:

Sobre a parada antecipada e demorada, em parte pela troca da asa dianteira, Gabriel apontou que foi o 'início' dos problemas na corrida em Singapura. 

"Acho que fui prejudicado um pouco pelos dois [pneus e asa]", começou. "O motivo da parada, acredito que foi primeiro para trocar os pneus porque queríamos fazer nossa parada mais cedo, talvez pensamos que os pneus não iam degradar tanto como hoje. Mas sim, também tivemos que trocar a asa dianteira, então perdemos muito tempo por volta aí e a corrida meio que se perdeu depois disso".

Questionado sobre a perda de posições no final da corrida, por causa dos pneus desgastados, Bortoleto destacou a falta de dados pelas batidas durante o TL1 e TL2: "É frustrante porque, enfim, já era", lamentou. "Acho que precisamos revisar e entender nossa posição e quantas voltas conseguimos fazer com cada pneu".

"E hoje, obviamente, não tínhamos tantos dados para entender a corrida – porque no TL1 e TL2 houve algumas bandeiras vermelhas aqui e ali, então ninguém conseguiu fazer um stint longo de verdade. Então, talvez esperássemos conseguir fazer mais voltas com cada pneu do que realmente pudemos".

Sobre a volta frustada na classificação e como a performance no quali é determinante para corrida, especialmente em Singapura, o brasileiro da Sauber disse que foi uma questão de 'má-sorte'.

"Acho que primeiro tivemos azar ontem com a bandeira amarela. Tiveram pilotos que perderam menos tempo que eu – eu decidi tirar um pouco o pé para garantir, para não levar nenhum tipo de punição, e nem tirei tanto assim, foi só uma levantada [de pé] normal".

"E aí, obviamente, com aquela volta eu melhorei meu melhor tempo, mas fiquei fora do Q2 por cerca de meio décimo e acho que realmente tínhamos ritmo para passar ao Q3. Senti que o Nico tinha ficado em 11º e estávamos muito próximos. Acho que no meu primeiro jogo de pneus fui muito forte na classificação e só no segundo jogo, quando peguei a bandeira amarela, não consegui marcar uma volta boa".

"Acho que muitos resultados nessas corridas de F1 são definidos na classificação, especialmente em corridas como Singapura, que é muito difícil ultrapassar". 

Depois do resultado abaixo do esperado em Marina Bay, o piloto brasileiro revelou as expectativas para o restante da temporada e destacou que ele terá alguns GPs bons e outros difíceis.

"Quero voltar a pontuar, quero voltar a estar entre os 10 primeiros brigando por essas posições. Sinto que é onde merecemos estar e onde temos ritmo para estar. Só precisamos acertar as coisas e aplicar tudo na classificação e depois entender muito bem o que fazer na corrida. Infelizmente, hoje não foi o dia, mas isso é correr, alguns fins de semana vão ser muito bons e outros serão difíceis".

Sobre desafio físico de Singapura, uma das mais exigentes do calendário, Bortoleto disse que não pareceu tão difícil assim, mas que o colete refrigerado pode ter ajudado.

"Foi físico, mas eu esperava mais, para ser sincero. Não sei se o colete refrigerado teve algo a ver com isso – mas todo mundo falava que seria a corrida mais difícil do ano e, sei lá, não pareceu tanto assim. Mas foi difícil, sim". 

Já sobre uso do colete refrigerado, o piloto da Sauber comentou a performance da nova solução da FIA durante a corrida: "Acho que é obrigatório para todos usarem, e se você decide ligar ou desligar, é problema seu. Eu liguei nos primeiros 10-15 voltas e depois disso o colete fica bem quente, então é melhor desligar.  Mas pelo menos você fica fresco por 15 voltas".

Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Piastri volta atrás após 'explosão' no rádio por toque de Norris em Singapura
Próximo artigo F1: Hamilton é punido após GP de Singapura; entenda motivo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros