Recomendado para você

O que a Mercedes aprendeu com os fracassos anteriores na F1 para 2026

O que a Mercedes aprendeu com os fracassos anteriores na F1 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
O que a Mercedes aprendeu com os fracassos anteriores na F1 para 2026
Tela da MotoGP mostra números de Diogo Moreira e Toprak para 2026

Tela da MotoGP mostra números de Diogo Moreira e Toprak para 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Tela da MotoGP mostra números de Diogo Moreira e Toprak para 2026
F1 e Pirelli confirmam stints obrigatórios de 25 voltas no GP do Catar

F1 e Pirelli confirmam stints obrigatórios de 25 voltas no GP do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 e Pirelli confirmam stints obrigatórios de 25 voltas no GP do Catar
F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc

F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Steiner critica presidente da Ferrari por "má liderança" após reclamações sobre Hamilton e Leclerc
Verstappen revela possível rumo da carreira se não tivesse ido à F1

Verstappen revela possível rumo da carreira se não tivesse ido à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Verstappen revela possível rumo da carreira se não tivesse ido à F1
Com 7º lugar em Valência, Honda sobe no sistema de concessões da MotoGP e 'perde vantagens' para 2026

Com 7º lugar em Valência, Honda sobe no sistema de concessões da MotoGP e 'perde vantagens' para 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Com 7º lugar em Valência, Honda sobe no sistema de concessões da MotoGP e 'perde vantagens' para 2026
Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá

Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Fraga segue na ponta: confira a classificação da Stock Car após a etapa noturna de Cuiabá
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
ESPN transmite a estreia de Diogo Moreira na MotoGP; confira horários do teste de pós-temporada em Valência

F1 - Bortoleto analisa GP de Singapura: "Alguns dias serão bons e outros serão difíceis"

Brasileiro da Sauber terminou em 17º na corrida de rua em Marina Bay

Gabriel Bortoleto sofreu no GP de Singapura de Fórmula 1 e terminou em 17º, depois de ter problemas com pneus e com uma 'panca' de Lance Stroll, da Aston Martin, na asa dianteira durante a largada, além da volta interrompida por bandeira amarela durante o Q1 do treino classificatório. O brasileiro da Sauber avaliou a "difícil" corrida em Marina Bay e destacou o que pode melhorar para o último quarto de temporada.

Leia também:

Sobre a parada antecipada e demorada, em parte pela troca da asa dianteira, Gabriel apontou que foi o 'início' dos problemas na corrida em Singapura. 

"Acho que fui prejudicado um pouco pelos dois [pneus e asa]", começou. "O motivo da parada, acredito que foi primeiro para trocar os pneus porque queríamos fazer nossa parada mais cedo, talvez pensamos que os pneus não iam degradar tanto como hoje. Mas sim, também tivemos que trocar a asa dianteira, então perdemos muito tempo por volta aí e a corrida meio que se perdeu depois disso".

Questionado sobre a perda de posições no final da corrida, por causa dos pneus desgastados, Bortoleto destacou a falta de dados pelas batidas durante o TL1 e TL2: "É frustrante porque, enfim, já era", lamentou. "Acho que precisamos revisar e entender nossa posição e quantas voltas conseguimos fazer com cada pneu".

"E hoje, obviamente, não tínhamos tantos dados para entender a corrida – porque no TL1 e TL2 houve algumas bandeiras vermelhas aqui e ali, então ninguém conseguiu fazer um stint longo de verdade. Então, talvez esperássemos conseguir fazer mais voltas com cada pneu do que realmente pudemos".

Sobre a volta frustada na classificação e como a performance no quali é determinante para corrida, especialmente em Singapura, o brasileiro da Sauber disse que foi uma questão de 'má-sorte'.

"Acho que primeiro tivemos azar ontem com a bandeira amarela. Tiveram pilotos que perderam menos tempo que eu – eu decidi tirar um pouco o pé para garantir, para não levar nenhum tipo de punição, e nem tirei tanto assim, foi só uma levantada [de pé] normal".

"E aí, obviamente, com aquela volta eu melhorei meu melhor tempo, mas fiquei fora do Q2 por cerca de meio décimo e acho que realmente tínhamos ritmo para passar ao Q3. Senti que o Nico tinha ficado em 11º e estávamos muito próximos. Acho que no meu primeiro jogo de pneus fui muito forte na classificação e só no segundo jogo, quando peguei a bandeira amarela, não consegui marcar uma volta boa".

"Acho que muitos resultados nessas corridas de F1 são definidos na classificação, especialmente em corridas como Singapura, que é muito difícil ultrapassar". 

Depois do resultado abaixo do esperado em Marina Bay, o piloto brasileiro revelou as expectativas para o restante da temporada e destacou que ele terá alguns GPs bons e outros difíceis.

"Quero voltar a pontuar, quero voltar a estar entre os 10 primeiros brigando por essas posições. Sinto que é onde merecemos estar e onde temos ritmo para estar. Só precisamos acertar as coisas e aplicar tudo na classificação e depois entender muito bem o que fazer na corrida. Infelizmente, hoje não foi o dia, mas isso é correr, alguns fins de semana vão ser muito bons e outros serão difíceis".

Sobre desafio físico de Singapura, uma das mais exigentes do calendário, Bortoleto disse que não pareceu tão difícil assim, mas que o colete refrigerado pode ter ajudado.

"Foi físico, mas eu esperava mais, para ser sincero. Não sei se o colete refrigerado teve algo a ver com isso – mas todo mundo falava que seria a corrida mais difícil do ano e, sei lá, não pareceu tanto assim. Mas foi difícil, sim". 

Já sobre uso do colete refrigerado, o piloto da Sauber comentou a performance da nova solução da FIA durante a corrida: "Acho que é obrigatório para todos usarem, e se você decide ligar ou desligar, é problema seu. Eu liguei nos primeiros 10-15 voltas e depois disso o colete fica bem quente, então é melhor desligar.  Mas pelo menos você fica fresco por 15 voltas".

Verstappen SEPULTOU 'geração de ouro' da F1? Leclerc MAIOR que Lando? CASAGRANDE opina e traz CAUSOS

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Piastri volta atrás após 'explosão' no rádio por toque de Norris em Singapura
Próximo artigo F1: Hamilton é punido após GP de Singapura; entenda motivo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros