F1: Bottas diz que foi "bom" impedir vitória de Hamilton nos EUA
Piloto finlandês da Mercedes crê que companheiro britânico gostaria de ter conquistado o hexa com triunfo em Austin
Valtteri Bottas disse que foi "bom" negar ao companheiro de Mercedes Lewis Hamilton a chance de ganhar seu sexto título da Fórmula 1 com a vitória no GP dos Estados Unidos neste fim de semana.
Pole, Bottas ultrapassou Hamilton com cinco voltas restantes depois de ficar para trás porque se comprometeu com uma estratégia de duas paradas, enquanto a equipe germânica deixou Hamilton em tática de um pit stop.
A quarta vitória em 2019 não foi suficiente para manter Bottas na disputa pelo campeonato, mas a segunda vitória do finlandês em três corridas garantiu-lhe a posição de vice-campeão da temporada neste ano.
"Neste fim de semana, vencer era a única coisa que eu poderia fazer para tentar manter as esperanças do título ", disse Bottas quando ao Motorsport.com. “Eu fiz a minha parte. O que é bom. Mas Lewis ainda estava forte neste fim de semana, como sempre”.
“Estou com sentimentos mistos, na verdade. No final de semana em si, fui forte. Mas, por outro lado, ser o melhor do resto não é bom. Mas você sempre precisa olhar para os aspectos positivos. É a minha melhor temporada na F1 até agora, então isso é bom”.
"Olhando para outros pontos positivos, obtive enormes ganhos em muitas áreas em termos de ritmo de corrida. E tenho certeza que Lewis realmente queria ganhar o título ao vencer a corrida. Eu poderia parar isso. Então foi bom”.
Bottas tem mais poles do que Hamilton em 2019, cinco a quatro, e apenas um pódio a menos (15 a 16). No entanto, Hamilton teve seis vitórias a mais, o que explica a diferença de 67 pontos entre a dupla da Mercedes.
Investida sobre Hamilton
O finlandês também falou da ultrapassagem sobre o companheiro britânico em Austin. "Eu estava chegando perto, havia algum tráfego pela frente, Lewis cometeu um erro na curva 11 e eu tive uma primeira oportunidade", disse Bottas.
“Ele cobriu o traçado interior, então eu tive que pegar a linha externa, mas ele freou muito tarde. Tive que sair da pista para evitar a colisão, mas tudo bem, porque se eu estivesse na posição dele, teria feito o mesmo”.
“Na outra oportunidade, ele foi um pouco para fora na curva 8 ou 9, e eu pude chegar bem perto antes da reta oposta. Então a manobra foi um pouco mais direta", completou o piloto finlandês do carro #77.
GALERIA: Resultado do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.