Relato do treino livre

F1: Bottas supera Verstappen e lidera primeiro treino livre para o GP de Portugal

Terceira etapa da temporada 2021 foi adicionada posteriormente ao calendário, ocupando o espaço deixado pelo GP do Vietnã

Valtteri Bottas, Mercedes W12

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Nesta sexta-feira, a Fórmula 1 deu o pontapé inicial para a terceira etapa da temporada 2021, o GP de Portugal. E na primeira sessão no autódromo de Portimão, tivemos pista movimentada do início ao fim e a liderança ficou com Valtteri Bottas, batendo Max Verstappen por apenas 0s025.

O GP de Portugal foi uma adição tardia ao calendário, ocupando a vaga deixada pelo cancelado Vietnã, mas seu anúncio foi bem recebido por pilotos e fãs, devido ao sucesso da etapa de Portimão no ano passado, em sua estreia à categoria. 

Leia também:

Assim que o cronômetro iniciou a regressiva de 60 minutos, ninguém ficou parado nos boxes, com a grande maioria do grid saindo com menos de cinco minutos. E na estreia dos novos pneus duros em 2021, muitos já aproveitaram para dar as primeiras voltas com o composto.

Logo no início, um momento curioso: Carlos Sainz tinha uma peça presa na parte debaixo de sua Ferrari, que acabou se soltando na saída dos boxes, causando uma pequena confusão para os pilotos que iam à pista. A transmissão não mostrou se o espanhol saiu da garagem com já com a peça ou se pegou pelo pit lane.

 

Valtteri Bottas foi quem abriu as voltas rápidas do TL1 marcando 01min23s778, baixando para 01min22s938 já na passagem seguinte.

Após 20 minutos de treino, Daniel Ricciardo ocupava a liderança, com 01min21s821, apenas 0s008 a frente de Bottas e 0s033 de Max Verstappen, com Lance Stroll e Sebastian Vettel completando os cinco primeiros, enquanto Lewis Hamilton era o décimo e Sergio Pérez era o único sem tempo marcado.

Nesta primeira parte do TL1, quase todo o grid optou por testar os pneus duros, já que não haviam andado com eles em sessões oficiais. Dos 20, apenas Fernando Alonso havia andando de pneus macios, enquanto Mick Schumacher e Nikita Mazepin estavam de médios.

Na metade da sessão, Bottas ocupava a ponta, com 01min20s506, 0s339 a frente de Verstappen, enquanto Hamilton era o terceiro, a 0s447. Completavam o top 5 Ocon e Gasly. Já Pérez fez suas primeiras voltas rápidas, mas ocupava apenas a 12ª posição.

A partir dos 30 minutos finais, os pilotos começaram a mexer nas escolhas de pneus, com os médios e macios aparecendo com mais frequência na pista. 

Com 15 minuto para o fim, Bottas permanecia na ponta, com 01min19s648, sendo o primeiro a baixar de 01min20s, abrindo 0s670 para Verstappen, enquanto Russell surpreendia ocupando a terceira posição, a 0s881, com Hamilton e Sainz fechando o top 5.

No final, deu Valtteri Bottas na ponta do primeiro treino livre para o GP de Portugal. O finlandês da Mercedes manteve seu 01min19s648, superando Max Verstappen por apenas 0s025, enquanto Sergio Pérez foi o terceiro, Charles Leclerc o quarto e Lewis Hamilton o quinto. Completaram o top 10 Pierre Gasly, George Russell, Carlos Sainz, Lando Norris e Esteban Ocon.

A Fórmula 1 volta à pista de Portimão ainda nesta sexta para o segundo treino livre para o GP de Portugal, quarta etapa da temporada 2021. A sessão está marcada para 11h, horário de Brasília, com transmissão pelo Bandsports. Após o final do TL2, corre para o canal do Motorsport.com para acompanhar mais uma edição do Sexta-Livre, onde nossa equipe fará uma análise completa deste primeiro dia de atividades. Não perca!

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h
1 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 31 1'19.648     210.310
2 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 23 1'19.673 0.025 0.025 210.244
3 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 22 1'19.846 0.198 0.173 209.788
4 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 27 1'19.884 0.236 0.038 209.689
5 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 32 1'19.967 0.319 0.083 209.471
6 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 31 1'20.444 0.796 0.477 208.229
7 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 29 1'20.529 0.881 0.085 208.009
8 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 26 1'20.635 0.987 0.106 207.736
9 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 27 1'20.680 1.032 0.045 207.620
10 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 27 1'20.800 1.152 0.120 207.311
11 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 29 1'20.894 1.246 0.094 207.070
12 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 31 1'20.995 1.347 0.101 206.812
13 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 28 1'21.090 1.442 0.095 206.570
14 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 31 1'21.303 1.655 0.213 206.029
15 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 25 1'21.381 1.733 0.078 205.831
16 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 31 1'21.405 1.757 0.024 205.771
17 98 United Kingdom Callum Ilott Alfa Romeo Ferrari 21 1'21.806 2.158 0.401 204.762
18 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 29 1'21.939 2.291 0.133 204.430
19 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 29 1'22.293 2.645 0.354 203.550
20 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 29 1'24.224 4.576 1.931 198.883

F1 2021: 'Guerra' de MOTORES entre Mercedes e Red Bull-Honda e o GP de Portugal | DIRETO DO PADDOCK

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Por que temporada de 2021 promete ser a mais equilibrada dos últimos anos?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Senna terá série de homenagens neste sábado e lançamento de luva especial; entenda
Próximo artigo F1: Gasly espera lutar por títulos com a Red Bull no futuro

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil