F1: Button alerta que 2026 será 'tudo ou nada' para Hamilton na Ferrari
Ex-piloto da F1 acredita que as mudanças nas regras técnicas para 2026 vão definir se o heptacampeão voltará ao seu melhor ou se irá se aposentar

O campeão da Fórmula 1 de 2009, Jenson Button, previu que as mudanças regulatórias de 2026 mostrarão Lewis Hamilton “ou no seu melhor momento, ou um Lewis que talvez esteja prestes a se aposentar”.
Hamilton fez a grande mudança da Mercedes para a Ferrari no início de 2025, após uma passagem bem-sucedida de 12 anos pela equipe de Brackley, que resultou em seis dos seus sete títulos de pilotos e oito títulos de construtores.
Após ingressar na equipe de Maranello, o britânico tem enfrentado mais dificuldades do que imaginava para se adaptar ao novo time, ao idioma italiano e à unidade de potência. O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, admitiu anteriormente que tanto ele quanto o heptacampeão haviam “subestimado” a dificuldade da mudança.
Embora Hamilton tenha enfrentado dificuldades em sua primeira temporada pela Ferrari, ele está em sexto lugar na classificação de pilotos com 125 pontos. Ele conquistou sua primeira vitória em corrida sprint pela equipe na China, e seu melhor resultado em um GP neste ano foi o quarto lugar em Emilia-Romagna, Áustria e Grã-Bretanha.
“Vimos momentos de brilhantismo ao longo do ano,” disse Button ao Sky Sports F1 em Singapura. “Eu volto até a sprint de Xangai, que foi muito impressionante. Não é consistente o suficiente durante o ano para que ele tenha total confiança no carro.
“Ele não tem a equipe de pessoas ao seu redor como tinha por muitos anos, correndo na Mercedes como campeão mundial. Isso leva um tempo".
2026 verá a introdução de uma nova onda de regulamentos no campeonato, que Button acredita ser um ponto de virada para o piloto de 40 anos.

Lewis Hamilton, Ferrari
Foto por: Shameem Fahath / Motorsport Network
“Com a mudança regulatória, que é enorme para o próximo ano, é quando vamos ver ou o Lewis no seu melhor, ou um Lewis que talvez esteja prestes a se aposentar,” acrescentou Button.
Hamilton falou sobre seu progresso com a equipe liderada por Vasseur após o GP do Azerbaijão:“Acho que ainda há melhorias a serem feitas em termos de quão agressivo posso ser. O carro tem sido bastante sensível, então ainda não me sinto 100% confiante na frenagem quando estou atacando nos freios. Na última corrida, eu estava, mas nesta corrida, não senti tanto com a configuração que acabamos tendo".
“É meio louco, porque estamos progredindo, mas não tivemos resultados realmente nas últimas corridas. Mas não é que não haja progresso, então acho que podemos fazer um bom final de semana e um bom resultado".
DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.