Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

F1: Catar está confiante de que GP inaugural terá "muitas ultrapassagens"

Amro Al-Hamad tem confiança de que a passagem da F1 por Losail criará interesse de outras categorias para correr no país

Losail International Circuit

Neste fim de semana, a Fórmula 1 realizará seu primeiro GP do Catar, adicionando o Circuito de Losail ao calendário como substituto da Austrália. E mesmo com dúvidas sobre o potencial da pista, Amro Al-Hamad, diretor da confederação local de automobilismo, está confiante de que o traçado provará seu valor, com "muitas ultrapassagens".

Essa etapa é a precursora de um acordo de 10 anos da F1 com o Catar, valendo de 2023 até 2032, mas sem a garantia de que todos os GPs serão realizados em Losail. A pista, inaugurada em 2004, é tradicional no calendário da MotoGP, mas não recebe uma prova de monopostos desde uma passagem da GP2 Asiática em 2009.

Leia também:

A pista deve exigir um pacote de alto downforce, devido a um setor intermediário bastante técnico, levando a preocupações sobre a quantidade de ultrapassagens que podemos ver.

Mas Al-Hamad, que serve como diretor-executivo da Federação de Motor e Motociclismo do Catar, mantém a confiança de que a falta de dados e layout fluido devem criar um belo espetáculo na pista.

"Ninguém possui nenhum dado daqui, ninguém pilotou aqui antes, então isso ajuda muito", disse Al-Hamad ao Motorsport.com. "Cada minuto do treino será diferente porque eles não sabem qual ajuste será necessário".

"A estratégia será muito diferente com os pneus, porque é uma pista rápida, com algumas oportunidades de ultrapassagem. Sei que, do ponto de vista de um piloto, teremos muitas ultrapassagens, apesar das especulações, de que é um circuito de apenas uma reta".

Losail International Circuit aerial view

Losail International Circuit aerial view

"É muito técnico. Será necessário muito downforce. Há várias estratégias que envolverão também o uso de pneus".

Para preparar Losail para receber a F1, várias atualizações foram feitas em colaboração com a FIA para garantir que todas as medidas de segurança fossem cumpridas, garantindo a licença de Grau 1 da Federação.

"Foram principalmente as barreiras e suas localizações. Uma pequena mudança foi a entrada dos pits. Era no começo da curva 16 e agora está um pouco mais atrás, na 15".

"Por motivos de segurança, era feito mais para motos, e agora tornamos tudo ainda mais seguro para F1 ou qualquer outro campeonato importante que possamos receber, ou melhor dizer, que iremos receber em Losail".

Al-Hamad tem a esperança de que a passagem da F1 coloque o Catar no mapa de outros grandes campeonatos no futuro.

"Ter a F1 aqui atrairá mais atenção, nos coloca nos holofotes. Então há uma grande chance de recebermos outros eventos de automobilismo".

A F1 deve passar a usar um novo circuito no Catar quando o contrato de 10 anos se iniciará em 2023. A etapa não será realizada em 2022 porque o país focará na Copa do Mundo de Futebol, marcada para novembro e dezembro.

RECORDE, 'RECONCILIAÇÃO' e BASTIDORES: Saiba TUDO da cobertura do GP de SÃO PAULO de F1 na TV Band

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #146: Hamilton teve a maior exibição da carreira no Brasil?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 admite que construção do circuito de Jeddah será "no limite"
Próximo artigo ANÁLISE: Ferrari e Red Bull trouxeram modificações nos freios em Interlagos; entenda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros