ANÁLISE: Ferrari e Red Bull trouxeram modificações nos freios em Interlagos; entenda
Equipes utilizaram configurações diferentes das do GP do México em São Paulo para controlar transferência de calor


A Ferrari seguiu avaliando no GP de São Paulo de Fórmula 1 o novo material e design do disco de freio que testou pela primeira vez no México. Além disso, correu com um layout assimétrico em termos de design de bateria, para os diferentes desafios colocados pelo circuito de Interlagos.

Ferrari SF21 front brake duct comparison
Photo by: Giorgio Piola
No lado direito do carro, a equipe optou por sua configuração de basket aberto, com as aberturas acima do disco no México (detalhe) excluídas mais uma vez.
Enquanto isso, no lado esquerdo do carro, um tambor fechado era preferência. Isso, como você notará, afunila mais na extremidade externa e apresenta um punhado de barbatanas para ajudar a controlar o movimento do fluxo de ar conforme ele é empurrado para fora do aro da roda.
É claro que ambos os conjuntos de freio oferecem algo um pouco diferente quando se trata de como o fluxo de ar passa por eles.
A opção do lado direito oferece mais benefícios aerodinâmicos, pois o fluxo é despejado para fora da face do volante.
Em contraste, o layout do lado esquerdo se concentra mais no controle de temperatura, pois forma mais uma barreira para o aro da roda e, como consequência, transfere menos calor para o pneu.

Red Bull Racing RB16B closed drum comparison
Photo by: Giorgio Piola
A Red Bull também voltou ao seu arranjo mais tradicional no Brasil após utilizar uma configuração diferente no México.
A equipe havia usado um painel de desvio encurtado no Hermanos Rodríguez, expondo o disco de freio, enquanto outro painel estava fora deste para ajudar a controlar a direção do fluxo de ar que sai pelo aro da roda.
No Brasil, o painel de bypass de comprimento total foi utilizado mais uma vez, pois foi dada maior ênfase ao benefício aerodinâmico que ele cria, enquanto o resfriamento era claramente menos prioridade do que no México.
Em ambos os casos, a Red Bull trata a superfície do painel de desvio com uma tinta de barreira térmica, para ajudar a controlar a transferência de calor de uma parte da montagem para outra.
RECORDE, 'RECONCILIAÇÃO' e BASTIDORES: Saiba TUDO da cobertura do GP de SÃO PAULO de F1 na TV Band
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #146: Hamilton teve a maior exibição da carreira no Brasil?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

F1: Catar está confiante de que GP inaugural terá "muitas ultrapassagens"
F1 - Mercedes: Ritmo visto no calor do Brasil aumenta confiança por título

Últimas notícias
F1: Hamilton estava em "lugar sombrio" após GP de Abu Dhabi de 2021 e considerou encerrar carreira
Britânico alegou que tinha consciência da decisão tomada por Michael Masi e o por quê ela estava sendo executada naquele momento
F1: Veja por que Piastri tinha caminho aberto para ir para McLaren
Saiba quais são as pendências para a situação se resolver entre a equipe e a Alpine e como isso impacta Ricciardo
F1: Ricciardo pede 'bolada' à McLaren para deixar time; veja cifras
Equipe quer ajudar australiano a ir para outro time -- talvez até a Alpine -- para convencê-lo a diminuir pedida, em complexo arranjo financeiro; entenda
F1: Alpine acredita que Ocon está pronto para liderar equipe em 2023
Szafnauer aponta que única fraqueza do francês é demorar muito para encontrar os limites no início de um fim de semana de corrida