F1 confirma mudança do GP da Rússia de Sochi para Igora Drive a partir de 2023
Nova casa do GP da Rússia fica a 54 quilômetros de São Petersburgo
O GP da Rússia terá uma nova sede a partir de 2023. A Fórmula 1 confirmou neste sábado que a etapa mudará de Sochi para Igora Drive, após a organização chegar a um acordo com a categoria para realizar o evento no circuito próximo a São Petersburgo.
A F1 realizou o primeiro GP da Rússia em 2014 no Sochi Autodrom, localizado dentro do Parque Olímpico dos Jogos de Inverno, mas há alguns anos já considerava a mudança para outro local.
O circuito de Igora Drive, localizado a cerca de 50 quilômetros de São Petersburgo recebeu no ano passado a licença Grau 1 da FIA, necessário para sediar a F1, após sua inauguração em 2019. A pista tem 4.086 metros de extensão com 15 curvas.
Em um comunicado divulgado no sábado, foi revelado que a pista havia chegado a um acordo para receber a F1, operando com os mesmos promotores da prova em Sochi.
"Estou feliz em confirmar que, a partir de 2023, o GP da Rússia de Fórmula 1 será realizado em Igora Drive", disse o CEO da F1, Stefano Domenicali, em um comunicado divulgado pelo circuito. Domenicali visitou a pista na semana passada.
"Esse é o resultado de um trabalho intenso com nossos parceiros russos e um estudo detalhado dessa pista fantástica. Estou impressionado com São Petersburgo e tenho confiança de que o GP da Rússia em Igora Drive será um evento incrível".
A F1 seguiu o anúncio do circuito dizendo que "está feliz ao confirmar que o GP da Rússia mudará para o Autódromo Igora Drive em São Petersburgo a partir de 2023. Mal podemos esperar por correr em um local emocionante que possui dez pistas profissionais para corridas e testes em aproximadamente 100 hectares".
"A pista está localizada a 54km de São Petersburgo, foi projetado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke e em 2020 recebeu a licença Grau 1 da FIA. Forneceremos mais detalhes sobre a corrida nos próximos meses e mal podemos esperar pelas corridas em Sochi nos próximos dois anos".
A construção de Igora Drive começou em 2017, sendo completada no ano passado, com Tilke trabalhando no projeto. Até aqui, a pista recebeu principalmente categorias russas, mas teria recebido DTM, W Series e o Mundial de Rallycross como primeiros eventos internacionais se não fosse a pandemia.
Uma mudança para São Petersburgo tornaria o GP da Rússia mais acessivo, casando com a busca da Liberty Media pela F1 em cidades mais turísticas.
Até aqui, Sochi não conquistou nem os fãs nem o paddock da F1, mas provou ser uma pista de sucesso para a Mercedes, que venceu as sete corridas realizadas até aqui.
A edição de 2021 do GP da Rússia está marcada para 26 de setembro.
The busy pre race grid begins to clear
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
F1 2021: Treinos agitados para GP da Estíria, com VERSTAPPEN à frente; veja análise | SEXTA-LIVRE
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #114 - TELEMETRIA: Rico Penteado é enfático sobre favorito na Áustria
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.