F1: Congelar desenvolvimento de motores pode ser próximo passo para reduzir gastos
Categoria pode tomar decisão de modo emergencial caso seja necessário redução mais dramática de gastos para salvar equipes
Com a pandemia do Covid-19 causando um grande impacto financeiro em todos os envolvidos com o esporte, já estão sendo feitas discussões entre as equipes, a FIA e os chefes da Fórmula 1 sobre como que os gastos podem ser reduzidos ainda mais no futuro.
Várias medidas já foram tomadas, entre elas o adiamento do novo pacote técnico para 2022 e manutenção dos carros deste ano para o próximo. Mas, em meio à possibilidade do aperto financeiro não chegar ao fim logo, outros tópicos estão sendo debatidos como medidas extras para serem tomadas caso necessário.
Uma área em consideração é uma redução do teto orçamentário, que atualmente é de 175 milhões de dólares (cerca de 920 milhões de reais), que será introduzido no início do próximo ano.
Porém, há preocupações com a possibilidade de que reduzir o teto em 25 milhões de dólares afetará somente as três equipes da frente, e pode forçar a uma redundância em um momento em que os funcionários dispensados podem ter problemas para conseguir novos empregos.
Outra possibilidade considerada é a de limitar o desenvolvimento do motor ao congelar as unidades atuais, algo que pode durar por vários anos. Isso diminuiria dramaticamente os custos e potencialmente pode ajudar as equipes-clientes, que teriam uma redução no valor de compra.
Discussões sobre essas e outras ideias - incluindo passar o novo regulamento para 2023 - continuarão sendo realizadas durante a crise do coronavírus. Porém, sabe-se que há um consenso entre as equipes que é melhor tomar decisões que ajudem todo o grid ao invés de outras que podem beneficiar apenas equipes específicas.
Recentemente, a Mercedes aprovou um plano que mantém a proibição de seu novo Sistema de Direção de Eixo Duplo, apesar de ser a única equipe com equipamento do tipo, enquanto a Ferrari apoiou o adiamento do novo pacote, apesar de estar em desvantagem com o carro atual em relação à suas rivais.
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