F1: De volta a Interlagos, Colapinto quer "compensar o ano passado" para fãs argentinos em 2025
Agora como piloto da Alpine, argentino quer apagar memórias da etapa de 2024, que marcou o início de uma má fase no campeonato
O GP de São Paulo de Fórmula 1, em Interlagos, era uma data pela qual Franco Colapinto esperava ansiosamente em 2024, por ser a corrida mais próxima que teria dos fãs argentinos após sua promoção à titular da Williams. Porém, o fim de semana do jovem piloto foi de mal a pior e, tendo agora mais uma oportunidade de correr próximo dos hermanos, Franco quer apagar o passado.
O argentino chegou embalado à Interlagos no ano passado, tendo pontuado em duas das cinco corridas anteriores, além de chegar outras duas vezes ao Q3 da classificação, não tendo terminado nenhuma prova abaixo da 12ª posição.
Porém, o GP de São Paulo foi o início de uma tendência negativa em sua temporada, com as dificuldades começando antes mesmo do primeiro treino livre. Na quinta-feira, ele foi informado pela sua família sobre a morte de seu avô paterno, Leónidas. Na sexta-feira, Colapinto chegou a Interlagos visivelmente abalado com a notícia.
Mesmo assim, sua sexta-feira foi ok, com a 13ª posição no treino livre e o 14º lugar no grid para a corrida sprint do sábado, onde terminou em 12º. Com a mudança da classificação para o GP para o domingo de manhã, o mau tempo teve um papel fundamental nessa tendência do argentino.
Correndo pela primeira vez com um F1 na chuva, Colapinto até começou bem o quali, chegando a figurar no top 10, mas viu sua sessão acabar mais cedo ao bater na saída da Curva do Sol. Com Albon fora de combate após a equipe não conseguir reconstruir seu carro a tempo do GP, Colapinto fez um bom primeiro stint, chegando inclusive a ultrapassar Lewis Hamilton.
O momento em que Franco Colapinto ultrapassou Lewis Hamilton no GP do Brasil de 2024.
Foto de: Lubomir Asenov / Motorsport Images
Mas, com a chuva cada vez mais forte, ele virou um passageiro em seu próprio carro, batendo com força no muro da Subida, mesmo durante um período de SC.
Agora, um ano depois, Colapinto terá mais uma chance de se exibir para os fãs em Interlagos, com uma previsão de presença em peso dos argentinos no autódromo, assim como no ano passado.
"Sim, estou muito animado. Só de ir para lá e ver todos os fãs e todas as pessoas me apoiando vai ser ótimo, então estou realmente ansioso", disse Colapinto após o GP do México.
Relembrando sua passagem pelo Brasil em 2024, Colapinto admitiu que aquele fim de semana marcou o início de um período mais complicado, justamente quando suas chances de continuar no grid para a temporada seguinte estavam em jogo.
"Acho que esse foi o momento em que meu ano começou a cair um pouco, quando comecei a ter mais dificuldades. Eu não estava me divertindo, havia muita pressão, muitas coisas acontecendo. Meu avô faleceu durante a corrida no Brasil. Foram muitas emoções e não foi um bom fim de semana, então quero ir e aproveitar muito este. Estou ansioso para ter um fim de semana melhor e compensar o ano passado".
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.