F1 decide não alterar zebras da Eau Rouge para GP da Bélgica

Em meio a debate sobre os limites de pista, categoria decide não alterar as zebras na Eau Rouge, curva mais famosa do circuito de Spa-Francorchamps

Eau Rouge track detail

Eau Rouge track detail

Jon Noble

La source track detail
Eau Rouge track detail
Eau Rouge track detail

O tema 'limites de pista' foi bastante discutido na Fórmula 1 pouco antes das férias de verão. Às vésperas do final de semana do GP da Bélgica, quando a categoria retoma as atividades, o assunto voltou a ficar em evidência e envolve a curva mais famosa do traçado belga, a Eau Rouge.

A Eau Rouge e a Raidillon - curva à esquerda logo após o final da subida - tem sido motivo de discussão há anos, com os pilotos tentando contornar o trecho o mais reto possível para ter a maior velocidade possível na reta Kemmel

No ano passado, foi colocada uma zebra paralela à parte interna da curva para evitar que os pilotos cortassem caminho por ali, mas foi removida após os dois primeiros treinos livres devido às reclamações dos pilotos.

No lugar, foram instaladas pequenas lombadas na parte interna da zebra. Embora sejam pequenas, as lombadas contribuíram para um acidente impressionante com Nikita Zlobin na etapa da Euroformula Open no circuito belga. Confira:

 

O trecho não sofrerá modificações para a prova deste ano e ainda não está claro como os comissários de prova vão observar os pilotos que excederem os limites da pista durante o final de semana.

Durante a reunião do Grupo de Estratégia da F1, antes do GP da Alemanha, as equipes reivindicaram à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a abolição dos limites de pista alegando que isso melhoraria o esporte. Charlie Whiting, diretor de prova da categoria, não acredita que a medida seja possível.

Mudanças na pista

A FIA confirmou que algumas áreas de escape de Spa-Francorchamps foram modificadas. As zebras e a grama artificial da saída da curva 7 foram estendidas mais à frente, enquanto a grama artificial atrás da zebra da curva 15 aumentou antes do contorno.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Button se tornará terceiro piloto a chegar a 300 GPs em Spa
Próximo artigo Há 25 anos, prisão promovia estreia de Schumacher na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil