Fórmula 1 GP da Austrália

F1: Diante de críticas, Ricciardo afirma que não irá se distrair com "coisas negativas" no paddock

Piloto está tendo dificuldade em extrair potencial do carro; bom começo de temporada do companheiro de equipe aumenta a pressão por resultados

Daniel Ricciardo, Visa Cash App RB F1 Team, arrives at the track

A Red Bull optou por manter Daniel Ricciardo na equipe de Faenza para 2024, em vez de optar por Liam Lawson, que se mostrou bem quando substituiu o australiano lesionado em cinco GPs na última temporada de Fórmula 1. No entanto, nas primeiras corridas deste ano, Ricciardo foi ofuscado pelo companheiro de equipe Yuki Tsunoda, que terminou em oitavo em Melbourne no último fim de semana. O australiano negou que está se sentido pressionado com essa situação.

Ricciardo tem tido dificuldades para ganhar velocidade e começou sua corrida em casa em 18º depois de perder sua volta rápida devido a uma infração nos limites da pista. Ele terminou os três primeiros eventos em 13º, 16º e 12º lugares.

Leia também:

Alguns relatos da mídia sugeriram que o conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, deu a Ricciardo mais duas corridas para provar seu valor ou correr o risco de perder sua vaga para Lawson, embora o austríaco tenha negado a especulação.

Ricciardo insiste que não está prestando atenção a esse tipo de conversa. "Cheguei a este fim de semana acreditando, sinceramente, que teríamos um fim de semana muito, muito bom", disse ele na Austrália.

"Em termos de barulho, as pessoas me dizem que, como na mídia, elas dizem: 'Ah, fulano de tal disse' - é a primeira vez que ouço isso."

"Obviamente, não quero desrespeitá-los, mas sei que estou nesse pequeno processo ou jornada no momento. E só preciso me concentrar em mim mesmo. E acho que, se eu deixar algum barulho entrar, ele vai me distrair do caminho em que estou. Não deixei nenhuma dessas coisas negativas se infiltrarem."

Drivers Parade 
Daniel Ricciardo, Visa Cash App RB F1 Team

Desfile de pilotos Daniel Ricciardo, Visa Cash App RB F1 Team

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Ricciardo admitiu que esperava um início melhor para 2024, especialmente por ter tido tempo de ganhar impulso na última parte do ano passado.

"Eu não esperava começar a temporada assim", disse ele. "Em Budapeste, no ano passado, dirigi o carro um dia antes e, então, desclassifiquei Yuki e fiz uma corrida muito forte - e sem nenhum conhecimento."

"E depois de uma pré-temporada completa e tudo isso, e todas as corridas do ano passado, eu sinceramente pensei que este ano começaríamos muito mais fortes."

"Portanto, há algo que não entendo, não apenas eu, mas algumas pessoas estão se perguntando por quê. Acho que o importante é que eu continue no caminho certo. Não é que minha cabeça esteja cheia de bobagens ou algo assim. Sinceramente, estou me sentindo bem."

"E, infelizmente, os resultados não me fizeram sentir muito bem. Mas no fundo, atrás do volante, eu me sinto bem e animado e só quero continuar correndo. E tenho certeza de que vou encontrar um pouco mais em mim mesmo e ainda acredito que talvez encontremos algo no carro."

Daniel Ricciardo, RB F1 Team VCARB 01

Daniel Ricciardo, RB F1 Team VCARB 01

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Ricciardo sugeriu que houve pontos positivos na corrida de Melbourne, apesar de ter terminado quatro posições atrás de seu companheiro de equipe.

"Acho que certamente houve alguns momentos em que tudo parece mais animador", disse ele. "Mesmo assim, acho que ainda tenho alguns comentários para a equipe, mesmo quando estamos indo rápido, acho que ainda há algumas coisas que sinto que estão faltando. Mas sim, certamente um pouco mais encorajador, e vamos continuar nos esforçando.

"O que eu obviamente quero reiterar para a equipe também é que não se trata de uma questão de confiança. Não é do tipo: 'O que diabos esse carro vai fazer quando eu frear ou virar?' Não é isso. Simplesmente sinto que, na maioria das vezes, não consigo manter a velocidade, talvez, e vejo que Yuki consegue. Então, vejo o que posso fazer melhor. E também estou fazendo muitas perguntas à equipe. Portanto, é um processo em duas partes."

Ricciardo espera que as futuras atualizações o ajudem a se sentir mais confortável no VCARB 01.

"Como eu disse, estou fazendo muitas perguntas à equipe. E acho que teremos algumas mudanças no carro nas próximas uma ou duas corridas."

"Espero que seja uma reviravolta bem rápida. E, antes que você perceba, estaremos nos saindo bem novamente. E sei que disse isso meio que brincando, mas eu acredito! Eu realmente acredito nisso. Então, sim, esperamos dar a volta por cima.", garantiu.

UÉ, ALONSO vai correr em 2 EQUIPES em 25? Substitui Verstappen, Hamilton ou Pérez? RICCIARDO BALANÇA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #275 – Sainz e Ricciardo deram passos definitivos em suas carreiras na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Presidente da FIA rompe silêncio após acusações de manipulação na F1
Próximo artigo F1: Mercedes 'abre o jogo' e admite que Verstappen é o favorito para substituir Hamilton

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil