F1: Equipes relatam retorno do porpoising no primeiro dia em Barcelona

Mas, para o chefe da McLaren, retorno pode ser algo específico da pista espanhola

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, George Russell, Mercedes F1 W14

Foto de: Jake Grant / Motorsport Images

As equipes da Fórmula 1 parecem estar brigando novamente contra o fenômeno do porpoising, com vários pilotos reclamando das quicadas durante o primeiro dia de atividades para o GP da Espanha em Barcelona.

O porpoising, que já existiu na F1 nos anos 1980, retornou às manchetes da categoria no começo do ano passado com o retorno dos carros com efeito solo.

Leia também:

O fenômeno ocorre quando, um carro anda cada vez mais rápido, e o ar que passa por cima o empurra em direção à pista. Mas quando o assoalho toca a superfície, a área estola, cortando o downforce. Com isso acontecendo repetidamente, isso faz com que o carro quique violentamente.

Em resposta, a FIA começou a monitorar o nível de movimento dos carros para 2023, impondo um aumento de 15mm na borda do assoalho para eliminar de vez o porpoising, já que as oscilações extremas impõem um risco à saúde dos pilotos.

Mas durante o TL1, Lando Norris (McLaren), George Russell (Mercedes), além de Max Verstappen e Sergio Pérez (Red Bull) relataram pelo rádio o retorno do porpoising. Os quatro destacaram que isso ocorreu na entrada da última curva, onde a média de velocidade aumentou drasticamente com a remoção da chicane.

Andrea Stella, chefe da McLaren, acredita que o retorno do porpoising seja algo específico da pista, já que está afetando várias equipes. Ele acredita que Mercedes e Red Bull podem ter que abrir mão de performance para reduzir o fenômeno.

"Se estivéssemos sozinhos nessa, diria que é porpoising. Sabemos que isso pode acontecer em alguns lugares".

Lando Norris, McLaren MCL60

Lando Norris, McLaren MCL60

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

"Mas como vemos isso na Red Bull, pode ser um negócio específico da pista. Porque sabemos que a Red Bull soube lidar melhor com isso. Sabemos que Mercedes e Red Bull podem ter que lidar com isso, pode ser uma limitação de performance para resolver, tendo que fazer ajustes que custam o rendimento em outras partes".

Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior SEXTA-LIVRE: Verstappen absoluto nos treinos na Espanha; veja debate
Próximo artigo F1: Verstappen lidera o segundo treino livre para o GP da Espanha à frente de Alonso

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil