Fórmula 1 GP do Japão

F1: Ferrari apresenta novo assoalho para o GP do Japão; veja as atualizações técnicas para Suzuka

McLaren, Mercedes, Aston Martin, Williams e AlphaTauri também trouxeram pequenas novidades para o fim de semana

Ferrari SF-23 technical detail

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Após a vitória no GP de Singapura de Fórmula 1 da semana passada, a Ferrari busca seguir melhorando o SF-23 e, por isso, trouxe uma nova configuração de assoalho para Suzuka, com o objetivo de melhorar os ganhos de eficiência.

A equipe disse que as revisões feitas nas cercas dianteiras do assoalho, borda, meio do assoalho e parede lateral do sidepod, que trabalham em conjunto com um corte inferior redesenhado do sidepod, têm como objetivo gerenciar melhor as perdas e distribuição de cargas.

Leia também:

"Isso se traduz em um aumento na eficiência do carro", diz a equipe no documento oficial submetido à FIA.

Ferrari SF-23 technical detail

Ferrari SF-23 technical detail

Photo by: Giorgio Piola

Além de mexer no assoalho, a equipe italiana optou por utilizar a mesma asa beam de baixo arrasto e asa traseira com o ajuste no plano principal usados no GP da Grã-Bretanha, com o objetivo de melhorar a velocidade de reta.

McLaren MCL60 technical detail

McLaren MCL60 technical detail

Photo by: Filip Cleeren

A Ferrari não é a única com o objetivo de reduzir o arrasto, com a McLaren também trazendo uma asa beam de baixa carga para o Japão. Os elementos superiores e inferiores com formas modificadas reduzem a carga e o arrasto, casando melhor com as exigências de Suzuka.

A McLaren também adicionou um packer ao sidepod, com o objetivo de melhorar o condicionamento local do fluxo de ar para melhorar o resfriamento.

AlphaTauri AT04 technical detail

AlphaTauri AT04 technical detail

Photo by: Filip Cleeren

Já a AlphaTauri segue construindo em cima do pacote de atualização apresentado em Singapura com mais mudanças para este fim de semana. A equipe mudou a junção da placa final da asa traseira com o objetivo de melhorar a eficiência geral do pacote.

A equipe também removeu três palhetas giratórias da haste do espelho retrovisor como parte de um experimento repetido. Esta mudança serve não apenas para reduzir o arrasto, mas também impacta o efeito de outwash que atua sobre a roda dianteira.

Mercedes W14 technical detail

Mercedes W14 technical detail

Photo by: Giorgio Piola

A Mercedes também trouxe uma pequena modificação para a asa traseira com a adição de uma palheta contornada à frente da placa final. Na submissão oficial, a equipe justifica: "a palheta gera um pequeno vórtice que, por sua vez, gera uma pequena quantidade de downforce local e arrasto".

Aston Martin AMR23 technical detail

Aston Martin AMR23 technical detail

Photo by: Filip Cleeren

A Aston Martin trouxe dutos de freio dianteiros menores e revisados, que casam melhor com as exigências de resfriamento de Suzuka, enquanto a Williams traz uma configuração modificada do assoalho.

A altura da maior parte da cerca dianteira do assoalho foi reduzida, para ajudar a reduzir a carga no local, impactando o fluxo de ar tanto na dianteira quanto na traseira do carro.

Williams FW45 technical detail

Williams FW45 technical detail

Photo by: Filip Cleeren

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #248 – Ferrari ‘passa pano’ para Leclerc e subestima Sainz?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: McLaren anuncia vencedor das 24 Horas de Le Mans e campeão do WEC como piloto reserva
Próximo artigo LKYSUNZ topa pagar quase R$ 3 bi para entrar na F1 em 2026; saiba

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil