F1: McLaren anuncia vencedor das 24 Horas de Le Mans e campeão do WEC como piloto reserva

Ryo Hirakawa tem experiência em monopostos através da Super Fórmula e da F3 Japonesa

Ryo Hirakawa

A McLaren aproveitou a passagem por Suzuka para o GP do Japão para anunciar a contratação de Ryo Hirakawa, vencedor das 24 Horas de Le Mans e campeão do Mundial de Endurance (WEC) em 2022, como o novo piloto reserva da equipe para a temporada 2024 da Fórmula 1.

Hirakawa será parte do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, ajudando o time de Woking no simulador além de participar de um programa de testes com o MCL35M, carro de 2021.

Leia também:

O piloto de 29 anos fará dobradinha entre a F1 e o WEC. No momento, Hirakawa, Sébastian Buemi e Brendon Hartley lideram o campeonato com a Toyota, a caminho do bicampeonato da categoria.

"Estou feliz em me unir à McLaren como um piloto reserva", disse. "É uma chance incrível de trabalhar com uma equipe de tamanho respeito, e sou grato a Zak [Brown] e a Andrea [Stella] pela oportunidade".

"Já me encontrei com a equipe e tive uma sessão com o simulador, que me permitiu dar início ao processo. Agora estou preparado e focado para o restante de 2023. Agradeço à Toyota por me permitir ser piloto das duas equipes. O segundo obrigado vai a Morizo-san [Akio Toyoda, presidente-executivo da Toyota], que me apoia como piloto".

"Estou feliz em receber Ryo à McLaren Racing como piloto reserva na F1, para fortalecer nossa lista de pilotos de apoio", disse Stella. "Agradecemos à Toyota Gazoo Racing pela colaboração, ao permitir de Ryo divida seu tempo. Ele tem um registro impressionante na pista com a vitória em Le Mans e o título do WEC".

Apesar de inicialmente parecer uma contratação estranha, Hirakawa também possui experiência em monopostos, correndo na Super Fórmula do Japão, onde foi vice-campeão em 2020. O piloto da Toyota também correu na Super GT, sendo campeão em 2017. Ele ainda levou o título da F3 Japonesa.

A McLaren tinha um acordo com a Aston Martin nas 15 primeiras etapas de 2023 para compartilhar os reservas Stoffel Vandoorne e Felipe Drugovich, além de Mick Schumacher da Mercedes.

Anteriormente, ela contava também com o bicampeão da Indy Álex Palou antes do polêmico fim do acordo do espanhol. Agora a equipe tenta obter a superlicença para Pato O'Ward, para que o mexicano se junte à lista.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #248 – Ferrari ‘passa pano’ para Leclerc e subestima Sainz?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen supera Sainz com folga e lidera treino livre 1 no Japão
Próximo artigo F1: Ferrari apresenta novo assoalho para o GP do Japão; veja as atualizações técnicas para Suzuka

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil