Recomendado para você

Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália

Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
Raul Fernández vence pela primeira vez na MotoGP no GP da Austrália
Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence

Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence

Moto2
Moto2
Moto2: Moreira é terceiro em corrida insana na Austrália e reduz diferença para líder González; Agius vence
F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"

F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"
F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação

F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin
NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria

NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Talladega II
NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria
F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde

F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde
F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

F1: Ferrari diz que será "impossível" não estourar teto de gastos e é apoiada pela Red Bull

Chefes das líderes de 2022 acreditam que principais equipes deverão ser obrigadas a ultrapassar limite; Horner pede clareza em penalidades por violação

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

A Ferrari confessou que não há como se manter abaixo do atual teto de gastos da Fórmula 1, e agora as principais equipes temem uma série de penalidades até o final da temporada. O aumento da inflação e dos custos de frete em 2022 colocou os orçamentos dos times sob pressão, e vários estão preocupados com o fato de estourar os US$ 140 milhões (cerca de R$ 662 milhões) determinados pela categoria.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, indicou que a escala do problema é séria o suficiente para as escuderias correrem risco de perder corridas se não quiserem arriscar uma violação. Houveram discussões com a F1 e a FIA para tentar chegar a algum tipo de acordo e subir os limites do teto, mas nem todos são a favor disso.

Leia também:

Durante o fim de semana do GP de Mônaco, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse que seu time será obrigado a estourar o teto de gastos caso ele permaneça fixo em seu nível atual.

Ele calculou que a escuderia cairia no que é conhecido como uma violação "menor" do regulamento – ou seja, dentro de 5% do limite – para o qual não há punição fixa.

O livro de regras da F1 afirma que pequenas violações podem incluir uma repreensão pública, perda de pontos de pilotos e construtores, suspensão de eventos ou redução em testes aerodinâmicos e limites de custos futuros.

Em resumo, as equipes não sabem se os gastos excessivos afetarão materialmente seus resultados.

Questionado pelo Motorsport.com sobre o que acontecerá se o teto orçamentário não for aumentado, Binotto disse: "Acho que será impossível ficarmos abaixo [dele]. Então, tenho certeza de que em algum momento vamos ultrapassar".

Mattia Binotto, Team Principal, Ferrari

Mattia Binotto, Team Principal, Ferrari

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

"Nos regulamentos, há um limite de 5%, e se você não excedê-los, isso pode ser considerado uma violação menor. Como eles vão decidir isso em termos de penalidade, eu não tenho ideia."

"Acho que não há maneira de nós e de muitas equipes permanecermos dentro, e não acho que demitir pessoas seja a escolha certa. Já é quase metade do ano e o benefício não é suficiente para lidar com os preços e custos excessivos. Então, quais serão as implicações?"

"O fato é que muitas equipes o estourarão [teto] e acho que isso será simplesmente ruim para os regulamentos financeiros. Se os violarmos, acho que começaremos a debater se estão funcionando, e isso colocará tudo em discussão novamente."

Horner acredita que a Ferrari não é a única em não conseguir ficar abaixo do limite agora, e teme que o final do ano possa ser prejudicado por intenso debate sobre penalidades por quebrar o teto.

"Acho que todas as grandes equipes vão passar desse limite de US$ 140 milhões este ano", disse ele. "E qual seria a punição para uma violação menor?"

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

"O que não queremos é acabar jogando um jogo de 'números'. Se eles ficarão 4,9% acima, nós tentaríamos ficar em 4,7%? E isso pode ser o fator diferenciador deste campeonato."

"Acho que o que precisamos é de clareza, e rapidamente. Porque não é certo que sejamos refém de algumas equipes que talvez não sejam afetadas. Esse nunca foi o projeto do teto orçamentário, ele foi implementado limitar o 'frenesi' de gastos dos principais times."

"Nenhum de nós pode prever quando chegaremos ao limite, que foi reduzido em US$ 30 milhões desde a proposta original discutida durante a pandemia de Covid-19 e os eventos mundiais que estão impulsionando a inflação", concluiu o chefe da Red Bull.

F1 2022: Rico Penteado traz informações DIRETO DE MÔNACO, além de APONTAR FAVORITOS | TELEMETRIA

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #179: O que Hamilton e Russell podem conseguir com melhora da Mercedes?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Pérez bate Leclerc e lidera TL pré-quali em Mônaco; confira
Próximo artigo F1 quer expandir calendário na África e Ásia, mas garante que Europa segue como foco

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros