F1: Ferrari não se alarma com ritmo apresentado pela Red Bull na pré-temporada

Escuderia italiana foi ao Bahrein com mentalidade de não se preocupar com os tempos das equipes adversárias

Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O chefe de equipe da Ferrari, Fred Vasseur, não vê razão para ficar alarmado de forma desnecessária sobre a forma apresentada pela Red Bull nos testes da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein.

Leia também:

A Red Bull saiu dos testes de pré-temporada em Sakhir amplamente considerada como a equipe a ser batida, com o RB19 parecendo ser muito confiável e rápido nos stints curtos e longos. Mas enquanto o ritmo do time de Milton Keynes parecia ser uma má notícia para a Ferrari, que tem como alvo uma luta pela glória no mundial deste ano, Vasseur parece longe de estar alarmado com o que viu até agora.

Ele está convencido de que o foco da escuderia italiana no teste não estava em perseguir os tempos de classificação, pois concentrou muito o plano da equipe na avaliação de configuração. Além disso, Vasseur acredita que os tempos de teste podem ser especialmente enganosos no Bahrein, pois o fim de semana de corrida em comparação aos testes é muito diferente quando a concorrência começa.

"No geral, acho que podemos ficar felizes com o teste que fizemos", disse Vasseur à mídia selecionada, incluindo o Motorsport.com, sobre seu resumo da pré-temporada. “Acho que, no geral, o carro parece bem em termos de desempenho, mas não sabemos sobre o nível de combustível dos outros."

“O mais importante foi digitalizar todo tipo de cenário no carro, porque você sabe que o recurso de [no teste] é completamente diferente da imagem da próxima semana. Não me lembro de quem fez o tempo mais rápido no ano passado no Bahrein, mas ele não estava na pole position para a corrida. E isso foi o mesmo dois anos atrás. ”

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Carlos Sainz, Ferrari SF-23

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Questionado se o ritmo da Red Bull havia preocupado a Ferrari, Vasseur disse: “O que é verdade é que, em uma volta, você não pode julgar porque não sabe se eles estão correndo com 20/30/50 quilos, e eles não sabem se estamos em 20/30/50kg. Isso significa que é muito difícil fazer qualquer tipo de comparação."

“A única coisa que você pode julgar é quando está fazendo uma simulação de corrida. Porque você sabe que, se você não parar o carro e faz 55 voltas, isso significa que você começou com 110 kg. É o único [onde você sabe]."

“Do nosso lado, fizemos diferentes tentativas, com diferentes níveis de combustível. Algumas soluções estavam funcionando, outras um pouco menos. Temos que tirar o melhor proveito disso e fazer uma análise adequada. Mas, novamente, a corrida na próxima semana, mesmo entre o início e o final, será uma história diferente."

“O Bahrein, no final da corrida, a [temperatura] é muito baixa em termos de pista e a imagem será completamente diferente.”

Enquanto algumas das tentativas de corrida da Ferrari não pareceram competitivas, Vasseur disse que houve momentos em que o esquadrão tentou diferentes configurações que claramente não estavam corretas. Ele permaneceu firme em sua crença de que a Ferrari fez o que queria no teste e que qualquer obsessão sobre o que a Red Bull estava fazendo apenas serviria para prejudicar suas próprias chances.

"Não foi a mentalidade do teste", disse ele. “Se você iniciar o teste apenas para dar uma olhada no nível de desempenho da equipe adversária, estará morto, porque então reagirá e funcionará com base no quadro de horários. O mais importante é marcar as caixas que você precisa marcar e, honestamente, fizemos um bom trabalho. Você tem apenas três dias para digitalizar todas as opções para as configurações do carro e os itens de desenvolvimento." 

Reação dos pilotos
Além dos tempos de volta da Ferrari parecendo um pouco à deriva da Red Bull, seus pilotos não ofereceram muito elogios ao novo SF-23. Charles Leclerc considerou que os esforços para melhorar a eficiência aerodinâmica tinham valido a pena para melhorar a velocidade em linha reta, mas sentiu que havia consequências com o carro não sendo tão forte nas curvas.

Embora isso pareça externamente sugerir que o progresso não havia sido tão grande quanto o esperado, Vasseur disse que era importante entender a mentalidade dos pilotos que sempre querem mais: "Se eles estivessem felizes, poderia ser um erro profissional", explicou ele. "O DNA do meu negócio é sempre tentar conseguir mais e fazer mais".

"Se eles estão completamente satisfeitos com o equilíbrio, exceto em quali quando você tem uma classificação, isso significa que em testes eles não estão acelerando o suficiente. Com certeza eles estão exigindo mais aderência em geral, mas essa é a mentalidade do negócio."

“Mas, novamente, você não conhece os outros: sobre o modo do motor, sobre o nível de combustível e assim por diante. É muito difícil ter uma imagem clara. ”

Alpine AZUL, Alfa Romeo, McLaren e cia: MELHORES e PIORES pinturas da F1 2023; assista ao DEBATE

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #Boletim – Detalhes sobre Stroll e Drugovich com boa chance para o GP do Bahrein

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Aston Martin confirma Drugovich no GP do Bahrein caso Stroll não corra
Próximo artigo Equipes querem triplicar valor de entrada da Andretti na F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil