F1: Ferrari revela como planejou conceito do F1-75, seu carro para 2022

De acordo com Mattia Binotto, chefe da escuderia, pensamento do time foi de manter "mente aberta" para inovações do novo regulamento

Charles Leclerc, Ferrari F1-75

O chefe da Ferrari na Fórmula 1, Mattia Binotto, acredita que foi importante para a equipe estar "totalmente aberta" e buscar inovação ao projetar seu novo carro sob os regulamentos de 2022. A próxima temporada marca o início de uma nova era técnica, junto a uma grande oportunidade para a escuderia tentar lutar na frente novamente após dois anos sem vencer.

A equipe revelou seu novo carro, o F1-75, em Maranello na última semana, apresentando um design aerodinâmico diferente que se destacou em comparação aos outros modelos que também foram apresentados.

Leia também:

Questionado pelo Motorsport.com sobre o nível de inovação no novo carro da Ferrari, Binotto explicou que queria que a equipe seguisse rotas de desenho radicais e tivesse a mente aberta antes de decidir qual direção seguir.

"Era importante para nós ter a mente totalmente aberta na maneira como abordamos o programa", disse ele. "Não era uma questão de simplesmente continuar o conceito do carro anterior e adaptá-lo aos novos regulamentos."

“Ao lê-los desde o início, tentamos ter uma abordagem completamente aberta, tentando entender onde poderíamos melhorar a aerodinâmica e o desempenho geral."

“Ao projetar e desenvolver o novo carro, ele foi conduzido aerodinamicamente, então todas as escolhas mecânicas foram consequência disso. Toda a proteção da unidade de potência foi consequência de uma escolha aerodinâmica."

Charles Leclerc, Carlos Sainz Jr., Ferrari, Mattia Binotto, Team Principal, Ferrari

Charles Leclerc, Carlos Sainz Jr., Ferrari, Mattia Binotto, Team Principal, Ferrari

Photo by: Ferrari

As regras revisadas e o aumento do peso dos carros são definidos para fazê-los lidar de maneira diferente de seus antecessores. O objetivo das diretrizes aerodinâmicas revisadas é melhorar as corridas na pista e permitir que os carros corram mais próximos roda a roda.

A Ferrari deixou claro no início de 2021 que concentraria a maior parte de seus recursos e desenvolvimento no bólido de 2022. Ou seja, o SF21, do último ano, não recebeu nenhuma atualização aerodinâmica após o GP da Grã-Bretanha.

A equipe também se beneficiou de um tempo adicional de teste em túnel de vento em comparação a Mercedes e Red Bull em virtude do sexto lugar nos construtores de 2020 e o novo sistema de handicap para testes na área.

"Quando fomos para o túnel de vento logo no início, tentamos todas as direções possíveis e depois escolhemos aquela que acreditávamos ser a melhor para o desempenho final", disse Binotto. "Depois, projetamos e desenvolvemos o carro dessa maneira. Se você olhar para ele, há muitas opções não convencionais. Essa é a primeira inovação que você pode ver."

O chefe da escuderia também disse que seu time seguiu uma mentalidade semelhante e "colocou muito esforço" na construção da unidade de potência que será congelada até o final de 2025.

"Temos um novo combustível com 10% de etanol, que novamente pode ser uma oportunidade de rever a própria combustão", comentou. "A unidade e o motor são certamente uma grande inovação para nós em comparação ao passado em termos de design. Isso é algo que podemos dizer a nós mesmos."

“Acho que, no geral, este carro tem muita inovação. Foi assim que abordamos", concluiu.

TELEMETRIA: Ferrari agressiva? Mercedes favorita? E a Red Bull? Rico Penteado avalia carros de 2022

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #162: Quais outras rivalidades podem implodir na F1 em 2022?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Luke Smith
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso fala sobre expectativas com novo carro da Alpine para a F1 2022
Próximo artigo Pré-temporada F1 2022: Saiba quem estará na pista de Barcelona a cada sessão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros