Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Ferrari testa nova solução ‘antispray’ para melhorar visibilidade na chuva

Sessão é a segunda tentativa – na prática – em que FIA tenta minimizar efeitos da má visibilidade durante corrida com chuva

Arthur Leclerc, Ferrari F1-75 with spray guards

A Ferrari testou um novo e mais agressivo sistema de proteção antispray em testes no circuito de Fiorano nesta quinta-feira.

As fotos do teste mostraram o irmão de Charles Leclerc, Arthur, guiando uma Ferrari SF-75 de 2023 com pneus dianteiros e traseiros totalmente cobertos. As proteções incluem dois orifícios na frente, mas são totalmente cobertas na parte traseira.

Leia também:

O piloto reserva da equipe italiana, Oliver Bearman, correu atrás de Leclerc em um carro 2024 para verificar a visibilidade.

O teste foi organizado pela FIA e não contará como dia de filmagens para a Ferrari.

A FIA executou a primeira versão dos protetores contra respingos durante os testes em Silverstone com piso molhado no ano passado, enquanto tentava encontrar uma solução que melhoraria a visibilidade dos carros em condições de chuva.

Embora nenhuma imagem real do teste tenha sido compartilhada, a FIA ofereceu algumas ilustrações 3D da solução, que consistiam em coberturas parciais das rodas nos pneus dianteiros e traseiros.

Na época, o teste foi realizado pelo piloto reserva da Mercedes, Mick Schumacher, com Oscar Piastri, da McLaren, ‘usado’ como controle atrás.

A conclusão do primeiro teste foi que o sistema não fez diferença significativa nos níveis de pulverização produzidos pelos carros.

“O que foi feito em Silverstone, com a ajuda da Mercedes, que criou as peças, e da McLaren [que dirigiu um carro para obter feedback sobre a pulverização], talvez tenha sido um experimento muito otimista”, disse Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, ao Motorsport.com no ano passado.

"As proteções contra spray cobriam muito pouco a roda. Eu estava bastante cético e imaginei que não veríamos resultados importantes."

Arthur Leclerc, Ferrari F1-75 with spray guards, Oliver Bearman, Ferrari SF-24

Arthur Leclerc, Ferrari F1-75 with spray guards, Oliver Bearman, Ferrari SF-24

Photo by: Alessando Stefanini

Com isso, a FIA prometeu uma solução mais agressiva, que a Ferrari levou para a pista na quinta-feira, em Fiorano.

Tombazis explicou no ano passado como era complexo encontrar uma solução que funcionasse com sucesso.

"Tendo iniciado este projeto no final do ano passado e feito muitas simulações de CFD, logo entendemos que não era tão simples quanto colocar algo, pronto e pronto." ele disse.

“Não queríamos perder muito o desempenho dos carros e bagunçar muito a aerodinâmica. Embora parte disso seja inevitável.”

"E a carga aerodinâmica real sobre esses grandes ‘guarda-lamas’ ou como você os chama, se você tiver uma cobertura completa, teria uma carga dinâmica bastante alta. E, portanto, seu suporte nas colunas teria que ser bastante robusto para não voar a 300 km/h."

Na sexta-feira, a Ferrari aproveitará um dia de filmagens para apresentar o novo pacote aerodinâmico para o GP da Emilia Romagna da próxima semana.

Arthur Leclerc, Ferrari F1-75 with spray guards

Arthur Leclerc, Ferrari F1-75 with spray guards

Photo by: Alessando Stefanini

Cabrini ABRE O JOGO: Relação com SENNA e PIQUET no auge da GUERRA, Prost e Mansell, Globo x SBT e +

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #281 - Vitória muda Norris de patamar na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior F1: Marko vai 'contra' Horner e 'esnoba' Ferrari ao falar de Newey
Próximo artigo F1: Última dança de Newey na Red Bull? Hipercarro RB17 fará sua estreia em Goodwood

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros