F1: Ferrari teve acesso ao regulamento de 2022 antes dos rivais? Entenda rumor negado por Binotto

Alegação não é inédita na F1, com episódio similar em 2014 envolvendo a Mercedes

Mattia Binotto, Team Principal, Ferrari

Foto de: Ferrari

O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, tratou de desmentir rumores que começaram a circular recentemente na Fórmula 1 de que a equipe italiana teria recebido acesso ao regulamento de 2022 antes dos rivais, podendo começar a trabalhar no novo carro mais cedo.

Depois de boas sensações que deixaram na pré-temporada e nas primeiras corridas de 2022, fica claro que a Ferrari acertou com o carro. Se no ano passado os italianos lutaram contra a McLaren pelo terceiro lugar no Mundial de Construtores, agora a equipe deu o passo adiante que os permite ter um dos modelos mais fortes do grid.

Leia também:

Por isso, começaram a surgir rumores afirmando que em Maranello, de algum modo, a Ferrari teria recebido informações sobre o regulamento de 2022 antes da hora, o que os teria permitido começar a trabalhar no novo carro antes dos rivais.

Em entrevista ao jornal alemão Bild, Binotto contestou esses rumores, negando-os.

"Não, isso não é verdade, de modo algum", disse. "Segundo o regulamento, ninguém poderia trabalhar com os novos carros no túnel de vento antes de 01 de janeiro de 2021. Sim, é fato que pudemos focar em 2022 antes das outras equipes no ano passado, mas nada além disso".

"Digo mais, foi somente depois de cinco corridas que a equipe realmente decidiu que era melhor trabalhar apenas no carro de 2022".

"Outra questão é que ficamos anos reconstruindo internamente a equipe, e esse processo ainda não chegou ao fim. Queríamos trazer de volta a cultura da Ferrari à equipe, relembrando que somos a única equipe que jamais abandonou a F1 e que somos os que têm mais vitórias ao longo dos anos".

Olhando para o passado, na última grande mudança de regulamento da F1, em 2014, também surgiram rumores de que a Mercedes havia recebido a vantagem de conhecer o regulamento antes dos rivais. Obviamente, naquela ocasião, o time alemão também negou.

Este parece ser um pensamento muito recorrente sempre que temos uma modificação no regulamento técnico ou de unidades de potência, mudando a ordem de forças no grid, momentos em que uma parte prejudicada afirma que tenha sido intencionalmente prejudicada, passando a suspeitar de outros times que teriam sido beneficiados.

Ferrari F1-75

Ferrari F1-75

Photo by: Ferrari

Button critica extensão do novo contrato de Norris com a McLaren; entenda o 'caso'

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #170 – Leclerc x Verstappen tem potencial para ser novo Verstappen x Hamilton?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Conheça a solução inteligente que ajudará Ferrari e Red Bull no desenvolvimento do carro
Próximo artigo F1: Conheça a inovação no motor da Ferrari que o torna facilmente adaptável a diferentes pistas

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil