F1: FIA analisa reclamação feita contra Horner por funcionária da Red Bull

Federação afirma que casos são tratados com sigilo e que não comentará sobre denúncias feitas

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Shameem Fahath

Caso Horner

Chefe da Red Bull é investigado por suposta conduta indevida

A FIA está avaliando uma reclamação oficial em torno do comportamento do chefe da Red Bull na Fórmula 1, Christian Horner, com a investigação e absolvição do britânico também sob os holofotes.

A Red Bull realizou uma investigação independente de oito semanas sobre o comportamento de Horner para com uma funcionária da equipe, concluindo que não haviam evidências suficientes para sustentar uma acusação e ação. Mas o caso está longe de estar encerrado.

Leia também:

Várias reportagens indicam que a funcionária, que foi suspensa após a conclusão da investigação, decidiu recorrer dos resultados. Além disso, foi apurado que ela notificou a FIA sobre uma potencial violação do código de conduta para o automobilismo, que pode levar a um envolvimento direto da Federação.

Apesar da FIA ter apresentado uma relutância em se envolver diretamente no que via anteriormente como um caso interno, se houverem sugestões de que há uma violação do regulamento, ela pode ser forçada a intervir.

A FIA tem uma Política Anti-Assédio e Anti-Discriminatória em vigor que mira garantir que todos os envolvidos com o esporte seja tratados com igualdade, respeito e dignidade. Uma linha de contato foi montada para as denúncias, incluindo condutas impróprias que podem ser vistas como ofensa ou humilhação a outra pessoa.

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Photo by: Shameem Fahath

A FIA não confirmou oficialmente a denúncia, mas um comunicado divulgado no sábado deixou claro que a norma é não comentar diretamente sobre casos enquanto eles estão sendo analisados.

"Na FIA, reclamações e pedidos são recebidos pelo Escritório de Compliance e o Comitê de Ética quando apropriado", diz o comunicado. "Ambos trabalham de forma autônoma, garantindo confidencialidade ao longo do processo".

"Como consequência, em geral, não podemos confirmar o recebimento de qualquer reclamação, e é improvável que comentaremos mais sobre reclamações recebidas de qualquer parte".

A empresa de bebidas energéticas também não falou nada sobre potenciais recursos ao processo, tendo dito muito pouco desde que confirmou o início da investigação contra Horner mês passado. Enquanto a investigação original declarou que as reclamações haviam sido dispensadas, o caso está, na verdade, longe do fim.

Pouco mais de 24h após a decisão, um e-mail anônimo foi enviado a jornalistas, chefes de equipes e membros da FIA com supostas evidências do caso Horner. Além disso, foi apurado que uma segunda investigação foi lançada sobre o vazamento de informações para a imprensa, que inclui o consultor Helmut Marko.

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Marko chegou inclusive a sugerir no GP da Arábia Saudita que poderia ser suspenso por conta desta investigação, mas, até o momento, ele segue em seu cargo. Horner também não foi afastado desde o início da investigação, e disse diversas vezes que espera que a imprensa possa seguir em frente após o resultado inicial.

MÁRQUEZ NO PÁREO? Fausto Macieira analisa disputa pela taça da MotoGP, com Bagnaia/Martín favoritos

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Massa atualiza relação com Ecclestone após processar Bernie
Próximo artigo F1: Compra total da Sauber pela Audi dá injeção de ânimo na equipe

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil